quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lentilhas na cozinha indiana - Dal

Na foto acima: lentilha vermelha, lentilha preta e lentilha comum

Em um país onde grande parte da população é vegetariana, as leguminosas cumprem o importante papel de fornecer aminoácidos necessários a uma dieta equilibrada, por isso são consumidas diariamente das mais diferentes maneiras, em todas as regiões indianas.
São encontradas na Índia mais de 50 variedades diferentes de dal, que são vendidas com ou sem casca, inteiras ou partidas, recebendo nomes diferentes.

As lentilhas mais conhecidas são:
Lentilha amarela grande (channa dal), que é uma variedade de grão-de-bico sem casca e partido
Lentilha vermelha partida (masoor dal)
Lentilha amarela (toor dal), de tamanho menor que a channa dal, também partida
Lentilha negra (urad dal) – na verdade um tipo de feijão, muito usada para fazer panquecas e bolinhos no sul da Índia.

Outras leguminosas muito usadas na cozinha indiana são: o grão-de-bico comum (channa), vários tipos de feijões incluindo o fradinho (lobhia) e o vermelho (rajma) e a ervilha (mutter).

As leguminosas são usadas em saladas, curries, chutney, pratos com arroz, sopas, kebabs, etc. São ainda usadas cruas e tostadas em óleo para dar sabor e textura a preparações e moídas entram em misturas de especiarias. Algumas lentilhas são fermentadas junto com arroz e moídas com líquido formando uma massa parecida com nosso acarajé que é usada em panquecas, bolinhos e fritadas.

A palavra dal designa tanto as leguminosas como os pratos feitos com elas, que são inúmeros. Algumas preparações incluem vários tipos de lentilhas e ou feijões, outras incluem legumes e verduras e algumas carne; podem ser mais aguadas como uma sopa ou bem espessas como um purê. São sempre bem temperadas, às vezes bem picantes e costumam incluir no seu preparo a cúrcuma que ajuda na digestão e a assa-fétida pelo seu poder carminativo. O dal é normalmente servido com arroz ou pães.

Algumas dicas:

O tempo de cozimento varia muito de uma leguminosa para outra, por isso fique de olho.

As lentilhas, bem como os feijões, devem ser cozidas sem sal para que fiquem macias.

As lentilhas partidas cozinham mais rapidamente e não necessitam ficar de molho.

As leguminosas maiores, principalmente o grão-de-bico, devem ser deixadas de molho em água.

A channa dal, por ser um grão-de-bico, demora mais para cozinhar do que as outras lentilhas partidas

Para fazer arroz ou salada a lentilha deve ser inteira e com casca para que mantenha a forma depois de cozida.

Se não encontrar a lentilha indicana na receita que irá usar substitua por lentilha comum, a preparação vai ficar diferente, mas com certeza vai ficar saborosa.


Onde comprar:

Aqui no Rio de Janeiro a Casa Pedro e o supermercado Extra vendem lentilhas vermelhas. As outras elntilhas indianas ainda não encontrei por aqui - espero que apareçam logo!

Um comentário:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...