quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sementes de manjericão


A primeira vez que encontrei sementes de manjericão eu comprei logo (isso foi fora do Brasil, por aqui ainda não encontrei). Não tinha a mínima idéia para que serviriam, mas pensei, se é do manjericão deve ser boa!. Quando cheguei em casa fui pesquisar e fiquei muito surpresa e também decepcionada, pois as sementes não têm gosto de nada... Mas a sua utilização é muito interessante, colocada de molho em água ela se torna gelatinosa aumentando muito de volume como na foto abaixo onde coloquei de molho menos de uma colher de chá de sementes.



Em países asiáticos elas são usadas para dar consistência a bebidas e são conhecidas por melhorar a constipação e controlar o apetite.

A bebida abaixo é o falooda indiano, um drink gelado ou sobremesa (dependendo da textura e ponto de vista) feito com leite, creme ou leite condensado, às vezes sorvete e sementes de manjericão. Nunca provei, mas parecem muito saborosos. São feitos em sabores variados, o mais popular e conhecido é com essência de rosas e leva vermicelli (cabelinho de anjo) em sua composição, mas podem ser de manga, chocolate, figos, etc. e alguns são ainda polvilhados com castanhas.



Abaixo está um água mineral com sementes de manjericão vendida na Tailândia e em outros países asiáticos, esta é aromatizada com mel.


domingo, 25 de outubro de 2009

Exposição fotográfica comer com os olhos - no Rio Grande do Sul


Gastronomia e fotografia juntas em exposição na Univates Lajeado

Fotografia e culinária se fundem em uma sugestiva exposição que une o melhor da gastronomia contemporânea com o olhar da fotógrafa carioca Fernanda Melonio. “Comer com os olhos” é o nome de uma mostra que começa no dia 24 de outubro, na Univates Lajeado, e pretende mostrar como uma mediação visual pode despertar e mesmo aguçar outros sentidos, como o gustativo, por vezes de modo mais intenso do que o próprio prato, acentuando as sensações e fazendo com que seu observador tenha reações fisiológicas como salivar ao imaginar o sabor daquele determinado alimento, se esforçando para lembrar que pode olhar, mas não tocar, por mais tentadoras que sejam as fotografias...

SERVIÇO
Exposição Fotográfica "Comer com os Olhos"
Artista: Fernanda Melonio
Período: De 24 de outubro a 16 de novembro
Local: Centro Universitário Univates (Rua Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário - Lajeado - RS) - Espaços Arte 7 e 8
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 22h30min e aos sábados das 8h às 12h.
Contato: (51) 3714 7000, ramais 5326 e 5362 ou nucleodecultura@univates.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Salada de fuzzili com frango e pesto


Gosto muito desta saladinha! Comi pelo primeira vez quando estava viajando, comprei em um mercado um salada parecida embalada em porções individuais e pronta para consumo. Quando cheguei em casa montei a minha versão, que está abaixo.

Ingredientes

1 pacote de fuzzili (500 g)
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
1 receita de molho pesto
4 tomates sem sementes picados
3 cenouras raladas no ralo grosso e cozidas ao dente
100 g de queijo parmesão ralado no ralo grosso ou em lascas

Modo de preparo

Cozinhe a massa ao dente e escorra. Deixe esfriar um pouco e misture aos outros ingredientes. Sirva fria ou morna.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Purê de batatas com manjericão


Esta mês o Aromas e Sabores está bem verdinho!! Não resisti e resolvi experimentar purê de batatas com manjericão, o que nunca havia provado antes. Ficou uma delícia!

Fiz um purê comum e adicionei um cubo de manjericão congelado, que ensinei a fazer na postagem anterior. Eu comi com uma linguicinha de frango, mas ele fica ótimo para acompanhar carnes, frango ou peixes.

Ingredientes

2 batatas grandes - 500 g
Sal a gosto
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
100 ml de leite
1 cubo de manjericão congelado (ou 2 colheres de sopa de manjericão fresco picadinho + 1 colher de sopa de azeite)

Modo de fazer

Cozinhe a batata com sal a gosto, escorra e esprema as batatas ainda quentes para purê. Coloque em uma panela com os outros ingredientes e leve ao fogo. Aqueça e misture bem até ficar um purê homogeneo. Corrija o sal e a consistência, se desejar acrescente um pouco mais de leite.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cubinhos de manjericão - manjericão congelado


Esta é minha forma predileta de conservar o manjericão. Sou um pouco preguiçosa e sair só para comprar um molhe de manjericão fresco para colocar no molho de tomate do dia-a-dia não está nos meus planos...

