terça-feira, 31 de julho de 2012

Sopa de abóbora com shitake



Receita de sopa cremosa de abóbora e shitake temperada com gengibre e shoyu e com um toque de óleo de gergelim tostado.

Ingredientes

20 g de cogumelos shitake secos
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola média em fatias
1 fatia fina (ou a gosto) de gengibre fresco
600 ml de caldo de legumes (ou água)
2 folhas de louro
1 kg de abóbora japonesa sem casca em cubos
1/4 de xícara de molho shoyu
1 colher de chá de óleo de gergelim tostado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Coloque os cogumelos de molho em 1/3 de xícara de água fervente por aproximadmanete 20 minutos. Escorra, pique os cogumelos e reserve-os junto com a água.

Refogue a cebola no óleo ate ficar transparente.

Junte a abóbora, as folhas de louro e a fatia de gengibre. Cubra com o caldo ou água e deixe cozinhar até a abóbora estar cozida.

Retire as folhas de louro e a fatia de gengibre. Bata no liquidificador o restante do conteúdo da panela: abóbora com caldo e cebolas.

Retorne a sopa para a panela, junte os cogumelos e sua água e deixe ferver por alguns minutos até os cogumelos estarem bem macios.

Tempere a sopa com o molho shoyu, o óleo de gergelim e sal e pimenta a gosto. Deixe o sal por último por causa do shoyu que é salgado.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dica de presente para um pai gourmet



Fiquei super feliz em receber da marca brasileira KERCUT uma faca de cerâmica para testar e mostrar aos leitores do blog. Você sabe que eu adoro utensílios de cozinha, não é?

Eu ainda não tinha usado uma faca de cerâmica e gostei muito, principalmente para cortar vegetais e cebola, como essa da foto que ficou fininha sem esforço. A faca é confortável na mão e tem corte preciso.

A Kercut nos oferece a faca que é feita com lâminas de óxido de zircônio nas cores laranja e preto e em vários tamanhos. A empresa tem também uma opção de embalagem gift que é um lindo e útil presente para um pai gourmet. Corre lá na loja virtual Kercut que ainda dá tempo de comprar.

As facas de cerâmica têm muitas vantagens em relação às facas convencionais. Elas são muito mais leves, diminuindo o esforço do corte, o que para mim é tudo de bom. Só essa vantagem já bastaria para eu ficar fã.

Mas essas facas ainda demoram para perder o fio, não enferrujam, não deformam, nem sofrem corrosão e são fáceis de lavar.

Como são feitas de material neutro e não metálico, não deixam gosto ou cheiro nos alimentos e são super indicadas para cortar vegetais folhosos como a alface, que vão manter suas características originais sem ficar com aquela cor marrom de oxidação.

Quer ter a sua? Veja onde comprar aqui.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Queijo Gouda



O queijo Gouda é de origem holandesa e é queijo mais produzido no país. Ele é conhecido na Europa desde o século XII e hoje é famoso e produzido no mundo todo. Seu nome é em homenagem à cidade onde foi criado.

Ele é feito com leite de vaca integral e pode ser maturado por 4 meses e até 3 anos. Quanto mais envelhecido mais intenso seu sabor e mais dura e seca sua massa.

É produzido em forma arredondada, mas pode ser feito em tamanhos dos mais variados, desde o baby Gouda com tamanho para duas mordidas até cilindros de 20 kg. Ele é envolvido em cera que pode ter cor amarela, preta para os maturados, ou rosa, como esse da foto.

O queijo Gouda mais popular e o que consumimos aqui no Brasil tem pouca maturação, é um queijo de textura bem elástica, cor amarelo e com poucos e pequenos furinhos.

A aparência lembra o queijo prato, mas seu sabor é diferente e mais complexo. É suave e frutado, pouco ácido, seu sabor se revela após algumas mordidas.

Ele pode ser produzido temperado com ervas, cominho, kummel/alcarávia, mostarda, etc.e também defumado.





Uma historinha

Quando era comissária de voo costumávamos comprar o queijo, que era barato, em uma ilha caribenha e trazíamos para o Brasil. Um belo dia em um voo sem passageiros o avião chegou de madrugada e os agentes da alfândega foram acordados somente para atender a tripulação. Como retaliação, mas agindo de acordo com a lei, inutilizaram várias rodas de Gouda na frente de comissários e pilotos exaustos e indignados. Por sorte eu escapei desse voo e nunca tive queijos apreendidos. Mas não perco a mania de trazê-los de viagem.


Utilização na Culinária

É bem gorduroso e derrete bem podendo ser incorporado a molhos, sopas, etc.

Eu adoro em sanduíches, principalmente nos queijos quentes como tostex e hambúrgueres.

Ele pode ser degustado como aperitivo, usado em saladas, quiches, pizzas e onde mais você quiser.

Acompanha bem frutas e doces, para quem gosta da combinação. Eu detesto!

Ele é um excelente substituto para o queijo prato. Mais elegante e gostoso, pena que mais caro!

Quando mais maturado pode substituir o parmesão e outros queijos para ralar.


Para saber mais sobre a Cidade de Gouda

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sopa de feijão branco com espinafre



Receita de sopa de feijão branco com folhas de espinafre, temperada com alho, cebola e tomates.

