terça-feira, 14 de junho de 2011

Utensílios de cozinha - zester


Zester é esse utensílio da foto que tira facilmente, quando de boa qualidade, a casca do limão ou de outro fruto cítrico, que sai em tirinhas e sem a parte branca do fruto, que é amarga.

Faz tempo que eu não posto sobre utensílios aqui no blog! E ninguém me lembrou... Outro dia, na aula da Chef Cris leite, ela falou sobre o zester e comentou que nem todo mundo conhece. Aí lembrei dessa coluna esquecida e agora reativada.

O zester é super útil na cozinha principalmente quando você usa muito limão, laranja ou frutos cítricos em geral. A casca deve ser retirada com a fruta inteira e bem lavada e depois pode ser cortada ao meio para a extração do suco.

É importante não confundirmos a palavra zester com zest:

(citrus ou lemon) Zester
é o utensílio que remove o zest

Zest
é a casca de fora (sem a parte branca) de frutos cítricos como limões e laranjas em qualquer formato: tirinhas, pedaços, ralada e por aí vai.

Desconheço algum nome em português para o utensílio por isso utilizo o inglês, alguém o conhece por outro nome? Também não temos um apelido chique para nossas casquinhas de limão, que pena!


Olha ele aí de corpo inteiro! No seu último momento estrela! Depois das fotos para essa postagem eu me distraí e minha cachorra roeu o cabo do coitado... (que ódio!)

Um dia desses falo sobre como e onde utilizar o zest. Enquanto isso veja uma receita deliciosa de massa com bacon, creme e cascas de limão.

20 comentários:

  1. Esse ja ta minha lista faz tempo rsrsrs Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. realmente é muito bom!!!eu tenho um que adquiri a alguns tempos e é maravilhoso mesmo..bom colocar..pois quem não conhece sabe a maravilha que é..bjus

    ResponderExcluir
  3. É super útil mesmo. Além de ser prático, impede ficar tirando aquele branco da casca que dá o amargo! Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Oii Andréa !!:) Eu tenho um zester em casa e não sabia o nome...!Chamava-o de ralador de casca, mas agora você me ensinou e eu já sei o nome correto ..rsrs Ele é ótimo porque ajuda bastante a retirar casca dos cítricos com muita facilidade e rapidez! Obrigada !! Beijos grandes , Tereza!

    ResponderExcluir
  5. Estou chegando aqui agora e pelo que olhei já me identifiquei com o blog! Vou seguí-la, ok?!
    Te achei no blog da Fabi...
    Bjooos
    Cae
    caefernandes.blogspot.com

    Desculpe comentar como anônimo, mas é que a minha conta do Google anda maluca! rsrs
    Visite meu blog.

    ResponderExcluir
  6. É ótimo mesmo!!!
    Ajuda muito!!!
    Tenha um ótimo dia!
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. eu uso muito, tambem desconheço o nome em portugues. bjs

    ResponderExcluir
  8. Muito pratico, adorei!! Boa semana. Marta.

    ResponderExcluir
  9. Ah essa de distrair um pouquinho e uf!! eu conheço muiiiito bem, são todos iguais!! Descobri s/blog pelo google pesquisando sobre cardamono que ontém comprei por engano em vez de cúrcuma, que também não conheço bem, e estou gostando do que li e voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  10. Que divertido! não conhecia esse não. mas as cascas ficam imensas, né? deve ser divertido para decorar.

    ResponderExcluir
  11. Meu zester está esquecidinho ultimamente, mas é muito bom.

    ResponderExcluir
  12. A todos super obrigada pela visita!!

    Cae - seja benvinda a minha cozinha!

    Wilma - a cúrcuma deve ser a especiaria do mês de agosto aqui no blog. Não perca!

    Carol - a casca fica em tirinhas. Bom para quem faz casca em açúcar...

    bjs em todas

    ResponderExcluir
  13. Andréa, que blog gostoso de ler, adorei! Uso muito meu zester, é incrível como nos acostumamos com esses pequenos utensilios, né? Já estou seguindo o Aromas e Sabores! Te convido a conhecer o meu blog, Gourmandisme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. É com ele que descasca a cenoura e deixa ela bem fininha?

    ResponderExcluir
  15. Oi josé,
    Normalmente a cenoura bem fininha é cortada na faca mesmo... O zester não serve para descascar mas acredito que você possa usá-lo para fazer tirinhas sim, ainda não tentei.
    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso meu zester na CENOURA e na ABOBRINHA ... fica uma lindeza

      Excluir
  16. Muito show o blog. Achei meio que sem querer, vagabundando pela net, rss. To desempregado, e enquanto procuro algo nos sites de agencia de empregos virtuais, e estudo (enquanto ainda posso pagar) logo após almoçar, nada melhor que passear na net e ver lances maneiros e úteis postados de forma simples e direta. valeu!!!

    Rogê

    ResponderExcluir
  17. muito legal o blog. quanto ao nome em portugues fica bem menos chic pois o nome seria raspador, enquanto o produto final seriam as raspas do produto. mas as receitas ótimas e as colunas também muito interessantes meus parabens

    Guilherme

    ResponderExcluir
  18. Onde encontro para comprar? Não tenho encontrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marlene,
      Eu só vejo para vender em lojas mais sofosticadas como a Spicy e Doural...
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...