quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Orégano mexicano - ingredientes exóticos



Lippia graveolens - família Verbanaceae

Esta postagem fiz mais por curiosidade, porque acho que este orégano não aparece aqui no Brasil! Mas já que estamos falando de orégano este mês, não podia deixar de falar sobre ele.

O orégano mexicano é muito diferente do orégano que conhecemos. Ele é diferente no aspecto, no aroma e no sabor porque é uma outra planta. Na verdade no México há várias plantas desta mesma família conhecidas e vendidas como orégano. Que loucura! Não sei dizer qual das espécies é este orégano da foto acima que comprei em uma loja mexicana nos Estados Unidos.

Abaixo é o orégano mexicano fresco



O orégano mexicano tem o sabor mais forte que o orégano comum, é mais floral e terroso. Para mim não tem cheiro de pizza. Mas muita gente os confunde.

Na útima vez em que viajei fiquei hospedada na casa de amigos mexicanos. Ela me levou a um mercado e lá comprou orégano e me disse que o orégano americano é ruim, de má qualidade! Achei graça e fiquei feliz de poder lhe ensinar que eram plantas diferentes, por isso ela não se acostumava com a outra... que não dava à comida o gosto que ela tinha na memória.

O orégano mexicano é utilizado somente na culinária mexicana e Tex Mex, mas é usado em quase tudo: salsas, ensopados, frango, carne, peixes, molhos, sopas, com chili, etc.

Ele combina muito bem com cominho e comidas apimentadas e de tempero forte.

Substitua-o por orégano comum.

Veja aqui a outra postagem sobre o orégano:
Orégano - erva do mês de fevereiro

5 comentários:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...