quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Frango ao Mole Poblano com polenta



MOLE POBLANO! Considerado por muitos o prato nacional do México.

Este molho maravilhoso costuma ser bem expesso, de cor marrom escura, bem picante e adocicado. É feito com muitos ingredientes diferentes resultando em um sabor bem complexo: castanhas, especiarias, frutas, vários tipos diferentes de pimentas desidratadas e CHOCOLATE. Como todos os pratos conhecidos tem várias receitas e versões, mas o chocolate, castanhas e as pimentas não podem faltar nunca.

Meu primeiro contato com este prato delicioso foi em um curso de comida mexicana que fiz em Nova York. No curso tive a oportunidade de conhecer muitos ingredientes interessantes como as folhas de cactus, o fungo de milho, a erva epazote e vários tipos de pimenta. Fizemos várias receitas, mas a que chamou mesmo minha atenção foi a deste mole.

O mole poblano é um prato feito com frango ou peru, a carne pode ser cozida dentro do molho ou o molho pode ser colocado por cima da carne. É quase sempre servido com tortilhas ou arroz. No curso fizemos tamales (pamonhas salgadas) recheados com mole poblano, isso me inspirou a prepará-lo com uma polenta bem molinha para que ficasse bonito para as fotos. A combinação ficou ótima.



Na receita usei as últimas pimentas mexicanas (foto acima) que tinha e esta pequenininha chinesa (a da direita) que trouxe de viagem mas não consegui ainda encontrá-las para vender aqui no Rio. Talvez no mercado municipal de São Paulo... Alguém sabe dizer?

A receita abaixo é adaptada com nossos ingredientes. A pimenta vermelha seca pode ser comprada em casas de produtos chineses ou você poderá usar a malagueta seca. O sabor e aroma não é o mesmo das pimentas mexicanas, mas o que fazer se não conseguimos comprá-las aqui?!!!

O molho pode ser congelado.


Ingredientes do mole

1/4 de xícara de amendoim sem casca e tostado
1 xícara de amêndoas sem pele tostadas
1/2 xícara de nozes
1 colher de sopa de sementes de gergelim tostadas
4 biscoitos cream cracker ou água e sal
2 bananas da terra maduras
4 pimentas ancho - ou outra a gosto
4 pimentas pasillas - ou outra a gosto
1 colher de chá de canela-da-india (se possível) em pó
1/2 de colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de cominho em pó
1 litro de caldo de frango
100 g de chocolate meio amargo em barra picado
1/2 xícara de banha ou óleo vegetal

Para servir

Frango cozido ou grelhado
Sementes de gergelim para decorar
Arroz branco, tortilhas ou polenta

Modo de preparo

Se as castanhas não estiverem torradas, coloque-as em uma assdeira e toste-as em forno até que fiquem ligeiramente douradas e reserve.

Corte a banana da terra em fatias e frite-as em óleo até dourar - como se fosse para comer(hummm! compre uma banana extra se não conseguir resistir), escorra em papel toalha e reserve.

Se estiver usando pimentas secas inteiras, corte-as ao meio e retire a membrana e os cabinhos. Toste-as em frigideira seca por aproximadamente 30 segundos de cada lado. Adicone água na frigideira e cozinhe as pimentas até que amoleçam um pouco (5 minutos). Se a água da pimenta não estiver amarga utilize, senão descarte. Utilizando a água da pumenta a preparação vai ficar ainda mais picante...

No liquidificador processe as pimentas com a banana, as castanhas, as especiarias, o gergelim, os biscoitos e parte do caldo de frango. Processe até que forme uma pasta. Se desejar passe por uma peneira. (eu paticularmente gosto dos pedacinhos...)

Em uma panela aqueça a banha ou óleo e coloque o molho e o restante do caldo de frango. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até qeu fique com uma consistência de purê.

Derreta o chocolate e acrescente ao molho. Misture bem e sirva com frango ou peru.



A foto acima é do prato feito de forma mais tradicional, peito de frango (usei com osso) envolvido em uma grossa camada de molho! Que delícia!

4 comentários:

  1. Que combinação interessante! Gostei! Priscila MG

    ResponderExcluir
  2. Eh muito gostoso mesmo! Se fizer me fala!

    ResponderExcluir
  3. Bem, adorei o site, achei um monte de receitas curiosas que quero testar. Estou sempre a procura de coisas diferentes porque tenho um clube de culinária na minha cidade e sempre procuro coisas incomuns para cozinhar. Fiquei curioso com este prato, mas não tive uma boa experiencia com molhos a base de amendoim e afins. Achei enjoativo(fiz um prato peruano que me foge o nome). Mas este molho você diz que é tão bom que vou ter que provar.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lobo,
    Que bom gostou do blog!!
    Eu acho essa receita muito equilibrada, não acho enjoativa. Mas com certeza é diferente e por isso não deve agradar a todos... Espero que vocês gostem, depois me conta, ok?
    abçs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...