quarta-feira, 26 de março de 2014

Pâtissier Traiteur STOHRER - Aromas e Sabores da França



Novidade de pessoa!!

Essa é a primeira postagem dos Aromas e Sabores da França enviada pela nova colaboradora do blog, a Juliana Verakis. Ela vai nos levar a um tour gastronômico virtual por lugares saborosos da França. Não é um luxo? As fotos e o texto são de Juliana.

Boa viagem!




Paris é charmosa, Paris é historia. Paris é Champs Elysées, Paris é rue Montorgueil

Paris é arquitetura, Paris é gastronomia!

Quem quiser reviver a historia, conhecer a Rue Montorgueil, se deleitar com a arquitetura interior e degustar o "éclair au chocolat" do "rei", deve obrigatoriamente dar um pulinho no "Pâtissier Traiteur" STOHRER.

Esta confeitaria, a mais antiga da cidade, fica numa das ruas mais movimentas e frequentadas pelos "verdadeiros" parisienses, no Centro de Paris, pertinho de Chatelet e da Igreja Saint Eustache.




Conta a historia que: "em 1725, Louis XV casa-se com Marie Marie Leszczynska, filha do Rei Stanislas da Polônia. O seu confeiteiro Stohrer vem com ela para Versailles. Cinco anos mais tarde, em 1730, NICOLAS STOHRER abre sua confeitaria na rua Montorgueil, n° 51 em Paris. Na sua cozinha onde foram inventadas as sobremesas dos grandes banquetes da Corte, sempre foram preparados os pequenos prazeres do Rei."




Sempre que eu passo na Rue Montogueil eu me lembro da confeitaria. Os éclairs deles são maravilhosos. No ponto! "Pâte au choux" (a massa) fresquinha, cobertura de chocolate que derrete na boca junto com o recheio que quase lembra uma musse de tão leve!

Não tem lugar pra comer lá dentro. Ou come-se na rua, andando e admirando Paris enquanto nossas papilas gustativas se desmancham de prazer ou leva-se pra casa ou para comer num jardim qualquer no verão.




A Stohrer não é só confeitaria eles fazem "traiteur" (buffet/catering) e quando entramos temos a impressão de estar numa daquelas padarias italianas da rua 13 maio no Bexiga, em São Paulo, onde vê-se de tudo: doces, salgados, conservas, petit fours diversos e muita vare idade de doces, macarons, chocolates. 

Por aqui usa-se muito encomendar refeições para festas, almoços de negócios ou em família nestes traiteurs, principalmente e sobretudo porque não se tem cozinheira em casa; nas famílias mais abastada, principalmente as refeições festivas são encomendadas nestes lugares. A Stohrer propõe desde café da manhã, brunchs e lanches até banquetes.




Eu adoro imaginar que estou comendo o éclair que a corte francesa comia em Versailles!


Você pode visitar este lugar com a Verakis.

Magasiu au 51
Montorgueil
750002 Paris





2 comentários:

  1. Que deliciosa postagem.
    Muito interessante esta parceria, fazer um tour gastronomico por Paris com detalhes da história.
    Fiquei com água na boca com a descrição desta eclair.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Adoro dicas de atrações diferentes em outros países. Essa ficará anotada, com certeza. Que delícia experimentar novos sabores! bj

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...