terça-feira, 5 de maio de 2015
Bolinho de arroz com linguiça e muçarela
Esse bolinho de arroz ficou bem saboroso e é claro que dá para usar as sobras de arroz! Afinal, essa é a principal utilidade dessa receita, além de divertir nosso paladar e matar a fome.
Ingredientes
1 xícara de arroz cozido
1 linguiça fina picada ou moída
1/2 xícara de queijo muçarela ralado
2 colheres de sopa de salsa picada
1 ovo
1 colher de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de amido de milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar em imersão
Como fazer
Coloque a linguiça em uma frigideira seca e levar ao fogo baixo para que ela cozinhe e doure a gosto. Escorra em papel toalha caso solte muita gordura.
Misture o arroz com a linguiça, o queijo, a salsa, o ovo e o iogurte. Adicione o amido e misture bem.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Aqueça o óleo em fogo médio e vá colocando a massa do bolinho de arroz no óleo às colheradas. Deixando espaço entre elas. Frite até dourar.
Escorra sobre papel e sirva em seguida.
Dicas / Substituições
Utilize presunto no lugar da linguiça ou omita para um bolinho vegetariano. Utilize o queijo e temperos que desejar.
Marcadores:
Cozinha Fácil,
receitas de entradas e acompanhamentos
quinta-feira, 30 de abril de 2015
Rolinho primavera de banana com chocolate — assado e crocante
Aqui em casa quando peço comida chinesa é porque já estou de olho na sobremesa! Não dá para resistir a esses rolinhos com banana macia e doce, massa crocante e chocolate derretido que escorre na boca! Um verdadeiro harumaki doce!
A receita dos rolinhos de banana e chocolate é muito fácil e leva somente 3 ingredientes. Para acalmar a consciência eu assei os rolinhos ao invés de fritar em imersão. Mas quem quiser enfiar o pé na jaca é só aquecer o óleo e fritar até dourar. Ou colocar na air fryer, que deve funcionar bem, mas não testei.
A massa para o rolinho você encontra congelada ou resfriada em lojas de produtos orientais.
Ingredientes
1 embalagem de massa para rolinho primavera (massa de harumaki)
6 bananas pratas médias - cortadas ao meio no sentido do comprimento
100 g de chocolate em barra ao leite ou meio amargo - ralado ou picado
Óleo para pincelar
Açúcar e canela para polvilhar (opcional)
Como fazer o harumaki de banana
Preaqueça o forno no alto.
Solte uma folha de massa e coloque em uma superfície plana, com uma das pontas voltadas para você.
Coloque sobre a massa uma metade de banana, que deve ficar paralela a você. Espalhe um pouco do chocolate por cima da banana.
Enrole a massa começando com a ponta que está perto de você e somente até cobrir o recheio, sem enrolar a massa até o final.
Dobre as extremidades para dentro, em direção ao centro da massa.
Agora enrole a massa, formando um rolo.
Ficou com dúvidas? Dá uma olhada nesse passo-a-passo AQUI com fotos, está em inglês mas as fotos são ótimas.
Molhe a ponta dos dedos e sele as pontas a massa para que não se abram.
Pincele cada rolinho com óleo e coloque em uma assadeira. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até dourar as pontas e ficar crocante. No forno ele não vai dourar por igual como quando é frito.
Polvilhe com açúcar e canela, se quiser. Quem desejar algo mais gordo, pincele cada rolinho quente com manteiga antes de passar no açúcar.
Dicas / Substituições
Use outras frutas a gosto.
Na hora de comer cuidado para não se queimar com o chocolate que fica bem quente.
Os rolinhos podem ser preparados com antecedência, armazenados bem cobertos com plástico na geladeira e assados na hora de servir.
Podem ser servidos em eventos, um rolinho de banana para festa deve ser menor, funciona até mesmo em tamanho de finger food.
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Receita de sopa de inhame
Que tal uma sopa simples e saborosa para começar a semana? Eu adoro, principalmente agora que a temperatura está mais amena. Um caldinho quentinho de qualquer sabor é muito reconfortante, não acha? E inhame é tudo de bom!
Ingredientes
500 g de inhame sem casca cortado em 4 partes (uns 3 inhames médios)
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
1 litro de caldo de legumes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa generosa de cream cheese (opcional)
Cebolinha fresca picada para servir
Como fazer
Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até começarem a dourar. Junte o inhame e o caldo de legumes e cozinhe até que o inhame fique macio.
Leve a sopa para o liquidificador e processe até que forme uma sopa cremosa e uniforme. Volte com a sopa para a panela. Se achar necessário adicione mais caldo ou um pouco de água para ajustar a consistência a gosto.
Tempere a sopa com sal e pimenta. Junte o cream cheese, misture bem e aqueça.
Ao servir salpique com a cebolinha.
Marcadores:
receitas de sopas,
receitas vegetarianas e veganas
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Bar Urca - Onde comer no Rio?
Há muito tempo eu queria conhecer o Bar Urca, que fica no bairro do mesmo nome aqui no Rio, pertinho do Pão de Açúcar. Quando vi uma matéria que as empadas eram umas das melhores da cidade a vontade apertou.
