terça-feira, 24 de abril de 2012

Piment d' espelette - pimenta de espelete




Pimenta de Espelette é uma especialidade francesa, da região basca, cultivada na cidade de mesmo nome. É uma pimenta vermelha de cor vermelho vivo, da espécie capsicum annum, e tem origem controlada. Chique, não é?

Ela é vendida fresca, em purê, seca inteira ou em pó como essa da foto, que consegui comprar nos Estados Unidos no ano passado em um saquinho minúsculo. Andava doida para provar!

Ela é bem aromática, frutada, pouco apimentada como uma páprica picante e tem sabor forte, meio caramelado e ligeiramente defumado. Uma delícia!

É usada nos pratos bascos da mesma forma que usamos outros tipos de pimenta e páprica, podendo ser acrescendada em qualquer tipo comida, de saladas a pratos quentes.

Eu provei no ovo cozido e viciei! Quando vejo um ovinho penso logo nela. Ainda não cozinhei com a espelete porque fico com pena de usar, tenho tão pouquinho! Mas em uma massa básica tipo alho e óleo ou sobre um pedaço de queijo fica excelente. Tenho tentado usar em pratos simples para aproveitar melhor seu sabor, já que é muito cara e difícil de achar.

Não sei onde encontrar no Brasil, mas se sua receita pedir por ela, o melhor substituto é mesmo a páprica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...