domingo, 27 de fevereiro de 2011

Suco de casca de abacaxi


O aproveitamento integral dos alimentos pode ser super saboroso! Da próxima vez que comprar um abacaxi não jogue as cascas fora.

Quando era criança minha avó fazia um suco de casca de abacaxi fermentado que eu adorava! Mas nunca mais vi, fiz ou bebi. Alguém conhece?

Ultimamente tenho usado as cascas do abacaxi frescas mesmo. É só lavar bem e bater no liquidificador com um pouco de água e açúcar a gosto. Coe e sirva bem gelado.

O suco é gostoso e suave, sem muita acidez e super refrescante. Tão refrescante que fui tomando o suco todo e não deu tempo para tirar a foto para essa postagem...

Tenho um conhecido que consome muito abacaxi por isso ele congela as cascas. Quando quer um suco bate no liquidificador as cascas recém saídas do freezer. O suco fica delicioso e espumante!
.

12 comentários:

  1. Oi Andréa!
    Passando para uma visita...seu blog é ótimo parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Andrea
    Dá uma olhada aqui nesta postagem que eu publiquei noutro dia. GELATINA DE CASCA DE ABACAXI
    Tudo de bom.
    Se vc quiser, pode anexar na sua postagem, viu? Fique a vontade:
    Bj
    Deborah

    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/gelatina-de-casca-de-abacaxi.html

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente tenho comprado abacaxi com frequência e congelado as cascas. Dá pra fazer vários pratos com elas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. É só deixar as cascas em um recipiente dentro da geladeira por 3 dias para fermentar. Depois bate no liquificador com àgua e coa. Colocar açucar ou adoçante.
    UM abraço
    Edith

    ResponderExcluir
  5. Edith,
    Dentro da geladeira fermenta? Minha avó deixava fora... hihih
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha meu pai me ensinou deixar a casca do abacaxi de molho por 3 0u mais dias na geladeira depois disto coar e beber é suco fementado gostoso demais e eu tenho feito muito nesta epoca que se cencontra muito abacaxi fica delicioso bem gelado e com um pouco de açucar, e coloque mais agua nas cascas e recoloque na geladeira vai redemais outro litro de suco, bjao N.L

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm , já bebi mto , aqui agente chamava de "LUAR"

    ResponderExcluir
  8. Poxa..ainda ontem fiz geleia de casca de abacaxi fica deliciosa..

    ResponderExcluir
  9. Eu faço o espumante de casca de abacaxi, de vez em quando. Não é um suco levemente fermentado, não. É um espumante, mesmo. Coloco as cascas de abacaxi em água para fermentar, de preferência um balde grande, com muitas cascas. Não coloca em geladeira, não. Não há um prazo predeterminado para a fermentação. Tem que olhar todo dia. Geralmente está bom entre 5 a 7 dias, mas tem que observar se já está soltando bolhas de gás e se já formou uma espuma, em cima. Quando já tem essa espuma, retira as cascas e joga fora. Adoça o líquido da fermentação com açúcar, experimentando o doce. Aí engarrafa esse líquido, de preferência em garrafas reaproveitadas de champanhe ou de vinho frisante. Depois de engarrafado, coloca rolha bem apertada. Em seguida amarra a rolha com arame fino, no ressalto da boca da garrafa. Bem amarrada. Como uma garrafa de champanhe. O líquido, com a presença do açúcar, continua a fermentação. Se não estiver bem amarrado, o conteúdo vai estourar e você perde aquela garrafa. Pode amarrar com barbante de sisal, também. É conveniente ainda (mas não obrigatório) vedar por cima da amarração e da rolha, com cera de abelha derretida, que compra no mercado central. Essa vedação impede o escape do gás. Armazene as garrafas deitadas, como se faz com garrafas de vinho numa adega. Serve-se num almoço ou jantar. Para abrir a garrafa é só cortar a amarração, vai estourar como champanhe ou espumante. Tem menos álcool que o vinho de uva, mas tem mais álcool que cerveja. O sabor é ótimo, mas não é exatamente gosto de abacaxi. E é doce, naturalmente.

    ResponderExcluir
  10. A receita de Joaquim é correta.
    Só faço um adendo: não se deve colocar açúcar. A fermentação acontecerá de qualquer forma; em duas semanas para mais (pois ele pode ser mantido nas garrafas por tempo indeterminado), já estará formada uma certa pressão, que pode ser forte o suficiente para estourar uma garrafa (mas isso não acontece com frequência).
    Sem açúcar, sem álcool. Se houver, são traços.

    Vale a pena fazer!!!!

    ResponderExcluir
  11. Minha avó fazia e chamava de "aloá". Fiz uma pesquisa na família para tentar fazer igual, mas não sei se não acertei ou se foi uma coisa gostosa daquele tempo. Meu paladar hoje é diferente...Mas o suco com as cascas com hortelã é "sagrado" aqui em casa no verão.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...