domingo, 8 de março de 2009

Estágio de Gastronomia no exterior - restaurante Daniel em Nova York




Restaurante Daniel Boulud e sua cozinha fantástica!

 

Em 2007 em uma viagem para Nova York tive a oportunidade de estagiar por uma semana no famoso restaurante francês em Manhatam. O estágio foi maravilhoso, só me arrependo de não ter ficado por mais tempo. Estava de férias... e sabe como é, tinha muitas coisas para ver.
Foi muito melhor que minhas expectativas, estava apreensiva antes de ir porque não tinha ideia de como seria.

A cozinha é linda, limpa a ponto de brilhar e organizada, tudo etiquetado dentro das geladeiras... Cada cozinheiro limpa sua sujeira e dá polimento em sua bancada. A adega é imensa, o carrinho de queijos incrível, o salão suntuoso... Os pratos lindos e bem elaborados, os ingredientes de primeira qualidade! Parece um cenário de tão perfeito. As fotos que postei foram tiradas com o restaurante em funcionamento.

Eles têm cozinheiros de várias partes do mundo, uma torre de babel! Me receberam muito bem, a maioria foi simpática e me ajudaram. Eles contratam muitos estagiários, por isso estão acostumados com gente diferente... O incrível é que a cozinha é silenciosa, todos trabalham muito compenetrados, sem muita conversa. Fui puxar papo com um rapaz que se distraiu e cortou o dedo... (que culpa!)

Fiquei super perdida nos primeiros dias, o local era tão bonito e tão organizado e diferente de todas as cozinhas que já tinha visto, que queria olhar tudo ao mesmo tempo e não podia! Estagiário lá como cá faz o mise-en-place, corta legumes, descasca legumes, corta fruta, descasca fruta... Só que lá não são muitos quilos de batata para descascar, é um molhe de salsa para separar somente as folhas perfeitas, uma a uma; cortar cenoura em pedacinhos de igual tamanho, descascar feijões ou laminar baby funcho no mandolim que nunca tinha usado na vida! (veja postagem descobertas em Nova York 1) Tive que comprar um mandolim igual antes de voltar ao Brasil!

No segundo dia me colocaram para descascar lagosta!! Nunca havia feito isso e espero nunca precisar fazer de novo, apesar de ter saído de lá e ido direto comprar uma tesoura especial! Boa parte da lagosta saía toda amassada e o chef vinha reclamar na maior educação!! Eu doida para que ele me mandasse parar, mas fiquei na lagosta quase o dia todo... A mão doía, os dedos doíam, pensei em desistir, afinal estava de férias! Mas que bom que fiquei.

A maioria dos ingredientes eu não conhecia pessoalmente: vagens de várias cores, trufas de inverno, tomates amarelos, foie gras francês, etc. Cada caixa aberta era uma surpresa... a qualidade impecável!

Trabalhava de 10:30 até umas 8:00 pm e antes de ir embora ficava observando a montagem e saída dos pratos, às vezes ajudando a montar os canapés. Infelizmente não podia ficar até mais tarde porque estava hospedada a mais de uma hora e meia de distância, chegava em casa e ainda tinha que lavar e secar o uniforme para usar no dia seguinte, só levei um!!! Foi uma semana de ralação, todos os cozinheiros almoçavam de pé na cozinha mesmo e eu não podia fazer diferente, só sentava no banheiro...

O legal do estágio é que eles te colocam um dia em cada estação, trabalhando com pessoas e ingredientes diferentes. Quando o serviço do restaurante começava eu ia trabalhar na parte de eventos, o que foi o mais interessante para mim. Além do mise-en-place, ajudava a montar pratos lindos e complicados! Infelizmente não deu tempo para estagiar na padaria (o padeiro é brasileiro e trabalha lá há anos) e na confeitaria.

Foi uma experiência incrível! Ao final ganhei um cardápio autografado pelos chefs...


Quem tiver oportunidade de ir para Nova York, souber um pouco de inglês olhe minhas dicas aqui de como se candidatar ao estágio.  O "programa" é imperdível!






Veja mais no site do restaurante: http://www.danielnyc.com/

31 comentários:

  1. nossa... fantástico!!! adoraria estagiar lá, mais não falo inglês =(

    Que bancada grande...

    ResponderExcluir
  2. Que pena Cesar! Mas nunca é tarde para aprender... Acho que vale a pena o esforço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréa, parabens pelo estágio, eu sou estudante de gastronomia, e tudo indica que vou para França estagiar no final do Ano, gostaria de saber como conseguio este estágio em NY?

    e-mail:geniosun@hotmail.com

    Agradecerei muito se poder me dar umas dicas...