Um tempo atrás eu encontrei um manjericão muito bonito, comprei e ia preparar um molho pesto para congelar quando percebi que não tinha queijo parmesão nem castanhas... kkkkk O jeito foi fazer o molho pela metade - bati no liquidificador azeite com manjericão e alho. Lembrei das forminhas de gelo e assim congelei. Terminei usando os gelinhos para molho de tomates, massas e outros pratos... Achei muito prático e estou passando para vocês. Tenho sempre no freezer e utilizo até para preparar o pesto, é só misturar com o parmesão e castanhas moídas.


É muito simples de fazer, mas dá um pouco de trabalho para separar as folhas dos galhos! Os galhos que restarem podem ser usados para aromatizar um molho ou sopa - retire-os antes de servir.

Compre dois ou três molhes de manjericão bem grandes, lave bem e separe as folhas. Não adianta comprar pouco, o trabalho não compensa.

Branqueie as folhas - ferva uma panela com água, jogue as folhas, retire imediatamente e coloque-as em uma bacia com água com gelo. Escorra e esprema um pouco.


Bata no liquidificador as folhas com azeite em quantidade suficiente para formar um líquido, 200 ou 300 ml. Se desejar acrescente dentes de alho amassados à gosto - eu uso dois ou três. Como eu adoro alho eu sempre coloco, mas é opcional.


Distribua o manjericão em formas de gelo ou potes bem pequenos e leve ao congelador. Quando congelarem desenforme e guarde em um pote hermético em freezer.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Projeto Casa Consul


A Casa Consul é um caminhão equipado com cozinha, sala de estar e lavanderia, que percorre o Brasil. A Casa Consul oferece gratuitamente cursos de culinária, oficinas de artesanato, brincadeiras para as crianças, concursos de receitas e outras atividades divertidas para toda a família. Esse ano, a Casa Consul vai visitar 21 cidades, passando pelo Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

O roteiro da Casa Consul pode ser conferido no calendário do blog oficial onde você encontra ainda dicas de passeio, curiosidades, personagens e receitas regionais. Todos estão convidados a participar dos cursos de culinária e até inscrever receitas para um concurso sob o tema “O Brasil com o seu Tempero”.

Quem tiver oportunidade de participar me conte tudo depois, infelizmente o caminhão não vai passar pelo Rio!

http://www.consul.com.br/casaconsul

Molho pesto

molho pesto


Meu molho predileto para massas! Tem tudo de que gosto muito: manjericão, parmesão (ou pecorino), castanhas, azeite, alho. Uma combinação divina.

O molho pesto é originário do norte da Itália, onde é feito tradicionalmente em pilão, daí seu nome que vem da palavra italiana pestare (amassar ou esmagar). Desculpem-me mas fujo de esforço físico, por isso adoro um liquidificador!



Onde usar o molho pesto

Além de ser usado em massas ele fica ótimo para acompanhar pães e torradinhas e para temperar uma bruscheta ou sanduíches.

É usado para acompanhar peixes, frango, legumes e como molho para saladas. Essa salada de macarrão com molho pesto é uma maravilha.

Pode ser usado em purê de batatas (huuumm) e também em pizzas!

O molho pesto pode ser misturado com requeijão cremoso ou creme de leite para formar uma pastinha ou um molho para macarrão como nessa massa ao molho de pesto cremoso.

Eu costumo servir em meu buffet rosbife bem fininho temperado com pesto, fica uma delícia! Veja a foto no blog do Frios & Cia.


Variações

A escolha da castanha varia no mundo todo, onde cada cozinheiro usa o que tem em mãos. O tradicional é usar os caros pignoles. Costumo usar castanha de caju devido ao bom preço, compro já picada, bem mais barata. Mas castanhas-do-pará, avelãs, etc também podem substituir os pignoles.

O queijo usado é o pecorino, mas o parmesão faz um ótimo papel e é mais barato. Uma mistura dos dois queijos também pode ser usada.

Existem diversas variações do molho, que pode ser feito com rúcula, brócolis, coentro, pimentões e até feijões. Todos ficam bons, eu gosto mesmo é do original mas a variação com tomate seco é muito saborosa.


