terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sorvete de chocolate com ovomaltine



Sorvete muito cremoso feito com chocolate em barra e turbinado com ovomaltine! Delícia.

Essa postagem faz parte da ação "Verão carioca pede sobremesas geladas" em que os blogs do Rio de Janeiro publicam receitas de sorvetes ou com sorvetes. Para ver as outras receitas participantes clique aqui.

A receita básica eu vi na revista Saveur, é do livro "Jemi´s Splendid Ice Cream at Home" e como leva cream cheese fiquei muito curisosa para provar! Eu detesto a mistura de queijos com doce, só a palavra cheesecake me dá arrepios, mas aos poucos estou começando a me superar nesse quesito frescura e por isso entrei de cabeça nessa receita usando minha querida barra de chocolate lindt 70%. Deu medo.

Mas o sorvete ficou ótimo! Só não ficou perfeito pela minha total incapacidade de ficar acordada de madrugada para batê-lo outra vez. Há um tempo atrás cumpriria essa tarefa com louvor, mas hoje em dia prefiro ter de ignorar alguns cristais de gelo à passar uma noite mal dormida. Ao acordar a massa já estava tão congelada que deixei assim e o estou devorando com prazer.

A receita básica é muito boa e deve ficar excelente quando feito em uma sorveteira, item que ainda não pousou em minha cozinha...


Ingredientes (para quse 2 litros)

1 litro de leite
2 colheres de sopa bem rasas de amido de milho
1/4 de xícara de mel
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara e meia de açúcar
2 caixinhas de creme de leite (400g no total)
150 g de cream cheese
1 tablete de 100g de chocolate com 70% de cacau picado
1/2 xícara de ovomaltine

Modo de preparo

Dissolva o amido em um pouquinho do leite e reserve.

Leve todo o restante do leite ao fogo, junte o açúcar, o mel e o sal e deixe ferver. Adicione a mistura de amido mexendo bem. Deixe cozinhar por uns 5 minutos até engrossar.

Enquanto isso derreta o chocolate picado em banho-maria e junte uma das caixas de creme de leite.

Agora misture o leite engrossado ainda quente com o cream cheese usando um batedor de arame até que a mistura fique uniforme.

Junte o creme de leite, o chocolate derretido e o ovomaltine.

Resfrie a massa de sorvete em água com gelo.

Depois de frio leve seu sorvete à sorveteira ou faça como eu, leve ao congelador e espere!!

Como a massa fica bem sensa ela demora à congelar. Mas aguarde e quando ela estiver comgelando pelas bordas bata o sorvete com um mixer de mão ou leve-o ao liquidificador ou batedeira. Repita esse processo por 2 ou 3 vezes. Quanto mais bater mais cremoso e sem cristais de gelo ficará seu sorvete.

Substituições
A receita básica (a receita acima menos o chocolate e ovomaltine) pode ser usada para fazer sorvete de qualquer sabor cremoso. Creme, crocante, caramelo, café, milho, morangos, nozes, o que sua fome quiser!

10 comentários:

  1. Andréa, enfim encontrei uma receita muito prática de sorvete, o tempo está pedindo, já anotei. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Está receita me parece deliciosa, também não gosto muito da mistura de queijo em receita doce.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Andréa com esse calor de rachar mamona que está fazendo pela minhas bandas um sorvete desse cairia como uma benção dos céus!!!
    Adoro sorvete de chocolate e com ovomaltine nossa!!! Me fez lembrar do milkshake de ovomaltine do Bob's que amo de paixão. Bjcas

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa receita, Andréa!
    Já está anotada!

    Bjinhus,
    Sandra Bylaardt

    ResponderExcluir
  5. Pena que não tenho todos os ingredientes em casa, senão já iria preparar agora mesmo.
    Se aqui chegou aos 33° ontem, aí acho que teria queda de pressão com o calor atual... Vamos de sorvete!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Andréa, também tenho essa frescura em relação a misturar queijo em receitas doces, mas abro exceção ao cream cheese (até recheio de bolo já fiz, fica bom!). Vou confessar: não tenho a menor paciência para ficar batendo sorvete, rs. Gostei da receita, bem diferente, vou guardar :-) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Andrea,
    Adorei essa receita, deve ficar excelente! Estou conhecendo os blogs participanetes desse movimento e a cada um me surpreendo mais!! Vou usar bastante essa receita basica, por aqui ainda esta frio, mas ja guardei a receita pro verao!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Imagino como essa mistura de chocolate e ovomaltine deve ficar boa.
    Ja guardei a receita para fazer.
    Bj
    Rose

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...