segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Café da manhã bem inglês, vegano e nostágico


Torradinhas de pão integral com tomates grelhados e cogumelos frescos refogados. Uma refeição vegetariana, apetitosa e saudável para começar o dia. Ou comer a qualquer hora! Esse prato é mais uma pequena contribuição para o movimento segunda sem carne.

Da última vez em que fiz cogumelos o aroma forte me surpreendeu e na mesma hora me fez lembrar desse café da manhã que eu preparava quando morei na Inglaterra. A família para quem eu trabalhava sempre comia essa prato pela manhã.

Desconfiei da primeira vez que fiz, pois nunca havia visto tomates fritos nem cogumelos gigantes e escuros, mas adorei e sinto saudades! Deve ter sido ali que comecou minha apreciação pelos fungos... Esses champignons não são iguais aos ingleses, mas estavam muito saborosos e aromáticos.


Para preparar é muito simples:

Basta grelhar dos dois lados fatias grossas de tomate em azeite com um pouco de sal até aquecer e cozinhar um pouco. Refogar os cogumelos frescos também em azeite e servi-los quentinhos com torradas feitas com seu pão favorito. Como eu gosto de um temperinho usei meu sal de ervas.

Variações

Utilize o cogumelo fresco que quiser ou que estiver disponível ou um mix com seus favoritos. Gosto de ser bem flexível, mas me recuso a recomendar champignons em conserva para essa receita!!
Quem não é vegano/vegetariano pode acrescentar um ovo frito ou queijo ao prato.

8 comentários:

  1. gosto de grelhar o cogumelo com um fio de azeite e alho picadinho, depois espremer um limão em cima...fica muito muito bom...

    ResponderExcluir
  2. não sou mt fã de champignon mas ainda assim parece ter ficado ótimo!

    tem novo post e sorteio!
    http://www.ajoaninhadeverniz.com

    ResponderExcluir
  3. Andréa,
    De certeza é uma receita muito saudável, tendo azeite, cogumelos, pão integral, tomate e saborosa.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito apetitoso, adoro tomates fritos, mas só havia experimentado os verdes.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. OLÁ ANDRÉA!
    ÓTIMA SUGESTÃO, ADOREI!

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  6. Parece muito bom... Comi cogumelos no café da manhã em Portugal e fiquei apaixonada... mas eram escuros, os daqui são claros.

    ResponderExcluir
  7. Gicelda Carvalho Teixeira3 de setembro de 2020 às 06:53

    Amo essas receitas, com o toque da natureza.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...