Ingredientes

3 molhes de manjericão - somente as folhas, lavadas e escorridas (aproximadamente 2 xícaras de folhas)
2 dentes de alho
200 ml de de azeite
50 g de castanha de caju
80 g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de suco de limão
Sal a gosto


Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até formar uma pasta homogênea.


Dicas
Caso queira que seu molho fique verdinho por mais tempo passe as folhas por água fervente e depois água fria(branquear).
O molho pode ser armazenado em geladeira - para isso cubra com uma camada fina de azeite.
Pode congelar o molho pesto sem problemas em potinhos fechados.
Coloque mais castanhas caso você queira um molho mais espesso.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Brasil Rural Contemporaneo - 3


Painel de entrada, muito bonito.

O evento ainda vai até segunda-feira! Quem não foi está perdendo!


Área de restaurante e shows


As quebradeiras de babaçu fazem demonstrações neste espaço lindo, mas para chegar perto só debaixo de chuva...kkkk


Dentro de outro espaço alguns guias explicavam o processo de produção do babaçu. Me interessei pelo azeite (óleo comestível), mas infelizmente não consegui uma amostra para provar, nem para comprar.


Ao final da visita ganhei uma super prática bolsa ecológica que já usei hoje na feira.


Esse dois carrinhos são o resultado do passeio! Compra de 3 pessoas antes das comprinhas finais. kkkkk!


Isso é o que veio parar aqui em casa!! Sem contar com os produtos de geladeira e as cachaças para presente...


O resultado na balança eu conto depois....ihhihihi

Brasil Rural Contemporaneo 2



O evento Brasil rural Comtemporaneo está delicioso! O local está lindamente decorado, com cenários e fotos incríveis de produtos do nosso país. Está mais organizada do que o ano passado, disponibilizaram até carrinhos para empurrarmos nossas compras! Só não imaginaram que poderia chover...

Infelizmente não parou de chover o dia todo (e hoje continua...) e o local não está preparado para tanta água! Não deixaram o taxi parar na porta e tivemos que andar debaixo d'água para chegar até a entrada. E enquanto eu comprava ingressos do outro lado, mais adiante debaixo de mais água, os seguranças, nada gentis, não deixaram minha mãe e amiga ficarem debaixo da cobertura! Tiveram que me esperar na chuva mesmo!!
Um despreparo total! Dentro da feira, havia várias goteiras entre as coberturas; a maioria dos agradáveis e necessários bancos ficam na chuva e para chegar às lanchonetes mais água na cabeça!

Mas, valeu a pena! Achamos muitos produtos de excelente qualidade de todo o Brasil e com preços ótimos. Compramos muito, só não compramos mais porque o dinheiro acabou e no local só havia caixas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica! Helloo produção!!! Onde está o banco 24 horas???

Outra falha indescupável foi a falta de sabonete no banheiro - em época de gripe suína!!! Lamentável!

Mas para quem não liga de ficar um pouco molhado, o evento vale muito a pena! Veja nas fotos os produtos interessantes que encontramos!


Produtos de banana da região sul. A banana passa com chocolate é 10!


Geleias de todas as frutas


Aguardente feita com banana.


Também tem artesanato gente!!


Essas folhas são feitas com latex da seringueira. A vendedora falou que podem servir como porta panelas quentes que não derretem! Comprei algumas para dar de presente - R$ 10 cada. Os jogos americanos são lindo!


Enfim achei o óleo de castanha do Pará que comprei faz uns 8 anos! Depois disso nunca mais havia tido notícias dos produtores. Felizmente eles continuam lá! Farei receitas com ele no futuro para postar aqui.
Baratérrimo, somente R$ 12 cada e R$ 16 o quilo da castanha fresquinha!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Brasil Rural Comtemporaneo 1 - produtos

Abaixo estão fotos de alguns produtos interessantes que encontrei na feira que está ótima!! Tenho muitas outras que postarei em breve. Estou cansadérrima, por isso não vou escrever muito hoje.


Muito lindo o carneirinho, mas não é de brinquedo não: R$ 150,00



Nozes pecan, a coberta com açúcar é deliciosa. R$ 30,00 o quilo da simples



Amendoim com casca branca e rosa - nunca tinha visto. Muito saboroso e macio.



