sábado, 27 de agosto de 2011

Sorvete, minha irrsistível paixão!


Sorvete para mim é uma categoria de comida à parte: não é sobremesa, não é doce, é simplesmente sorvete! No momento em que meus lábios e língua entram em um obsceno contato com essa massa gelada, cremosa, doce e indecente de tão gostosa eu me transporto para o paraíso! Por esse pedaço de paraíso já cometi loucuras por isso estou contando aqui um pouco de minha vida através da minha relação com o sorvete.

Fui iniciada no mundo dos sorvetes por minha avó, que me levava na padaria da esquina para uma casquinha que era sempre de creme, o preferido dela e que rapidamente passou a ser o meu. Aquele momento do dia era o mais esperado e a lembrança a mais querida.

Na adolescencia reuníamos os amigos para uma sorvetada! O que é isso? Um buffet com sorvetes de vários sabores, caldas, coberturas e complementos dos mais variados. Me fartava e não engordava. Tempos bons aqueles! O que me faz lembrar que em uma época distante, quando comia muito pouco, trocava o almoço por banana split.

Um dos melhores sorvetes que já comi foi em uma sorveteria artesanal no interior de São Paulo, sorvete leve e macio feito com leite fresco das fazendas locais. Em uma de minhas passagens por lá devorei 6 bolas de uma vez e só parei por vergonha de comer mais. Me arrependo! Até hoje, mais de 20 anos depois, posso sentir o sabor do seu creme e o croc do crocante caseiro ainda soa em meu ouvido como música.

Na época em que morei na Inglaterra no começo dos anos 90 conheci a Hagen Dazs, que passou a ser meu sorvete favorito, viajava por quase uma hora de trem todo santo final de semana para tomar um cascão duplo de macadamia britle mesmo debaixo de neve. Quando voltei fiquei triste e saudosa, quase deprimida pela abstinência do meu ente querido! Quando o Hagen Dazs chegou ao Brasil fiquei eufórica mas rapidamente me senti traída por seu alto preço. Nos mercados evito passar pelos freezers da marca para não ter um surto de indignação ou me agarrar com um potinho e não ter como pagar!


Quando fui comissária de voo chegava a ficar mais de 24 horas dentro do avião em voos bate-volta. Ficava mal-humorada, detonada de cansaço, pés doendo e olhos ardendo de sono mas quando o avião aterrisava, fosse no nordeste ou Caribe, lá estava eu implorando por autorização para desembarcar por alguns minutos. Enquanto o resto da tripulação ia comprar muamba eu corria para a sorveteria mais próxima! Voltava com sorriso no rosto, leve e contente, pronta para a longa jornada de volta para casa.

Nos voos que fazíamos para Cancun no México um programa era certo: a ida ao mercado da cidade para comprar cogumelos em lata, queijo, molhos e afins que enchiam a mala. E olha que nem blogueira eu era na época! Eu e uma amiga comprávamos também uma colher do tipo usada em jardim, a mais barata que havia na loja. Sentávamos no degrau na entrada do mercado e com a cara mais normal do mundo e com sorriso aberto abríamos o pote de Hagen Dazs que degustávamos ali mesmo, afinal fazia calor e no hotel não havia congelador. Dessa época veio o hábito que cultivo até hoje: manter uma colher na bolsa, a da foto, estrategicamente localizada para servir-se de algum sorvete especial encontrado em meus caminhos.

Essa paixão já gerou algumas brigas e me fez até aprimorar meu inglês! Meu sorvete de casquinha é como se fosse minha cria, quer me irritar seriamente é só tentar lamber! Pecado somente permitido ao marido e quando estou de bom humor. Quando fiz intercâmbio o único brasileiro da escola, meu amigo e em quem eu me apoiava quando não sabia o que dizer, resolveu arrancar um 'beijo" do meu sorvete à força! Depois de trocar desaforos nos corredores do colégio fiquei algumas semanas sem falar com ele. Sem tradutor, meu inglês enfim melhorou!

Declaro guerra aos mercados quando compro produto que já derreteu e foi recongelado; cadê o respeito que o sorvete merece?! Isso acontece aqui no Rio direto e para isso não tenho preguiça, volto lá e devolvo! Em um mercado aqui de perto não posso comprar Hagen Dazs, imagina pagar 18 pratas por um sorvete com cristais de gelo?! A cara fecha e a boca água de raiva! Hoje em dia só compro sorvetes em mercados confiáveis, aqueles que desligam seus freezeres à noite ou os mantêm em temperatura inadequada estão de fora do meu percurso. E tenho uma tática para os mais caros e de pote pequenos: em posse de minha colher, com o coração batendo mais rápido, abro o pote ali mesmo logo após o caixa com a intenção de comê-lo! Caso esteja degradado corro para o sac!