    Beijos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  4. Olá Eugenio! Estagiar na França deve ser o máximo! Aproveite!
    Consegui o estágio de forma muito simples e inesperada, pois não tinha muita esperança de ser aceita. Com muita cara de pau, passei um e-mail para eles(consta no site, em careers)e perguntei se por acaso me aceitariam por uma semana, expliquei que era estudante do Brasil e teria pouco tempo em Nova York. Para minha surpresa eles me pediram o currículo e logo disseram que estavam me esperando!! Me pediram que ligasse para a pessoa responsável para acertar horário, etc. Nem acreditei, fiquei super feliz e nervosa!
    Pelo que vi por lá eles aceitam boa quantidade de estagiários, mas não sei qual o critério para escolha. Acredito que falar inglês ajude bastante, já que você terá que falar por telefone.
    Espero que tenha te ajudado. Se você for me avise que posso dar outras dicas de como se virar por lá.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. ola gostei imenso da tua historia sou estudante da escola de hotelaria e turismo de viana do castelo e adoraria imenso ir estagiar para fora, tiveste uma das melhores oportunidades de estagiar em nova york adoraria saber como fizeste se m puderes dar alguma informaçao agradecia o meu mail e elisa_braga20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréa tudo bom ?? Sou estudante de gastronomia ,estou no 2º semestre agora..moro em salvador !!! Estava pesquisando por estágios e encontrei seu blog e incrivel que eu achei exatamente o que eu procurava!! Uma possibilidade de estágio fora do Brasil!!! Gostaria MUITO de poder entrar em contato com você !!! Me manda um email para : priscila_sodre@hotmail.com ou prisodre21@gmail.com ..Pois não encontrei seu email aqui.. Desede já MUITO obrigada =) E creio que essa sua experiência em NY é inesquecível e com certeza deu um " UP" em sua carreira não é mesmo ?? Espero respostas =) Beijos

    Priscila Sodré

    ResponderExcluir
  7. OLÁ aNDRÉA, Sou aluno do Curso superior em Gastronomia E CURSO O SEGUNDO SEMESTRE.E tenho por objetivo o estágio na área de gastronomia. Embora não tenha experiência, pretendo me esforçar ao máximo e aprender a cada dia, além de colocar em prática o visto em sala de aula. Sou dinâmico, comunicativo e tenho muito interesse em aprender e aprimorar minhas habilidades em gastronomia. E nunca é demais aprender outra culturas na arte da culinária se puder me manda o seu email o meu email é : mestreraymundo@gmail.com ou mestreraymundo@hotmail.com. Abraços e bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Mestre,
    Você está certíssimo! Aprendizado e experiências novas nunca são em excesso.
    O e-mail do blog é: aromasesabores@hotmail.com
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréia, tudo bom? Achei seu blog fazendo uma pesquisa sobre possibilidades de estágios e cursos no exterior. Poderia me dizer como conseguiu este estágio em NY? Meu email é lucianachagas@yahoo.com.br Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Andréia, tudo bom? Achei seu blog fazendo uma pesquisa sobre possibilidades de estágios e cursos no exterior. Poderia me dizer como conseguiu este estágio em NY? pois eu estou indo para NY em julho e adoraria ter uma oportunidade dessa, e muito obrigado,sua historia e fascinante
    meu email é fabifigueiredo18@yahoo.com.br, valeu um beijão.

    ResponderExcluir
  11. OI Gente,
    Peço que aguardem alguns dia que vou escrever outra postagem falando como consegui o estágio e dando algumas dicas, ok?
    Está sendo um prazer dividir minha experiência, se ajudar um de vocês é melhor ainda.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eae Andrea tdo bom ?!?!
    sou o victor, estou terminando esse ano o curso de Gastronomia na Anhembi morumbi.
    eu li sobre a sua experiencia em ny...
    e achei mto loco ...
    gostaria de saber se vc poderia me dar umas dicas como conseguir esse estagio, e muitas outras informações sobre ele ...
    pois pretendo, certeza, ir ano q vem pra lah ...
    se vc poder me passar as informaçoes, agredeceria mto msm ...
    pois cozinhar é minha vida ...
    qlq coisa meu e-mail - vk_korea@hotmail.com

    abraco

    ResponderExcluir
  13. gostaria de estagiar como faço sou cozinheiro gosto de cozinha internacional italiana francesa e espanhola por vavor se der para mandar um mensagen eu agradeço meu nome e alexandre

    ResponderExcluir
  14. OI Alexandre,
    Você viu a postagem seguinte onde conto como consegui o estágio no Daniel? Veja se lhe ajuda!

    http://www.aromasesabores.com/2009/05/estagio-de-gastronomia-no-exterior-como.html

    ResponderExcluir
  15. oi Andréa achei seu blog e achei fantástica a sua experiência!
    eu sou a Bruna e fiz um curso básico no senac aqui do Rio e ja trabalhonessa area a quase um ano.
    E agora apareceu uma opportunidade de fica fora uns tempos e queria aproveitar para estudar e se possivel fazer um estagio ou ate mesmo trabalhar na area, so que nunca sai do Brasil e nao conheço nada, gostaria de saber d vc se conhece alguma escola la em NY e se acha possivel conseguir um estagio lá.
    Ficaria muito feliz se poder me ajudar!
    obrigada.

