sexta-feira, 2 de março de 2012

Queijos especiais - Pecorino em várias formas



O queijo Pecorino, de origem italiana, não tem uma forma ou um sabor somente como costumamos pensar. Pecorino é o nome dado aos queijos feitos com leite de "pecora", ou seja, de ovelha. O mais conhecido no Brasil e no mundo é o Pecorino Romano, queijo de massa dura e de sabor forte, mas que não está nessa postagem hoje.

Os queijos que trago para vocês são bem diferentes e foram trazidos da Itália por um casal de amigos. Não é bom ter amigos pessoal?! Agora está virando hábito, cada um que viaja traz queijos e outros quitutes para o grupo provar. Só assim minha coluna de queijos vai para frente!

Olhe que interessante! Esse primeiro queijo é envolvido em cinza e tem massa muito dura e seca. E por incrível que pareça o sabor é bem suave! Dos três foi o que menos gostei devido à textura.




O queijo abaixo parece inofensivo mas tem sabor parecido com o do potente Pecorino Romano, mas sua massa é bem mais macia. Dentro de um pãozinho ficou show!




O terceiro ganhou a galera que é super fã de queijos de mofo azul! O aroma é forte do tipo "chulé" e o sabor super potente, daquele que tem conexão direta com o cérebro! Foi até difícil comê-lo puro, mas em cima de uma torradinha... Adorei!

A textura é bem mais seca do que o gorgonzola e tem cor amarelo escuro indicando que foi bem maturado.



As marcas dos queijos? Não anotei pessoal! Deveria ter anotado mas fui degustar e esqueci...

2 comentários:

  1. hmmm , um prato de queijos delícioso...

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmmm entre os queijos italianos o pecorino é o meu favorito, esse segundo que vc colocou... Fica perfeito com uma fatia de pêra ou então de maçã Melinda... Delíciaaaa!!!!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...