A paixão é tão grande que quando viajo ela me faz ir a bairros distantes de cidades desconhecidas atrás do objeto do meu desejo gastando um bom dinheiro pelo caminho. Às vezes exagero na dose: em uma viagem à Belém em 3 dias tomei 5 sorvetes, alguns picolés e provei mais de 30 sabores diferentes. Sabia lá quando ia voltar à Belém!

Hoje em dia minha paixão está mais seletiva, sorvete comum de mercado é ótimo para acompanhar sobremesas, tortas e em milk shakes, puro não me agrada mais e encalha no congelador. Mas degusto feliz se me oferecem em casa alheias... Aqueles bem baratos eu como em uma emergência, mas depois costumo me arrepender! Fiquei besta e chata e o que me dá prazer são sorvetes 100% naturais, macios e sedosos feitos com os melhores ingredientes que o dinheiro pode comprar. Meus sabores preferidos continuam sendo à base de creme, mas adicionei o crocante, castanhas, doce de leite, pistache...

Dizem que uma paixão dura poucos anos, mas a minha parece se renovar a cada estação. Meu sonho, que espero nunca realizar, é estar de posse de uma sorveteira profissional grande para cair de boca todo dia em sorvetes fresquinhos... Será que por excesso de convivência o fogo da paixão se apagaria?

19 comentários:

  1. Que texto gostoso, Andrea,até me deu vontade de tomar um sorvete.
    Eu também quando estive um tempo na Inglaterra, em Bournemouth,adorava os sorvetes da Hagen Dazs, apesar de estar bem frio na época.E, concordo com vc, o preço abusivo aqui no Brasil , me dá tanta irritação que dá vontade de pegar o avião e voltar a me deleitar com os sorvetes naquelas manhãs frias, mas cheias do prazer de tomar um sorvete.
    Bj e um bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse post é dos meus! A prosa é imprescindível, nem que sejam 2 linhas, numa contextualização.
    Gostei muito de conhecer mais a Andréa. Bem legal mesmo!
    Agora, moro numa cidade fria (aliás, diria que demais para o meu gosto), de modo que o sorvete não é uma grande atração para mim. O que não é o seu caso, que nem a neve impedia de consumi-lo.
    Lembrei-me dos sorvetes que tomamos em Araranguá (SC), quando os filhos eram pequenos. Passamos uns dias lá, e toda tarde íamos a uma sorveteria escolher alguns sabores de uma enorme lista. Coisa de louco!
    Se lhe interessar sorvete de pitanga, framboesa americana e amora, tem receita na Naco.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. meu "problema" são os sorvetes de frutas, os citricos então, sou capaz de surtar... e nunca entendi pq no RJ uma cidade quente como essa, temos poucas boas sorveterias e, praticam preços altos demais!!! Amo Sorvete Brasil e Mil Frutas, Amarena tbm entre outros, a cada incio de estação qdo lançam sabores novos lá vou eu experimentar...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você gosta mesmo de sorvete né? hehe
    Pois é, sei que é um crime o que vou falar (para você deve ser o tipo de crime que dá pena de morte), mas não sou chegada a sorvete. Coisa doida, mas tudo que é muito gelado eu não gosto. Não é porque me dá dor no dente, é porque congela a língua rrsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Hummm!!! que delícia de postagem, tbm adoro sorvete, e estou imaginando aqui o sabor deste Hagen Dazs, deve ser mesmo delicioso. Um dia ainda experimento...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi! Você me deu um marcador de livros hoje, no Rio Gastronomia. Passei só pra dizer que você é uma fofa e seu blog é uma delícia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post! Você que gosta de cozinha, como eu, e é tão fã de sorvetes naturais, já experimentou fazer sorvete em casa? Fica maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Que legal saber mais de você através dessa sua louca paixão...rsss

    Adorei o lance da colher estratégica

    É uma pena, mas não compartilho com voce esse amor pelo sorvete...confesso que se fosse pra levar na bolsa uma ferramenta indispensável seria um copinho...rsss... pra ir provando as bebidas típicas ou não, de todos os lugares por onde eu passasse!

    Adorei seu texto,parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gente,
    Fico feliz que vocês tenham gostado de me conhecer melhor!!! Demorei uns 6 meses para escrever o texto acima... hihih

    Lylia - tudo de qualidade aqui no Brasil é caro e para quem já viajou e viu os preços lá fora as coisas parecem ainda mais caras!!

    Gina e Renata, no verão vou fazer mais sorvetes! Faço pouco em casa pq como tudo e também não tenho sorveteira! heheh Mas tenho já algumas receitas no blog.

    Andréa - estou fazendo uma postagem sobre as sorveterias do Rio. Mas vai demorar pq estou fazendo "testes gustativos"! :)

    Vivian - não gostar de sorvetes para mim é a maior loucura!!