Salame gigante!!



Salames mil - na região sul



Essa cocada é maravilhosa, só comprei duas de leite condensado!!!



Castanha de baru



Óleo de pequi



Bananada muuuito boa!



Pimentas mil

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Provolone gigante


Encontrei este provolone de 100 kg à venda no mercado. Não dá vontade de levar para casa?? ihihihih Imaginei logo um desses em minhas mesas de frios!

Já tinha visto muitas vezes antes, mas ele já estava cortado, ao contrário de hoje que estava inteiro e fresquinho...

Por curiosidade fui olhar o preço - mas só achei números! Calculando pelo preço de venda no varejo, custaria uns R$ 3.o00,00.

Óleo de nozes


Fiquei muito feliz de ter encontrado esse óleo de nozes no supermercado Extra e por um preço incrível - nem acreditei - somente R$ 14,75!! Corram!

O óleo de nozes é o óleo extraído das próprias nozes, como um azeite. Aa nozes são tostadas e prensadas a frio. O verdadeiro não é um óleo qualquer aromatizado, este infelizmente também existe.

Já tive a oportunidade de provar óleo feitos com todos os tipos de castanhas: do Pará, macadâmia (encontrado às vezes no Mundo Verde), avelãs, amêndoas, pistaches, etc. Achei todos o máximo mas fico triste de não encontrá-los para vender aqui no Rio e quando aparecem custam os olhos da cara...

Este óleo de nozes é muito aromático e saboroso com um ligeiro amargor característico. Para começar preparei mais uma daquelas saladinhas básicas com folhas que sobraram da decoração de uma mesa de frios...

Alface roxa, radicchio, uvas, queijo provolone, nozes picadas que por acaso tinha em casa, e reguei tudo com óleo de nozes. Ficou simples e deliciosa! Minha mãe colocou um pouco de suco de limão, mas o sabor das nozes se perderam um pouco.


O óleo de nozes poder ser usado em saladas e massas e em qualquer outro prato quente para dar um toque final. Deve ser usado sempre para finalizar e não durante o cozimento, seu delicioso sabor se perde com o calor.

Experimente em molhos vinagretes, para dar um toque a sopas, para pincelar legumes ou peixes grelhados e muito mais. Ele pode substituir o azeite extra virgem em qualquer preparação.

Que tal mergulhar no óleo de nozes antes do dukkah? Ou marinar um queijo fresco de minas ou de cabra?

Não falei para vocês que essa semana tudo cheira a manjericão? Que tal um molho pesto feito com este óleo de nozes?

Ele também combina com sobremesas, frutas, cremes, etc. Estou ansiosa por fazer um doce de chocolate com esse óleo. Aguardem os resultados!!

Ele tem vida de prateleira curta, 6 meses a um ano fechado e quando aberto rancifica com facilidade. Alguns aconselham guardar em geladeira, mas isso somente se você não gostar muito... kkkk

domingo, 4 de outubro de 2009

Manjericão — como usar na culinária, variedades e como conservar

ramos de manjericão fresco verde brilhante

Nome científico: Ocimum Basilicum


Vocês devem estar estranhando ao ver aqui este mês uma erva e não uma especiaria. Mas a minha intenção inicial era essa mesmo, abordar qualquer tipo de tempero, seja erva, especiaria ou até mesmo uma cebola ou condimentos. A escolha de outubro foi por acaso, como nesse começo de mês tive que comprar manjericão para fazer algumas coisitas, não tive dúvidas: é ele!

Adoro manjericão, seu aroma refrescante é irresistível! Pizza marguerita, molho pesto, molho de tomate! Delicioso. Quando visitei a a fazenda Provence em Itaipava, aqui no Rio de Janeiro, quase me joguei de boca no campo de folhas verdinhas e cheirosas!


O que é?


O manjericão é erva aromática originário da Ásia e já era conhecido no Egito, Roma e Grécia antigos, era envolvido em lendas e considerado afrodisíaco por alguns e simbolizava luto para outros. Hoje em dia é cultivado em quase todos os países onde o clima é quente o suficiente.

Existem diversas variedades de manjericão, algumas com notas mais apimentadas, com sabor de canela, limão ou de anis. Os mais conhecidos aqui no Brasil são o manjericão comum, o roxo e o manjericão de folhas grandes - muitas vezes chamado de alfavaca. 

