terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ingredientes - Banana da terra verde


A banana-da-terra, também chamada de pacová, é bastante consumida aqui no Brasil, principalmente frita, mas de modo geral ela é usada madura. Em partes da África e América Latina ela é muito usada na culinária quando ainda verde e em preparações salgadas. Eu raramente consigo encontrá-la verde aqui no Rio, a da foto foi a menos madura que encontrei! Na verdade no verão passado comprei uma mais verdinha, mas não pude usá-la de imediato e ela ficou amarela no dia seguinte. Dessa vez fui mais esperta e coloquei na geladeira...

Um dos pratos mais gostosos e simples de fazer com elas são os tostones - banana-da-terra verde, frita e salgada, como uma batata frita.

A banana-da-terra é rica em carboidratos, fibras e em alguns minerais como o potássio e o magnésio. Tem mais betracaroteno que outras bananas e é rica em vitaminas A, B e C. Quando consumida verde ela é rica em carboidratos complexos que são absorvidos lentamente pelo corpo e contém uma quantidade muito pequena de açúcar. E também quando verde possui enzimas que podem melhorar problemas de úlceras estomacais.

Ao contrário de outras espécies de banana, a da terra não deve ser consumida crua, tem poupa firme mesmo quando madura e normalmente tem de ser descascada com uma faca.

E você, como consome a banana-da-terra como? Já provou verde?

2 comentários:

  1. Andréa,
    Utilizamos muito aqui também mas com o nome pacovã ou pacovan, é deliciosa e muito saudável.
    Abraço
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga, bom dia!

    Adoro banana da terra, e hoje mesmo tem uma receita no EternosPrazeres usando essa banana.

    Pra dizer a verdade, verde nunca comi, pois me lembro sempre da minha vó que dizia: banana da terra só se pode comer quando ela está preta por fora...mas vou provar dela verde sim, fiquei curiosa!

    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...