sábado, 8 de janeiro de 2011

Segurança Alimentar - Os 10 erros mais comuns na cozinha de casa

Gente, segurança alimentar é coisa séria! Mais da metade dos casos de contaminação alimentar tem origem nas nossas próprias casas e muitas vezes nem percebemos onde erramos. Trabalho com consultoria na área de restaurantes e sem querer estou sempre reparando na cozinha dos outros! kkkk Descupem-me mas não resisto!


Por isso resolvi listar aqui os dez erros mais comuns que vejo em casa de amigos e parentes (e na minha em momentos de descuido) para ajudar vocês a se livrarem dos perigos escondidos. Sem ofensas, ok?

Vamos lá!

1) Esponja da pia da cozinha sendo usada com produtos de limpeza pesada e impróprios como Veja - produtos de limpeza não devem ser usados em louças, são tóxicos! Uma vez em contato com a esponja essa deve ser separada para limpeza da casa ou descartada. Aproveitando a deixa, sabão em pó não é feito para lavar louças, ele também deixa resíduo tóxico - já reparou como sua roupa fica cheirosa por muito tempo depois de lavada... Quer envenenar sua família?!

2) Esponja de cozinha muito velha! Vejam a foto que ilustra essa reportagem! A esponja velha, encardida e ainda fedorenta foi confiscada da pia de alguém (que não entrego nem sob tortura!) e estava em uso para lavagem de louças. Socorro, é um travesseiro de bactérias não uma esponja!! Você pode deixá-la de molho em água clorada se não tiver condições de comprar outra, mas de modo geral esponjas deve ser trocadas pelo menos a cada quinze dias dependendo do volume de louças de sua casa.

3) Pano de prato - sua cozinha deve ter um pano separado para a louça e uma toalha para ser usada somente para as mãos. Há quem use um pano para louças e o mesmo pano para pegar panelas quentes, para mão e rosto e que na distração ainda vai parar pendurado na cintura ou no pescoço... Panos de prato devem ser trocados regularmente e em uma cozinha movimentada devem ser trocados todos os dias.

4) Lavar comida (folhas, frutas, carnes, etc) colocando-as dentro da cuba da pia - a pia da cozinha tem quantidade imensa de bactérias! Já houve um estudo que disse que a pia da cozinha é mais suja do que a privada de sua casa! Você lava comida no banheiro?? Então, seus alimentos não devem tocar a pia. Utilize bacias e/ou escorredor tipo de macarrão.

5) Comida sendo descongelada fora da geladeira de um dia para o outro e ainda ficam na pia por horas depois de amolecidas... O correto é descongelar o alimento dentro da geladeira. Se você esqueceu sua carne no freezer utilize o microondas ou coloque-a em saco bem fechado dentro de uma bacia com água por até duas horas. E utilize logo, não recongele!

6) A cozinha segura não tem espaço para aquela panela de feijão ou macarronada deixada em cima do fogão a tarde inteira para "esfriar". Gente, no verão de uma cidade como o Rio não vai esfriar nunca!! Coloque a panela em uma bacia com água gelada e/ou gelo para que esfrie mais rapidamente e geladeira na comida! Quando morei no Estados Unidos o peru era guardado na varanda, eu achava o máximo! Mas a temperatura era de menos 10° e não de 44°C!

7) Comida guardada na geladeira dentro de panelas. Panela de alúmínio é tóxica, não serve para armazenar alimentos - transfira-os sempre para uma pote de plástico, inox ou vidro.

8) Paninho de pia! Eu odeio, mas minha mãe gosta! Quando vou cozinhar tiro o tal paninho (normalmente novo e sem uso) com a ponta dos dedos e coloco no tanque... Um nojo, fica ali o dia inteiro juntando restos de comida e bactérias no tecido... Quem achar necessário deve lavá-lo diariamente e ferver ou colocá-lo em água clorada. Eu uso papel toalha, mas quando não tem e o paninho está por lá.... hihihi

9) Comida fora da geladeira por muito tempo - principalmente itens de café da manhã e lanche como frios e queijo que ficam na mesa esperando todos os integrantes da família acordarem... Ai, ai ai!! E ninguém sabe dizer porque o presunto da casa fica "estranho", gosmento e azulado de um dia para o outro... Sou neurótica com isso, faço meu sanduíche e antes de comer os ingredientes já estão de volta na geladeira.