O Tailandês tem notas de anis e o indiano, chamado de manjericão santo e com notas de menta, não é muito usado na culinária e sim em rituais religiosos e em algumas bebidas.

Quando pensamos em manjericão lembramos logo da cozinha italiana e mediterrânea, mas é a cozinha tailandesa que mais faz uso dessa erva.



Utilização na culinária


É o principal ingrediente do sublime molho pesto italiano, feito com manjericão, alho, azeite e pinoles e também do pistou francês. 

Veja minha receita de molho pesto aqui

É o complemento ideal para pratos a base de tomates, sejam saladas, sanduíches, molhos ou sopas: salada caprese, molho ao sugo, sopa de tomate... um sanduichinho de requeijão com manjericão e tomate!!

Na cozinha mediterrânea faz parceria com o alho, azeite, limão e tomate.

Combina muito bem com legumes com berinjela, abobrinha, abóbora, batata e pode ser usado com leguminosas.

É usado ainda em patês e terrinas oferecendo um contraste com o sabor forte das carnes de caça e miúdos.

Fica delicioso com peixes grelhados, frango e em sopas ou ensopados.

Na cozinha tailandesa e na Ásia é usado em pratos com frango, peixes e frutos do mar e em saladas e sopas. Combina muito bem com leite de coco.

Apesar de ter forte aroma, seu sabor é suave e pode ser usado à vontade.

O manjericão roxo, mais suave, fica lindo em saladas e dá origem a um vinagre aromatizado de cor de rosa, muito bonito.

O manjericão fica preto com facilidade, por isso deve ser usado inteiro e não picado.

Perde o aroma com rapidez, por isso deve entrar ao final do cozimento.



Compra e preservação


As folhas devem estar inteiras e sem manchas. O escurecimento da planta é sinal de que não é tão fresco assim.

Pode ser congelado fresco, fica com a cor escura, mas seu aroma e sabor se mantém.

Veja aqui como fazer gelo de manjericão para ter a erva quando desejar.

Suas folhas podem ser guardadas em vidro polvilhadas com sal e mergulhadas em azeite. Dessa forma pode durar até 3 meses em geladeira.

O manjericão seco para mim não serve! A erva é muito sensível e ao secar perde quase todos os compostos que conferem ao manjericão o seu frescor. Dizem que o desidratado de boa qualidade, que tem folhas escuras, pode ser usado em cozimentos longos, mas é claro que o sabor que permanece é das notas mais fortes, como a de cravo. Ainda não experimentei!



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Brasil Rural Contemporaneo - 7 a 12 de outubro de 2009

Brasil Rural Contemporaneo é uma feira nacional de agricultura familiar, onde mais de 600 produtores de todo o Brasil expõem e vendem seus produtos. Este ano será outra vez na Marina da Glória aqui no Rio entre os dias 7 e 12 de outubro. Também acontecem no espaço alguns shows, encontros e palestras.

Eu fui o ano passado e amei!! A feira é uma verdadeira viagem aos sabores do Brasil! Degustei de tudo um pouco: queijos, pães, salames, geléias... Até não poder mais (kkkk). Tomei vários sucos de uva do sul do Brasil, experimentei produtos exóticos do norte e centro-oeste. Comprei produtos incríveis: castanhas baratas e fresquíssimas, uma compota de morangos divina que acompanhou maravilhosamente um sorvete de creme, um bacon fantástico, biscoitos crocantes... E deixei para trás muitas coisas que não pude comprar!

Para quem for de carro existe um estacionamento no aeroporto Santos Dumont e de lá no ano passado saíam ônibus gratuitos para a Marina... Mas a organização não estava boa e não conseguimos pegar o tal ônibus... O jeito foi ir e voltar de táxi. Também não conseguimos comprar um pão cujo cheiro nos deixou loucas! O forno não estava funcionando direito... O banheiro também não estava muito limpo. Mas estes inconvenientes não tiraram o brilho da feira e espero que tenham sido resolvidos para esta edição.

Este ano estarei lá outra vez e levarei mais dinheiro, uma máquina fotográfica para registrar tudo e alguém para carregar as sacolas!! kkkkk

Anotem já na agenda e não percam!!

Programação e informações no link oficial do evento, abaixo:

http://portal.mda.gov.br/feira2009
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...