terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gastronomia Profissão Professora - Chef Cris Leite


Esta entrevista com a Chef Cris Leite foi chamada de Gastronomia Profissão Professora porque pretendo entrevistar vários profissionais da área que atuem em funções diferentes das de chef de cozinha. O objetivo das entrevistas é dar aos leitores e alunos de Gastronomia informações diversas sobre os cargos que uma pessoa formada em Gastronomia pode ocupar. Afinal das contas um Gastrônomo não precisa necessariamente trabalhar em um restaurante!

A Chef Cris Leite escreve o blog que leva seu nome - http://www.chefcrisleite.com - faz parte do grupo dos Gastrotwitteiros no twitter e é uma pessoa adorável que ama o que faz! Vamos conhecê-la?

Ficha técnica

Nome: Cris Leite
Idade: 48 anos
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Local/locais onde leciona: SENAC Rio, Celdom Gourmet,
Matéria/as que leciona: Criação em Culinária e Cozinha Brasileira

Qual a sua formação?
Sou graduada em Gastronomia pelo Curso Superior Internacional em Gastronomia da Universidade Estácio de Sá e pós graduada em Docência do Ensino Superior.

Como e quando surgiu seu interesse pela culinária/Gastronomia?
Desde criança admirava minha mãe cozinhar e sempre quis trabalhar em cozinha. Só depois de adulta tive consciência da minha vocação.

Quais eram seus objetivos ao entrar para a faculdade? Já sabia que queria lecionar?
Quando comecei o curso de gastronomia sabia que ia ensinar, escrever, difundir a gastronomia. Era meu objetivo, sempre persegui esse objetivo.

Como foi sua primeira aula de Gastronomia/culinária como professora? Conte para a gente como conseguiu o trabalho e o que fez para se preparar.

Comecei dando aula nos cursos de férias da Universidade Estácio de Sá, foi excelente porque nesses cursos o público é diversificado. Assim que terminei o curso de gastronomia comecei a Pós em docência.

O que você mais gosta na profissão de professora e o que menos gosta?
Com a docência mantenho a viva minha paixão pela profissão. A missão de passar adiante meus conhecimentos é fascinante, participar da formação de profissionais de cozinha é gratificante. Eu não gosto de ver alunos sem vocação, fico triste.

Qual cozinha ou tipo de prato você mais gosta de ensinar?
Sem dúvida ensinar culinária brasileira me realiza!

Na sua opinião, quais características um bom professor de Gastronomia deve ter?
Amor pela culinária, aprimorar sempre os conhecimentos, paciência e muita vontade de formar novos profissionais.

Como está o mercado de trabalho para um professor no Rio de Janeiro?
Está crescendo cada vez mais. Para se colocar no mercado é preciso dedicação e muito estudo. Cada dia surge mais um curso de gastronomia no mercado.

Como é o trabalho fora da sala de aula?

O professor tem muito trabalho fora da sala de aula: preparar as aulas teóricas, material didático, testar as receitas e não parar de estudar nunca!

Qual a melhor maneira para começar na profissão? Quais dicas você poderia dar para uma pessoa que queira ser professor de Gastronomia?

Cursar gastronomia, cursar pós de docência do ensino superior, aprimorar os conhecimentos sempre e amar a profissão.

8 comentários:

  1. Andréa
    Muito obrigada pela oportunidade de divulgar meu trabalho! Adorei! Bjs temperados

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista, penso nessa possiblidade de ser um professor quando me formar em gastronomia. É uma área nova e que está com falta de profissionais, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  3. Essa "mulher" é o tempero que faltava dentro das salas de aula!! Ela é genial...

    ResponderExcluir
  4. Cris aodrei tua entrevista! Voce é uma otima profissional! Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  5. tenho que fazer uma pesquisa sobre gastronomia no mercado de trabalho , voc pode me auxiliar, desde já muito grata, meu nome é marta miranda.

    ResponderExcluir
  6. Marta,
    Você precisa da minha ajuda ou da professora Cris? Esse blog é meu, por aqui você não tem acesso a ela... Se quiser falar comgio entre em contato por e-mail.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Cris meu nome é Luíza tenho 19 anos e curso gastronomia na Faculdade Senac PE,desde muito cedo eu disse q queria fazer gastronomia, aos 11 confirmei e agora já cursando decidi ser professora mas preciso de instrução para mestrado fora do país mas não tenho condições pfvr me sabe me indicar uma universidade internacional que oferece bolsas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, infelizmente não conheço!
      Boa sorte na sua carreira.
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...