    ResponderExcluir
  16. OI Bruna,
    Estágio talvez seja mais difícl porque não fez faculdade, mas se vai morar fora por um tempo, talvez consiga um trabalho...
    Clique no link da barra lateral vermelha ao lado que diz faculdades e cursos no exterior. Lá tem uma lista com algumas escolas em Nova York.
    Se tiver alguma outra pergunta pode entrar em contato por e-mail (aromasesabores@hotmail.com). Eu também sou aqui do Rio.
    bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. NOOOOSSA qe sonho, eu tenho 16 anos e ano qe vem eu tenho qe escolher uma faculdade para eu fazer, e a mts anos eu qro fazer gastronomia, estou fazendo curso de ingles e de frances, pq eu tenho fé em DEUS qe vou fazer estagio na Franca!!!

    ResponderExcluir
  18. oi jente fiz um blog novinho gostaria de colocar seu link la poso http://jailmaejosue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Pode sim amor e amizades! Boa sorte com o novo blog.

    ResponderExcluir
  20. oi Andréa ,
    fantastica a sua história, realmente a experiencia que voce deve ter tido deve ser incrível.Estou cursando gastronomia, sou de Curitiba Pr, me formo no meio do ano que vem e pretendo morar fora por 1 ano.Como estagio depois de formada nao consigo mais , seria para emprego mesmo,você poderia me dar algumas dicas, indicações ou algum contato para eu tentar algum emprego fora?
    meu email é brenda_pole@hotmail.com
    entre em contato por favor.Brenda

    ResponderExcluir
  21. eai fera ,sou luis gustavo e estou fazendo 1 ano de gastronomia na unifran de franca ,achei muito legal a sua historia e queri saber se você poderia me dar algumas dicas de como conseguir fazer um estagio fora do brasil .
    se você puder meu email é luisgustavodosreis@yahoo.com.br
    valeu hem ferinha.......

    ResponderExcluir
  22. Andréa gostaria de saber se em Nova Iorque tem algum curso de Gastronomia?
    Sou formada em Gastronomia e Especialista em Turismo e Gastronomia, e estou querendo fazer algum curso nos Estados Unidos.

    Até mais!
    Meu e-mail: marianne.maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. OI Marianne,
    Dá uma olhada nesse link do meu outro Blogs de Culinária, tem vários endereços de cursos lá:
    http://www.blogsdeculinaria.com/search/label/Cursos%20de%20culin%C3%A1ria%20no%20exterior

    bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. Andrea, fiquei muito interessado...
    Você poderia me passar o programa? Eu agradeceria muito.

    ResponderExcluir
  25. Franklin,
    Infelizmente não tenho programa para lhe passar nem nenhum vínculo com o restaurante... Se tiver interesse em fazer estágio lá deve entrar em contato diretamente com eles.
    boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Meu filho esta a trabalho em NY. Mandei o endereço de seu blog para ele dar uma olhada. Ele gosta muito de experimentar coisas novas. Tenho certeza que ele vai gostar muito das dicas, como eu gostei.
    Obrigada. Tenha um lindo dia!
    Rose

    http://amigasqueengordam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Olá Andréa, adorei a sua iniciativa de estagiar durante suas férias. Sou aluna de gastronomia e me formo agora em dezembro..Gostaria de receber dicas sobre como conseguir também! Adorei também as suas publicações, sempre muito boas. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  28. OI Débora,
    Que bom gostou!
    Todas as dicas que tenho para dar já foram escritas nas duas psotagens sobre o estágio. Você viu a outra?
    http://www.aromasesabores.com/2009/05/estagio-de-gastronomia-no-exterior-como.html
    bjs

    ResponderExcluir
  29. oi Andreia achei muito legal a sua iniciativa e experiencia no exterior..adoro cozinhar,inventar e decorar pratos e quero comecar a fazer faculdade e futuramente ir para fora do brasil queria umas dicas de como e por la, o q faz, o salario,Desde ja agradeco..grande abraco

    ResponderExcluir
  30. OI, estou com mta vontade de ir para new york fazer estagio, oq tenho que fazer pata conseguir? falo ingles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Bia,
      Eu respondi sua pergunta nesse post aqui: http://www.aromasesabores.com/2009/05/estagio-de-gastronomia-no-exterior-como.html
      bjs e boa sorte!

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...