quinta-feira, 2 de abril de 2009

Canela - as diferenças entre os vários tipos



A canela do Ceilão da foto acima, chamada de canela-da-Índia, é considerada a canela verdadeira e possui um óleo essencial que a distingue da cássia, dando-lhe um toque de cravo. Seu sabor e aroma são considerados mais complexos.

O pau da canela-da-Índia é bem delicado e se parte com facilidade. Ele tem mais camadas que são bem finas e enroladas bem firmes. É moído facilmente em moedor elétrico.

O pau da Cássia da foto abaixo, conhecida por canela-da-china, é mais grosseiro, mais escuro e mais duro. Pode ser vendido com a parte externa, que é esbranquiçada. É difícil de ser moída em casa.




A canela-da-Índia tem pó mais fino e cor mais clara, tem aroma e sabor bem adocicados. Costuma ser mais cara e é difícil de ser encontrada no Brasil.

A maioria da canela em pó comercializada é a Cássia, que é mais escura, bem mais forte e um pouco amarga.



Ainda existem outras espécies de canela, entre elas a do Vietnã da foto acima, chamada de canela Saigon. Parecida com a Cássia, é ainda mais escura e mais forte.

11 comentários:

  1. Uau! Era tudo o que eu estava procurando saber sobre essas diferenças entre a canela-da-Índia e a canela-da-china. Ótimo post! Adorei o blog. :D

    ResponderExcluir
  2. Eh muito bom saber. Era algo que eu ignorava

    ResponderExcluir
  3. O problema e que não vende aqui no Brasil, e no unico site que encontrei em Portugal, não é possivel o envio porque há problemas na alfandega. E um pena.

    ResponderExcluir
  4. que único sítio é esse, em portugal?

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de saber se as folhas de uma arvóre que dizem ser canela é canela mesmo, estou tomando tem cheiro e gosto de canela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, nunca vi. Mas imagino que seja de outra espécie, existem muitas árvores parentes da canela, que tem o aroma parecido.
      abs e obrigada por visitar o blog

      Excluir
  6. Mas as propriedades das duas são as mesmas ????

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ferver uns pedaços de canela em pau e estranhei por ser diferente dos chás que diz durante a semana, pois ficou cheiro muito fore, lembrando um licor de canela, como se tivesse álcool. Acabei não tomando, devido a acidez que difere dos outros chás de canela que fiz. Que tipo de canela é esse, gente??? Comprei no supermercado da marca kitano

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei canela, onde venda chás, achei ela sem aroma, nao gostei.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...