segunda-feira, 6 de julho de 2009

Chutney de tamarindo


O chutney de tamarindo é muito fácil de fazer e muito saboroso. Eu uso a polpa de tamarindo congelada porque é encontrada facilmente em supermercados, elas vêm naqueles saquinhos de 100 g para fazer suco. Mas quem tiver disponibilidade pode utilizar a poupa fresca sem nenhum problema.

Imli chatni
Chutney de tamarindo

Ingredientes

400 g de poupa de tamarindo congelada
1 xícara de passas sem caroço ou tâmaras picadas
2/3 de xícara de açúcar mascavo
2/3 de xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1 colher de chá de sementes de funcho em pó (ou erva doce)
1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e cozinhe mexendo bem por aproximadamente 40 minutos ou até que o chutney escureça e fique com consistência de geleia.

Sirva com chapatis. Fica excelente também para acompanhar carnes assadas e em sanduíches.

2 comentários:

  1. Andréa, estava procurando receitas com tamarindo, e eis que me deparo com essa receita de chutney, e me parece muito boa. Este ano meu tamarindeiro carregou num tanto que estou congelando para não perder.Aqui é muito comum ter um pé de tamarindo no quintal que o pessoal não tem interesse em vir buscar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. O chutney é bom sim Lourdes!! Pena que não moramos perto, senão iria aí buscar um pouquinho... Adoro o suco e as balas! O tamarindo também é um ótimo acidulante (no lugar do limão) para pratos asiáticos.
    bjs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...