Outro dia fui fazer um passeio ligeiro com um parente que não é do Rio e quando a fome bateu nele e no meu marido, porque eu tinha acabado de almoçar, ofereci a solução imediatamente! Tudo bem que já tinha almoçado, mas a empadinha poderia ser a sobremesa. E foi.
Escolhi a de queijo para mim e de carne seca para o marido. Adorei a de queijo, apesar a aparência meio grosseira, ela tem massa que derrete na boca e recheio farto e saboroso, é grande e custou R$ 5,00. A de carne seca estava com sabor bom, claro que provei né gente? Mas a quantidade de carne é a habitual, um fiapo que se não procurar muito não acha. Por isso prefiro as de queijo sempre. O primo comprou de camarão e gostou bastante.
O bar é bem pequeno, de esquina e só não passou despercebido devido ao povo na calçada à frente. Esse é o barato do lugar, comprar um petisco e bebida e se sentar à beira mar com vista linda e brisa refrescante. Mas nos sentamos foi no carro mesmo, marido não quis ficar sem o conforto do banco e do ar condicionado. As empadas ainda se recostaram na mureta rapidamente para eu fazer a foto, eu nem isso!
O atendimento foi rápido e eficiente apesar do bar estar lotado e eu ter tido que disputar um espaço no balcão para fazer meu pedido.
O bar vende ainda pastéis, caldinhos, sanduíches e petiscos diversos.
O estabelecimento também é um restaurante que serve muitas variedades de pratos de bacalhau e de frutos do mar.
O Bar Urca foi fundado em 1939 e é patrimônio cultural da cidade. Vale uma visita e eu vou voltar. Dessa vez para ficar na mureta! E comer mais empada de queijo, agora como prato principal.
Bar e Restaurante Urca
Rua Candido Gaffre 205
Urca
SITE do bar
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Cookies de chocolate e nozes - sem glúten e sem lactose
Esses biscoitos de chocolate e nozes são feitos à base de clara de ovos, são quase como um suspiro e ficaram muito bons, crocantes por fora e macios por dentro. São fáceis de fazer, mas ficam um pouco feinhos! Eu não ligo, e você?
A receita é do chef François Payard e está tão espalhada pela internet que não consegui rastrear o site com a receita original.
Abaixo está minha versão, Usei cacau em pó para retirar a lactose, mas se preferir um sabor de chocolate mais suave use chocolate em pó.
Ingredientes
1 e 1/4 xícaras de nozes
1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de cacau em pó
1 pitada de sal
2 claras de ovo médio
1 colher de chá de extrato de baunilha
Como fazer
Toste as nozes em forno médio por aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar e moa ou pique bem pequeno.
Preaqueça o forno no médio. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Misture as nozes com o açúcar, o cacau e o sal,
Misture as claras com a baunilha e misture com os ingredientes secos. As claras entram sem bater mesmo!
Faça bolinhas com a massa, ou use uma colher para fazer montinhos se sua massa ficar mais líquida, e coloque na assadeira bem afastados.
Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que fique crocante por fora e puxa-puxa por dentro.
Deixe esfriar para consumir.
Dicas/ Substituições
As nozes podem ser substituídas por castanha de caju ou amêndoas.
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Financier de amendoim sem glúten — bolinho francês crocante por fora e macio por dentro
Esses financiers não têm glúten, mas ninguém percebe a diferença. Quando quentinhos ficaram macios por dentro com uma camada externa crocante que fez um "croc" delicioso na boca, enquanto os pedacinhos de amendoim me instigavam a comer mais. E mais, e mais.
Ainda bem que rende pouco! E como eu sou malvada e quero que vocês engordem também, passo abaixo a receita desse financier sem farinha de trigo.
Esses mini bolinhos franceses sem glúten são perfeitos para um coffee break, para servir com café ou para uma festa junina caseira.
Esses mini bolinhos franceses sem glúten são perfeitos para um coffee break, para servir com café ou para uma festa junina caseira.
Ingredientes
150 g de manteiga
1 xícara de amendoim tostado sem pele e moído (já comprei assim)
1 e 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
2/3 de xícara de amido de milho
3/4 de xícara de claras (em torno de 6)
Manteiga extra para untar as formas
Como fazer
Preaqueça o forno no médio e unte com manteiga 30 forminhas de mini muffins ou de empadinhas.
Coloque os 150 g de manteiga em uma panelinha e leve ao fogo baixo até que ela derreta e fique de cor dourada. Esse é o processo para fazer o que os franceses chamam de manteiga "noisete". Deixe esfriar um pouco.
Separadamente misture o amendoim com o açúcar e o amido.
Junte às claras e misture. Não é para bater.
Junte a manteiga derretida e dourada e misture bem.
Encha as formas até aproximadamente 2/3 de sua capacidade. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que o bolinho doure.
Desenforme quando morno.
Delicie-se! Mas seja solidário e divida com alguém, ok?
Dicas / Substituições
Não use margarina no lugar da manteiga!
Caso precise de um bolinho sem lactose, coe a manteiga derretida em tecido fino, dessa forma você elimina a lactose.
Os financiers podem ser feitos com qualquer tipo de castanha, amêndoas é o mais tradicional e aqui no Brasil o feito com castanha de caju é o mais encontrado. Com amendoim fica ainda mais econômico.
Marcadores:
confeitaria,
receitas diet/light ou sem glúten
Assinar:
Postagens (Atom)