    Vice - vale a pena provar, mas tem gente que não acha nada demais...

    Lu - que legal você passar por aqui!! Seja benvinda à minha cozinha!

    Renata - coloca o copinho na bolsa já!! Aqueles antigos de dobrar são ótimos, lembra?? heheh

    bjs em todas e obrigada por lerem um texto tão grande!!

    ResponderExcluir
  10. adorei o post! eu tb sou apaixonada por sorvete..meu noivo tem sorveteria e eu morro de comer..hahaha
    Adorei o blog..tb posto algumas coisinhas de culinária..to seguindo vc..se seguir de volta vou mais do que adorar!!

    sorteio de aniversário do Blog da Joaninha tá fácil de ganhar! Serão 3 kits super legais! http://www.ajoaninhadeverniz.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que não, viu Andréa...com uma sorveteira você só exaltaria seus melhores sabores, até eu que não sou tão de sorvete assim, adoraria ter uma dessas, já pensou poder fabricar um sorvete de verdade no sabor preferido e com qualidade, tudo de bom, não é mesmo!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andréa,

    Eu também adoro sorvete (acho que mais do que qualquer outra sobremesa, rsrs). E concordo que o preço do Hagen Dazs é imoral, aliás, coincidentemente, nestes últimos dias eu tenho refletido muito sobre os abusos que sofremos da parte dos empresários/lojistas e políticos (que não só não não controlam os abusos como são eles próprios que criam meios legais para a existência deles). Dos sabores brasileiros de sorvete, o meu preferido é o de mangaba, rsrs.

    Beijoca e boa semana

    ResponderExcluir
  13. OLÁ ANDRÉA!
    LINDO POST,AMEI TUDO QUE VC ESCREVEU, GOSTEI DE MAIS!
    EU TBM SOU APAIXONADA POR SORVETES!

    BEIJOS........

    ResponderExcluir
  14. Andréa, tenho uma relacão especial com sorvete.
    para mim alguns são inesqueciveis como o de tapioca de Belem, o de coco da cubana de Salvador, o nozes de um lugar esquecido em NY, o vanilla da land o lakes, de Minnesota.
    mas o que eu gosto mesmo é o sorvete cremoso de limão, feito por sorveterias artesanais, sorvete sem leite, e em SP tem uma especial que eu recomendo a Sorocco, na baixo Augusta.
    minhas regras - jamais misturar sabores, sem cobertura e sempre na casquinha.
    adorei te conhecer melhor. bjs

    ResponderExcluir
  15. Paulinha, que inveja da sorveteria! hahah

    Pois é Rachel!! sonho com a sorveteira profissional... um dia quem sabe! E existe a Universidade do sorvete na Itália que dá cursos.. Adoraria fazer!

    Marly - dos sabores brasileiro sou louca pelo sorvete de bacuri!

    Andréa - que bom gostou!

    Angela - somos parecidas: me lembro de cada sabor que experimentei! E também prefiro sem calda e sem nada mas às vezes troco a casquinha pelo copinho para poder tomar mais...

    bjs em todas e obrigada por passarem por aqui.

    ResponderExcluir
  16. Ola Andrea, eu adorei o seu post !!!

    E eu que sempre que essa loucura de carregar a propria colher na bolsa para situacoes inesperadas...

    Aiii, que saudade do sorvete de morango do Seu Anibal nas minhas ferias anuais em Goias foi ai que meu amor por sorvete comecou, essa sim e uma doce lembranca...


    Eu sou absolutamente louca por sorvetes eu me lembro que quando trabalhava no shop. Ibirapuera eu nao passava um dia sem tomar meu santo sorvete do Fredissimo, e ai a coisa toda foi so piorando lembro que me apaixonei pelo Haagen Dazs mas pelo preco abusivo so me dava ao luxo de vez enquando com o pretexto de ser meu santo remedio para TPM, rs...

    Agora estou morando na europa e me delicio com Haagen Dazs e Ben & Jerry's que naum sei porque nao temos no Brasil se nao me engano e uma marca americana, se puder experimentar um dia tenho certeza que nao ira se arrepender...

    Na verdade descobri o seu blog hoje e pode ter certeza que serei mais uma seguidora...

    Bjuuu

    ResponderExcluir
  17. Juliana,
    Que bom gostou do post!! Sorvete desperta sentimentos, não é? Conheço o Ben & Jerrys, gosto bastante também.
    bjs e obrigada por passar por aqui!

    ResponderExcluir
  18. Olá Juliana
    nao sabia q os supermercados fazem isso,já comprei Hagen Das varias vezes e sempre achei pessimo,so pode ser isso.
    Eles veem sem consistencia de sorvete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim Juliana! De qualquer forma o Hagen Dazs é bem mais consistente o outros sorvetes, deixe derreter um pouquinho antes de comer.
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...