sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Queijo de Marajó



Fiquei muito feliz quando encontrei esse queijo de Marajó para comprar na viagem que fiz a Belém do Pará. Assim posso mostrar para você nessa coluna um queijo bem brasileiro e ainda desconhecido da maioria de nós. Nosso guia me disse que esse da foto que comprei é de boa qualidade como os que ele costuma comprar em viagens pelo interior do estado.

O queijo de Marajó é feito com leite cru de búfala desnatado, resultando em um queijo de cor bem branca que chega a ser azulado! Ele é feito pela coagulação natural do leite, não é usado fermento lácteo, e sua massa é cozida. Ele não é prensado e adquire a forma do recipiente onde é envasado depois de descansar por 28 dias.

Por ser de búfala, é um queijo mais leve e tem um teor de colesterol menor do que de outros queijos.

Existem dois tipos de queijo de Marajó: o do tipo creme e do tipo manteiga. Esse é do tipo creme. A nomenclaruta tem a ver com o método de produção, usando creme ou manteiga, não com a textura do queijo, como eu pensei a princípio.

É um queijo produzido em toda a ilha de Marajó, inicialmente com leite de vaca, que foi sendo substituído aos poucos com o aumento do rebando de búfalos.

O queijo é produzido em sua maior parte de forma artesanal por pequenas e médias queijarias e ainda há muito esforço para que se consiga a padronização do produto. Existe um movimento para que o queijo receba uma certificação nacional, tenha uma denominação de origem e possa ser comercializado em todo o país. Que a espera seja breve!

Ele tem sabor bem adocicado, salgadinho, é forte de início, mas depois seu sabor se torna suave na boca.


Como utilizar na culinária

Eu gostei mais dele quando derretido, ele mantém a forma e fica com uma linda cor gratinada.

Provei pela primeira vez sobre um filé no restaurante Remanso do Bosque e depois aqui em casa experimentei por cima de um frango grelhado com molho pesto e em vários sanduíches. Gostei de tudo.

O queijo pode ser adicionado a risotos, quiches, recheios para massas, tortas, etc. Vi uma receita do queijo à milanesa que me deixou com água na boca. Pena que o meu pedaço já acabou!

Ele pode ser servido com doces, como o de cupuaçu ou nossa tradicional goiabada.


E você que é do Pará! Me conta como gosta de comer e usar o queijo de Marajó na culinária.


5 comentários:

  1. Olá, olá...

    Passei para ver as novidades e para te desejar um excelente fim-de-semana, com muitas criações apetitosas...

    Até breve....

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréa! Moro a poucos meses em Belém e semana passada tive o prazer de conhecer a Ilha de Marajó. Experimentei o queijo marajoara e achei divino. Infelizmente não tinha mais pra vender devido ao fim do ano. Você poderia me dizer onde comprou em Belém? Estou ansiosa pra comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia conhecer a ilha de Marajó Francianne! Eu comprei o queijo no ver-o-peso, em uma barraca perto da rua. Vai perguntando que você acha...
      boa sorte!
      bjs

      Excluir
  3. Na verdade há um grande equivoco em achar que o leite de búfala é menos gorduroso que o de vaca, muitas vezes é até mais.
    A muçarela de búfala é mais gorda que a de vaca, ocorre uma diferença no tipo de gordura, na estrutura das moléculas, e na quantidade de betacaroteno dos leites.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...