sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aromas e Sabores do Pará - peixes e frutos do mar


Estou eu aqui de novo com outra postagem sobre os Aromas e Sabores do Pará. Espero que vocês não estejam cansados do assunto! Reuní aqui todos os peixes e frutos do mar e de rio, frescos e secos que encontrei pela minha viagem...


Os camarões secos são encontrados aos montes e em todos os tamanhos, desde os mais miudinhos até os gigantes!


São muito fotogênicos, por isso coloquei aqui várias fotos!


O carangueijo, iguaria muito comum e adorada no Pará, estava proibida na época de minha visita. Nem os restaurantes estavam servindo pratos à base de carangueijo. Uma pena! Os poucos da foto abaixo estavam sendo vendidos por um camelô.


Pirarucu salgado estão nas duas fotos abaixo. Eu não consegui ver o peixe fresco pessoalmente! Mas já vi em vídeo e sei que é imenso, chega a pesar 80 kg.

O salgado tem gosto muito forte e não me agrada, mas é preparado em inúmeras receitas e pode ser usado no lugar do bacalhau.



A farinha de piracui. Com ela são feitos bolinhos, souflês, sopas, etc.


A farinha de piracuí, um ingredientes de origem indígena, é feita normalmente com o feioso peixe chamado Acari da foto abaixo.

Tradicionalmente os peixes são assados até quase secos, depois são limpos e desfiados e vão para um forno aberto ou tacho onde são torrados para depois virarem farinha.


Todas as fotos de peixes frescos foram tiradas no mercado de peixe do ver-o-peso que é muito bom, organizado e limpo por dentro. Só não prestei muita atenção aos preços, pois não estava ali para comprar...

Filhote é um peixe de nome estranho, afinal ele fica tão grande... O filhote/piraíba é um peixe de couro e considerado o maior peixe de água doce do Brasil podendo chegar a até 300 kg! Até os 60 kg é chamado de filhote (que filhotão!), acima disso de Piraíba.

Fotos abaixo: filhotinho e filhotão.



O peixe abaixo, tão bonitinho, é o tucunaré.


Os peixes e frutos do mar e de rios são muito abundantes na região norte do Brasil! Peixes que raramante encontramos em outros lugares do país: filhote, pescada amarela, tucunaré, pirarucu, tambaqui...

Tantos nomes que me confundem um pouco! Alguns dsses abaixo não sei quais são não... Perguntei, não anotei e esqueci! Se alguém puder ajudar, agradeço.



Mais filhotes abaixo! Foi o peixe que mais comi na minha visita ao Pará: empanado, na telha, em bolinhos, etc... Veja a postagem sobre as comidas de Belém.



O peixe da foto abaixo é a pescada amarela. Muito saborosa, está presente em cardápios da maioria dos restaurantes.


Veja aqui as outras postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará

14 comentários:

  1. Que beleza não... lá com certeza o preço é bem melhor do que aqui pelo sudeste, e a variedade também é bem maior.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a postagem, estou preparando um seminário sobre pescados, posso usar suas fotos? Um beijo,
    Bruna.
    Grata.

    ResponderExcluir
  3. OI Bruna,
    Pode usar sim, mas não se esqueça de me dar os créditos, ok?
    bjs e boa sorte no seminário!

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem!!!! Amo a comida paraense, é uma pena que aqui em sp é dificil encontrar!!!
    Comi em Belem o Filhote com pure de macaxeira divino no restaurante perto do forte. Não vejo a hora de voltar e comer!!!!
    Um passeio gostoso tb é nas docas!!! Comida impecavel!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom gostou Úrsula!!
    Tem razão, muita comida boa em Belém e nas docas!! Também não vejo a hora de voltar!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummm so tem coisas boa em belem !!! estou morrendo de saudades

    ResponderExcluir
  7. Minhas próximas férias

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sou de Belo Horizonte e irei conhecer Belém no final do mês.
    Amo todos os tipos de peixe e será que eu consigo trazer algum de lá? terei 4 horas de voo e fico com receio do peixe ficar fora da geladeira esse tempo. O que vc acha?
    Agradeço,
    Jaqueciliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das peixarias que vi vendem também isopores para acondicionar o peixe. Pelo que sei eles chegam bem de viagem! :)
      Bjs e aproveite bastante

      Excluir
  9. ... bacana. Gosto de pescados (peixes para degustar), pois não sou muito "chegado" em pescarias (peixes para pescar). O bom de tuuudo isso é que, de facto, todos os peixes ainda não sabem disso...

    ResponderExcluir
  10. Ai que saudades que me deu, do meu querido e maravilhoso Pará, olhando essas delícias de lá... Obrigada pelas postagens, amei!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou de Brasilia, já morei em Manaus, gostaria de saber onde posso comprar pirarucu seco, paracui, jaraqui, sardinha agua doce, mesmo pagando o frete.
    grato

    ResponderExcluir
  12. À Amazônia, especialmente Belém, do Pará, irei em junho/julho, se Deus quiser!...., de carro, que sou viajante, sem pressa de chegar.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...