10) Tampas de potes de plástico tipo tapeware, fundo de liquidificador, pás de batedeira, etc mal lavados. A crosta de sujeira difícil de retirar acumula bactérias!! Use escovas e paciência para limpar as partes difíceis, uma vez bem limpo fica mais fácil manter assim.

11) E para terminar, acho que 10 foi pouco...kkkkk Encontro muitas tábuas de corte em estado deplorável, de madeira velha demais ou de polietileno encardidas e corroídas! As de polietileno devem ser lavadas e muito bem esfragadas com solução clorada. A de madeira velha deve ser trocada por uma nova.

Solução clorada - 1 litro de água para 15 ml de água sanitária (aquela comum sem aroma e sem corante com 2% a 2,5% de cloro ativo).

Uma dica - Potinhos de plástico podem juntar bactérias que não saem com uma lavagem comum e a comida armazenada ali pode estragar mais rápido. Depois de lavar deixe seu potes de molho em uma solução clorada ou borrife álcool 70° e deixe-as secando naturalmente. Faça esse procedimento principalmente depois que algum alimento estragou dentro do pote.

Espero que essa postagem coloque você em alerta!! Quem tiver nojeiras para nos contar é só deixar um comentário abaixo. Adoro! hehehe

obs.
Nem conto para você o que encontro nos restaurantes por aí...

Que tal aprender um pouco mais sobre as especiarias? Índice de especiarias do blog

37 comentários:

  1. Esses 10 itens são exemplos bem comuns e interessantes. Trabalho com qualidade e segurança alimentar e sei bem o que cada um desses itens representa. Embora não seja possivel se livrar "100%" de bactérias e fungos dentro de uma cozinha, servem para deixar todo mundo atento pelo menos para o basicão. Ainda mais se você não dispõe de uma pessoa para higienizar frequentemente sua cozinha e também não pode contar com aqueles que moram com você. Eu mesmo já ouvi muitas vezes lá em casa "ISSO TUDO É BESTEIRA", a minha resposta vem quando bato a porta do banheiro: "ISSO TUDO È BESTEIRA, NÃO É?!"

    ResponderExcluir
  2. Andréa seu post foi muito bem pensado.Boa parte dessas medidas já adoto por experiência, mas confesso que derrapei no intem 9. Eu acho o café da manhã a refeição mais charmosa do dia, e agora nas férias que cada um levanda em um horário e eu gosto que eles encontrem a mesa posta, fica difícil aquele vai e vem da geladeira para a mesa e da mesa para a geladeira.Mas devemos pensar em nossa saúde não é mesmo?
    Eu só acrescentaria mais uma coisa nessa lista:
    Telinhas de proteção nas janelas e portas das casas térreas da cidades e zona rural que é o meu caso, e assim impedir que entrem moscas e contaminem os alimentos.

    Gostaria de colocar seu post em meu blog. Como faço?

    ResponderExcluir
  3. adorei o post..muito bom isso vai ajudar muita dona de csa a jpogar fora também aquelas buchas imundas da cozinha ..a aminha mesmo deixo ela limpinha na pia com uma solução de agua sanitaria ..mas depois de 20 dias ,,,jogo no lixo...pois elka deve ser descartada...e tem muita gente que usa ela até ficar no po né....bjinhos passa lá no blog para conferir as novidades bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, realmente há coisas nas quais nem pensamos... Confesso que descongelo muita coisa na "pia", eheheh... Pronto, lá terei de me lembrar de por a descongelar mais cedo para poder fazê-lo no frigorífico :)

    ResponderExcluir
  5. De nada gente! que bom gostaram do post!

    G. É isso mesmo, a maioria das pessoas nem liga para o que não vê!

    Lourdes - você é muito benvinda para colocar meu post em seu blog contanto que coloque o crédito e link para cá. É só copiar e colar o texto e acrescentar suas observações se você quiser.

    bjs em todos

    obs. Vou visitá-los assim que possível

    ResponderExcluir
  6. Comida descongelando fora da geladeira é caixão e vela, kkk....Excelente. Já sigo quase todos e os que me escapam vou seguir.

