. Especiaria do mês de janeiro - gergelim-Aromas e Sabores gastronomia

sábado, 2 de janeiro de 2010

Especiaria do mês de janeiro - gergelim

Gergelim

Sesamum indicum – Família: Pedaliaceae


Planta tropical de origem africana e asiática, é uma das plantas mais antigas cultivadas por suas sementes. Seu óleo é extraído desde 900 a.c.

O gergelim é uma planta que possui várias cápsulas onde se encontram as sementes, repare na foto abaixo. As cápsulas quando maduras se abrem com um simples tocar de dedos, por isso a frase “abre-te sésamo”.


O gergelim é colhido antes de estar completamente maduro, então é seco em amarrados que se parecem com tendas como na foto abaixo. As sementes são então retiradas das cápsulas, descascadas (quando aplicável), lavadas e secas.


A semente pode ser preta ou marrom. A semente branca é a marrom que passa por um processo especial para se descascada. Pode também ser encontrada já torrada. A branca e a preta tem o sabor muito parecido.

Existe um processo especial que retira a casca do gergelim com água - por não queimar no forno e ter maior aderência, esta semente é usada em indústrias de pães e biscoitos.

A semente possui aproximadamente 50% de óleo e 25% de proteína, contém fibras e tem propriedades antioxidantes.

As sementes são usadas na indústira alimentícia em cerais matinais e em barras e em muitos biscoitos e snacks.

Seu óleo é usado indústria alimentícia e na cosmética: na fabricação de cremes, sabonetes, margarinas, etc. e também na fabricação de alguns remédios injetáveis.


Utilização da gastronomia

No ocidente as sementes são usadas principalmente na panificação e confeitaria para dar crocancia e um sabor especial a pães de vários tipos, biscoitos, bolos, etc.

Dão efeito e sabor especial em carnes e peixes assados e grelhados e ficam ótimas em massas para empanar.

Na culinária japonesa é muito usada em sushis. Na cozinha chinesa é usada com noodles e em pratos de carne ou frango.

Ficam ótimas em molho para saladas, principalmente os que levam molho de soja.

Também são usadas em mistura de temperos.

No oriente médio, Grécia e na Índia é muito usada em doces. Adoro!

A semente de gergelim é muito versátil, sempre tenho aqui em casa e se eu achar que a comida precisa de alguma crocância ou sabor especial - eu coloco um pouco de gergelim! Molho de tomate para massas, salada verde, legumes grelhados, massas ao alho e óleo, o que for!

Ficam uma delícia em farofa para cobrir sorvete.

Ao ser tostada ser sabor fica muito mais forte. Tem ótima vida de prateleira, podendo durar até 5 anos em potes fechados e ao abrigo da luz e calor.


Curisidade

O Mac Donald´s compra a maior parte da safra mexicana de gergelim para usar em seus pães de hamburguer.


Algumas imagens e informações foram retiradas dos sites abaixo

www.dipasa.com
www.uni-graz.at

0 comentários:

Postar um comentário