quarta-feira, 14 de junho de 2017

Doces e guloseimas de Tiradentes - Chico Doceiro

Chico Doceiro - Tiradentes Minas Gerais


Estive na cidade de Tiradentes, Minas Gerais, na semana passada e antes de ir, é claro que pesquisei na internet todos os lugares para comer! E principalmente lugares para comer e comprar doces típicos mineiros. O mais famoso da região e uma unanimidade no quesito qualidade é a loja do Chico Doceiro, que vende vários doces artesanais feitos ali mesmo na loja e à vista de todos para o cliente apreciar mais ainda e não conseguir resistir!

Quando vi que eles faziam canudinho de doce de leite montados na hora coloquei a loja em primeiro lugar na minha lista de desejos. Tenho um laço afetivo imenso com esse doce pois cresci comendo esses canudinhos feitos pela minha bisa, mineira de São João Del Rei, cidade ali pertinho.

Quem está comandando os tachos é o José, filho do Seu Chico e herdeiro não só da loja e das receitas, mas da habilidade e simpatia. Ele recebe os clientes com um sorriso aberto convidando a entrar e posando para fotos. Ele mesmo se prontificou a reservar para mim alguns cajuzinhos depois de eu já ter passado na loja 3 vezes atrás do doce.

Ele estava com uma encomenda grande de docinhos para o fim de semana por isso a loja estava desabastecida. Passar no Chico Doceiro 2 vezes ao dia virou um hábito enquanto na cidade. Perdi as contas mas acho que foram 6 visitas!

Provei o canudinho de doce de leite várias vezes para ter certeza de que era bom mesmo! Degustei o docinho de leite com banana, o docinho de leite com coco, o docinho de leite com amendoim e a cocada. Havia também brigadeiros e alguns doces em potes mas que eu não aprecio, por isso não provei.

Me arrependi de não ter comido o brigadeiro mas não tive estômago.


Chico Doceiro - doce de abóbora


É deste tacho de cobre imenso e fotogênico sobre um fogão a lenha que saem os doces diversos como o de abóbora das fotos, que estava sendo preparado em uma das minhas visitas.


Chico Doceiro - doce de abóbora


Na minha primeira ida à loja o tacho estava coberto por panos, Achei muito bizarro mas José explicou que era o doce de laranja, muito delicado e que para não quebrar por excesso de mexer e não queimar no fundo ele cobre dessa maneira.


Chico Doceiro - doce de laranja


Abaixo os docinhos já em casa, que trouxemos para comer com mais calma e para presentear: cajuzinho e docinho de leite com coco de textura puxa. Acho que eu preferiria comer sem o coco, mas o doce simples se recusou a me conhecer. Não reclamei, amei assim mesmo.


Chico Doceiro - cajuzinho e doce de leite com coco


Detalhe do interior do cajuzinho. Além de saboroso cada docinho custou somente R$ 1.20, independente do sabor. Dá para enfiar o pé na jaca sem comprometer o orçamento do passeio.


Chico Doceiro - cajuzinho


E por fim, e em destaque o canudinho de doce de leite! É pequenino, delicado, de casquinha crocante, doce no ponto e por R$1,00 cada dá para comer pelo menos uns 5 de cada vez.

Se quiser trazer para caso você pode comprar o pacote de canudos e o doce separadamente, assim não murcham.

É fácil comprar os doces para trazer para casa, A loja embrulha direitinho e segundo o José eles duram até 3 meses na geladeira. Mas esse teste de validade vou deixar para você fazer...


Chico Doceiro - canudinho de doce de leite


Para saber mais sobre o Chico Doceiro clique aqui

Endereço da loja:
Rua Francisco Pereira Morais 74
Tiradentes - MG
A loja abre todos os dias inclusive domingos e feriados e começa cedo, às 08:00 já está aberta.

Obs. confira a data da postagem, os valores podem estar desatualizados.


Um comentário:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...