    ResponderExcluir
  7. Excelente seu post, apesar de alguns itens ainda me escaparem...sou teimosa, acho fundamentais todos os cuidados que você listou!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Andrea,
    Providencial esse seu post. Por mais que muitos de nós já tomemos alguns desses cuidados, o alerta é fundamental. Podemos até brincar com receitas, mas com comida, não se brinca.
    Abraço
    Cassio Barros
    Entre Temperos e Palavras

    ResponderExcluir
  9. Ei, Andrea....
    Ótimas as suas dicas, é sempre bom lembrar... por mais que a gente tome muito cuidado, acaba escorregando em algum ítem, ne?! Aqui em casa eu troquei as tábuas de polietileno por uma de vidro que não acumula sujeira nenhuma (só acaba com o corte das facas, mas vale a pena!).
    Um beijão!
    Raquel

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post Andrea.
    Tudo verdade o que você escreveu e é super importante a gente se lembrar disso tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Andréa,
    Muito bem pensado este post. Eu tenho pavor de esponjas nojentas, aqui em casa eu sempre estou trocando, às vezes até com menos de 15 dias (meu marido diz que sou paranóica, rs). E as esponjas usadas nos banheiros eu compro de cor diferente das que são usadas na cozinha para não correr o risco de serem trocadas, Deus me livre, rs.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Que bom todos vocês se preocupam com a segurança alimentar!!
    bjs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  13. oi flor tem que preocupar ne ...não adianta ter uma comidinha linda e maravilhosa se ela não esta bme poer dentro né
    amiga uma vez eu vi uma culinarista dizendo que para um bolo de cenoura ficar perfeito tem que usar apenas 2 cenouras média e não é que deu certinho..o meu sempre solava ...agora não sola mais ...chega fica aerado...uma delicia mesmo
    adoro seu blog tem dicas valiosas
    bjinhos

    ResponderExcluir
  14. TERE-otimo seu post, sou viciada em limpeza e corro das bactérias rsrrs ja fiz um curso de manipulação de alimentos e foi muito bom, meu namorado fica bravo porque sou maníaca, mas sabe que sempre esqueço é de olhar as datas de validades dos alimentos e ele quer me esganar rsrsr com razão,ai eu digo ninguém é perfeito...
    beijos de Luxembourg-

    ResponderExcluir
  15. Sadhia,
    Obrigada pelas dicas, vou tentar fazer bolo de cenoura outra vez um dia desses!

    Anônima,
    Que bom gostou do post! Todo mundo erra alguma hora, não é? hihihi

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, explica de uma forma simples e bem eficaz de nos livrarmos de obtermos muitas DTA's. Pra mim que estudo segurança alimentar do primeiro semestre ao ultimo na faculdade, com essas dicas fica muito mais facil segur as regras.

    ResponderExcluir
  17. Andréa querida amei seu post, e como vc disse no final 10 são pouco. Alguns itens que vc mencionou, a maioria deles, não faço, odeio esponja nojenta na pia, argh! troco as minhas de 15 em 15 dias, ja compro de pacotão hehe. No caso das verduras concordo com vc, jamais lavar dentro da pia, é muito nojento, enfim a maioria estou fazendo direito, agora uma coisa da qual eu desconhecia era sobre o Veja, acho um absurdo que exista pessoas que lavam suas louças com sabão em pó, mas Veja, não sabia que não podia, adoro lavar as panelas com veja, pois ele retira bem a gordura, mas sabendo disso não vou usar mais.E aprendi com meu pai que as cozinhas dos restaurantes infelizmente são assustadoras pela enorme quantidade de sujeira que tem. Ele foi garçom por 30 anos e sei de cada coisa cabeluda que é de arrepiar kkk
    Adorei seu post, muito bom mesmo. Bjos

    ResponderExcluir
  18. Também tenho pavor de paninho de pia!!!! Vou imprimir seu post e dar de presente pra um monte de gente rsss. Bjos

    ResponderExcluir
  19. Tábua de corte de madeira é anti higienico, não basta apenas trocar por uma nova, a madeira retém água do alimento, é ótima para crescimento de bactérias,JAMAIS use tábuas de madeira,muito menos de plástico, utilize de vidro, e se tiver a oportunidade, use de inox, as únicas recomendadas.

    ResponderExcluir
  20. Toda vez que faço um café, jogo o resto da água fervente na esponja e no ralo da pia.

    ResponderExcluir
  21. E as pessoas sempre culpam a comida da rua quando arranjam uma com infecção intestinal mas em casa muito dos cuidados são negligenciados .EU considero horrivel sacola de supermercado dentro da geladeira .

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu post, tudoo isso faço em casa. Sou microbiologista e estou em acordo com todos os itens, e este comentário de usar água fervente é bem pertinente, em pesquisa que eu fiz a água a 100ºC por 4 min. é eficaz para redução quase 100% da carga microbiana da esponja.

