domingo, 12 de fevereiro de 2012

Gastronomia Profissão - comidinhas para TV com Alejandra Faúndez



Alejandra Faúndez é natural do Chile e mora no Brasil há 12 anos. É formada em Gastronomia, tem uma empresa de consultoria, é professora e coordenadora do curso da Unisuam e é a responsável pelas lindas comidinhas de algumas das festas que fazem a alegria da casa do Big Brother Brasil!

Vamos conhecê-la melhor e ler suas preciosas dicas para quem quer seguir na profissão?


Você poderia contar para gente um pouco sobre sua trajetória na Gastronomia até chegar ao trabalho para o BBB?

Minha trajetória começa com uma grande força de vontade de me reencontrar profissionalmente. Passaram-se 12 anos desde que cheguei ao Brasil, e nesse inicio tive que aprender muita coisa. Começando pelo idioma, hábitos culturais e “gastronomia”, e foi nesse período também, que comecei descobrir que era a gastronomia que movimentava meu coração e a minha alma.
Me fez refletir nos meus valores e resgatar todas minhas lembranças. Desde a infância convivi com a gastronomia, meu pai quem admiro muito é caçador e pescador, então todas minhas férias da infância se passavam nas lindas paisagens do sul do Chile. Todas as nossas refeições eram à base dos produtos nativos, que nós mesmos caçávamos ou pescávamos. Claro, no caso da caça que acontecia nas madrugadas, era meu pai quem caçava e eu? rsrsrs...iluminava o bichinho, normalmente de noite eram coelhos ou lebres e de dia eram tórtolas e codornas, que se transformavam num delicioso churrasco ou cozido ao ar livre. Na pesca? Eram trutas e salmão.
Que mais eu podia pedir para esse inicio de carreira? No final quantos cozinheiros têm a oportunidade disso? Dei-me conta que eu tinha na minha lembrança um grande tesouro que faria parte do meu inicio como gastrônoma.
No Brasil estudei gastronomia e aproveitei cada oportunidade de aprendizado. Investi muito, muitas vezes paguei para trabalhar...rsrsr... e não me arrependo! Ainda estudando formatei o serviço de Personal Chef, onde realizei jantares a domicilio.
Hoje sou professora e Coordenadora Técnica do Curso de Gastronomia da Unisuam (Melhor curso de Gastronomia pelo MEC em 2011), professora da Laureate International Universities IBMR – RJ e tenho minha empresa AF Gastronomia, que oferece serviços de aulas particulares para amantes de gastronomia.
Justamente é com a minha empresa e a parceria dos cursos de gastronomia, onde pelo terceiro ano consecutivo, proporciono a oportunidade aos alunos de trabalhar comigo nesse lindo trabalho do Big Brother Brasil.


Saber que seus quitutes serão filmados faz alguma diferença no modo como você os prepara?

Especialmente nesse tipo de trabalho todo cuidado é pouco. Cortes, pontos de cocção e principalmente finalização, são básicos. Visto que ficam extremamente expostos.
A começar pelos próprios Brothers que ficam admirados com toda a produção da festa, e depois, as comidas podem ser filmadas rapidamente e naturalmente fotografadas.
Outro aspecto importante desse trabalho é que depende de cada prestador de serviços gastronômicos e de cada “identidade gastronômica” é o efeito surpresa! Você pode descrever toda a preparação para um cliente, mas na minha percepção é muito importante surpreender de alguma forma e é na finalização que a gente coloca o “toque de chef”.


Quais suas fontes de pesquisa e onde você busca inspiração para adequar sua comida ao tema da festa?

Na verdade no Big Brother como em qualquer trabalho que faço, escuto o cliente. Sinto o que ele deseja e tento desenvolver o que melhor se adéqua a sua necessidade, meu trabalho não é tabelado, só tenho alguns produtos prontos, mas a maioria é feito bem personalizado.
Conhecimento e estudo nesses momentos são muito importantes para a inspiração. Requer investimento em bibliografias confiáveis, sempre que possíveis algumas viagens para enriquecer mais ainda!


Quais as vantagens de desvantagens de trabalhar para a TV?

Na minha visão não existem desvantagens, essas experiências são sempre um aprendizado e uma resposta de que nosso trabalho é reconhecido e que é de boa qualidade. A final é uma imensa responsabilidade fornecer qualquer tipo de serviço a essa potência que é a Rede Globo, que movimenta o Brasil e o mundo.


Em sua opinião, quais habilidades um profissional deve ter para trabalhar no mercado de eventos para a televisão?

Acredito que tenha duas vertentes. Uma das habilidades profissionais e outra da qualidade do serviço prestado.

Entre as habilidades profissionais:
Postura, e isso envolvem desde a linguagem que utilizamos e abordagem ao cliente;
Boa aparência;
Capacidade de transmitir segurança;
Conhecimento técnico;
Iniciativa;
Liderança (não “chefia”, como vemos muito por ai) para conseguir que um grupo siga nossos objetivos. Afinal, o resultado é trabalho de toda uma equipe;
Disciplina, porque nesse tipo de trabalho você é seu próprio chefe;
Energia!!! Pois é muito trabalho. Noites sem dormir, pressão quando as coisas não acontecem como esperado, entre outros.

Entre a qualidade do serviço:
Estrutura física básica para a realização do pré-preparo;
Sempre prezar por produtos de primeira qualidade;
Respeitar as normas de controle de segurança alimentar (ANVISA) para evitar qualquer problema;
Mão de obra qualificada que consiga acompanhar o ritmo e exigência que o trabalho demanda.


Quais dicas você poderia dar para quem está começando na profissão e gostaria de ter uma chance?

Primeiramente amar a gastronomia e naturalmente descobrir a linha que será traçada na sua história profissional. Para quem corre atrás e tem segurança em sim próprio as portas sempre se abrem.

Depois, é muito do que falei sobre as habilidades profissionais. Nessa profissão precisamos ser ágeis e precisos, existe muita concorrência, muito cozinheiro!
Já parou para pensar? É aí como digo aos meus alunos, temos que procurar nosso diferencial!

Então, para quem está começando. Fica a dica!

Ame o que faz;
Aplique todos os conhecimentos técnicos que aprende;
Valorize seu professor e o que têm para ensinar;
Seja disciplinado e seguro do seu potencial;
Não perca tempo;
Aproveite as oportunidades;
Seja político! Nunca fecha portas;
E principalmente procure seu diferencial!


Para conhecer melhor o trabalho da chef visite seu site:
www.afgastronomia.com

Muito obrigada Alejandra por ter aceitado participar da entrevista para o Aromas e Sabores e muito mais sucesso em sua carreira!

Um comentário:

  1. Que bacana! Eh uma caminhada e tanto chegar onde ela chegou, adorei a entrevista.
    Muito mais sucesso para a alejandra, sempre!!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...