Sopa de feijão é algo bem básico na cozinha brasileira, aqui em casa tem senpre. Mas apesar de ser carioca o feijão branco é o meu favorito. Sua sopa fica uma delícia, por isso aqui está uma versão.

E você, qual cor de feijão prefere?


Ingredientes

250 g de feijão branco deixado de molho em água de véspera
2 folhas de louro
2 tomate picadinhos
2 colhers de sopa de azeite
1 cebola grande picadinha ou em fatias
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara de folhas de espinafre bem lavadas

Modo de preparo

Em uma panela (de pressão se quiser) cubra o feijão com água, junte as folhas de louro e o tomate e deixe cozinhar até ficar bem macio.

Separadamente em uma figideira refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem bem dourados. Reserve.

Processe o feijão no liquidificador com toda a água do seu cozimento até ficar bem homogêneo.

Junte o tempero com o feijão, coloque-os na panela outra vez e deixe-o ferver por alguns minutos.

Acrescente mais água caso ache necessário para que a consistência fique a seu gosto.

Tempere com sal e pimenta.

Desligue o fogo, junte as folhas de espinafre e abafe a panela.

Sirva bem quentinha.

Dicas/substituições
Utilize a hortaliça que desejar.
Você também pode usar o feijão do tipo que quiser ou a sobra do feijão já cozido que tiver na geladeira.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bolinho de chuva recheado com chocolate — frito e irresistível

bolinho de chuva recheado com chocolate frito


Bolinho de chuva é tudo de bom gente, faça chuva ou faça sol. E recheados com chocolate então ficam mais irresistíveis ainda!

A receita da massa de bolinho de chuva que usei é a mesma dos bolinhos de chuva recheados com banana, lembra deles? Veja a receita AQUI. Essa massa pode usada também para fazer bolinhos de chuva simples, sem recheio. Ficam uma delícia de qualquer maneira.


Como fazer bolinho de chuva recheado com chocolate


Você vai precisar de uma barra de chocolate de sua preferência(170 g). Pode ser ao leite como o meu da foto, meio amargo ou branco. Você pode inclusive usar qualquer bombom do seu agrado.

Parta o chocolate em quadradinhos seguindo a marcação do fabricante. Eu cortei cada quadrado ao meio para ficarem mais delicados.

Mergulhe cada quadrado na massa cobrindo o chocolate por inteiro.

Frite em óleo quente até dourar e escorra o excesso de óleo em papel.

Frite devagar para que o interior fique bem cozido e o chocolate derretido.

Coma quentinho acompanhado de uma bola de sorvete, se desejar.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Risoto de chocolate branco e morangos e uma maneira estranha de postar uma receita



Há uns 10 dias que eu andava babando por um risoto doce de chocolate branco e morangos. Não sei de onde veio essa ideia, se de minha gula, de um sonho ou algum programa de TV. Eu nunca fui fã de arroz doce mas andei fazendo uns simples para festas juninas e a ideia desse risoto mais exótico não saiu da minha cabeça até ontem, quando o fiz, comi e quase passei mal.

O risoto ficou bom, cremoso e saboroso com o adocicado do chocolate contrastando com o ácido do morango. Não ficou doce demais e o crocante do pé-de-moleque que eu coloquei por cima deu uma boa textura e sabor caramelado, o cozimento do arroz estava no ponto.

Não passei mal de comer muito, eu comi meia tijelinha dessas já forçando a barra e fui ficando tão enjoada que tive que comer mil coisas depois para tentar me livrar do seu sabor que até agora não saiu de minha memória. Botei para dentro quase tudo de sabor forte que encontrei: pedaços de provolone, calzone com bastante queijo e cebola e rolinhos de chocolate comprado às pressas. Até uma balinha de gengibre eu chupei para tentar me livrar do sabor do risoto com o qual eu tanto havia sonhado.

Comprei morangos vermelhinhos e maduros, cortei e preparei tudo com a maior vontade do mundo, ele ficou rosado e lindo. Mas o enjoo ainda não passou! 

Simplesmente não deu para mim, sobremesas com arroz não descem mesmo. O pior é que o arroz doce simples estava quase me conquistando...

A panela continua no fogão com os restos do prato, que não pude nem chegar perto para jogar fora de tanto nojo.

Sei que alguns de vocês estão pensando "que maneira estranha de postar uma receita..." Então faço um desafio a quem gosta de arroz doce. Faça essa receita e me diga se ela enjoa mesmo ou sou eu quem está maluca.

Ingredientes (para pouca quantidade)

1/2 xícara de arroz arbório
2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de chocolate branco picadinho
2/3 xícara de morangos picadinhos
1/2 xícara de morangos picadinhos extra
1 pé-de-moleque esmigalhado

Modo de preparo

Leve o arroz com o leite e o açúcar para cozinhar em fogo baixo por uns 15 minutos, mexa para não grudar no fundo da panela.

Junte os 2/3 de xícara de morangos e o chocolate branco, mexa e deixe cozinhando até o arroz ficar macio. Junte um pouco de água se for necessário para que ele fique bem cremoso.

Quando cozido junte o restante dos morangos e não cozinhe mais.

Sirva quente com o pé-de-moleque por cima.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...