    ResponderExcluir
  23. Ai meu deus... isso tudo aí meu sogro e sogra fazemmm...nossa tenho um NOJO de comer lá q vcs nem imaginam. Meu sogro usa o pano de prato pra limpar o suor do rosto e boca, e a cor dos panos de prato q eram brancos é CINZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!A tábua de churrasco...é nojentamente lotada de mofo. As grelhas da churrasqueira ficam lotadas de pelos do cachorro...o pior é q eles são muito bem de vida, o pior é rico porco. pobre vá lá....

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas!

    Também tenho neura com essas coisas....

    ResponderExcluir
  25. Quando vi a foto da esponja fiquei com o mesmo sentimento de quando vou almoçar na casa de algum amigo e, por retribuição, decido lavar a louça.
    Eu sofro (e muito) quando dou de cara com uma esponja dessas! O pior é que depois fico pensando: se tivesse visto isso antes, não beberia nem um copo d'água....rs

    Meus panos de chão são mais 'brancos' que alguns panos de prato que vejo por aí.
    Enfim, não sou perfeita mas sou 'fresca', e isso me garante alguns cuidados! hahaha

    Adoro seu blog.

    Beijos,
    Kika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe Na casa dos outros eu já relaxei Kika! É o melhor a fazer...
      Que bom que curte meu blog!
      bjs

      Excluir
  26. Adorei a parte que vc tira o paninho da pia com a ponta dos dedos... rsrsrs Eu pensei que só eu fizesse isso na casa da minha mãe. Eu tb coloco no tanque mas é só eu sair da cozinha que lá volta o paninho rsrsrsrs. Mas pra piorar a situação, ela ganhou um suporte de esponja que só se encontra nos EUA (graças a Deus mas infelizmente as pessoas que viajam , trazem ...). Fica preso com ventosas à cuba da pia. HORRÍVEL.

    ResponderExcluir
  27. kkkk o meu por mais que sei derrapo no pano da pia kkkkk odeio pia molhada kkkk .Essa dica vou por lá no meu blog, tem muitas pessoas que a gente fala e não escuta, derepente lendo se toca kkk. bjs

    ResponderExcluir
  28. Esponja velha e fedida e muito nojento, fervo a esponja da cozinha pelo menos uma vez na semana e troco a cada 15 dias. A primeira vez que fui na casa de uma pessoa da família do meu marido quase tive um ataque cardíaco, quando vi a pessoa pegar a esponja da pia da cozinha para limpar o banheiro que nojo!!! não resisti e falei pra pessoa... ora se não aprendeu ainda há tempo de aprender....higiene é fundamental.

    ResponderExcluir
  29. Andréa... entao preciso que vc faça um favor enorrrrme.
    Sou tipo do seu jeito.. essas coisas me dao nojo.
    Espero q vc faça uma materia de nao lavar as vasilhas alimentares de animais na mesma pia q lavamos nossas louças e com a mesma eaponja, minha sogra faz isso...e isso me deixa indignada.
    Obrigada
    Grande bjo

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma dúvida...
    E se jogarmos fora a água suja daquelas panelas que ficaram de molho (para lavar mais facilmente), na privada? Tem algum risco das bactérias da privada forem pra panela ou algo assim?
    Obg, adorei as dicas ^~^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou! Olha, nunca havia pensado sobre isso, mas acho que pode respingar né?! Acho melhor evitar.
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  31. Eu morro de nojo de esponjas nesse estado,quando vou a cada de uma certa pessoa,até levo um pacote, ainda bem que eles gostam e trocam na hora quando ñ levo compro lá, mas eles enfiam ela em tudo ,nem retiram o excesso de sujeira e acabam com ela em dois dias, por isso que não trocam nunca.a minha tomo todos os cuidados e troco toda semana e ñ gosto de ver ninguém mexendo na minha pia. Todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir
  32. Gostei das dicas. Sou bem criteriosa com limpeza e dizem que sou exagerada. Mas independente disso, continuo de olho em tudo, nos mínimos detalhes. Um exemplo, que não sei se foi citado aqui, pois não li todos os posts, é aquela concha de pegar sopa colada no cabo. Aquele vão sempre fica sujo e por isso até escondi a peça e comprei outro que é uma peça inteira sem junções. Problema resolvido.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...