quarta-feira, 6 de junho de 2012

Boulangerie Guerin - Confeitaria gourmet no Rio de Janeiro



A Boulangerie Guerin é a mais nova padaria/confeitaria gourmet da cidade, ela abriu faz alguns meses mas só domingo passado consegui conhecer. O dono do lugar, o francês Dominique Guerin, foi chef de Patisserie do renomado restaurante Le Pré Catalan e do hotel Sofitel, por isso a abertura da loja foi super aguardada. Inaugurou com filas imensas por semanas, com os produtos se esgotando rapidamente e muitas críticas. Ainda bem que não fui logo. As filas continuam mas parece que os produtos estão se acertando.

O espaço é bem bonito, a cozinha é envidraçada e você pode ver a produção. Mas o local é pequeno para a demanda, acho que não esperavam esse sucesso todo. Foi difícil escolher o que comprar porque a fila fica à frente da vitrine de doces sem espaço para passar. E os pães então? Você só consegue dar uma olhadinha quando já está na sua vez. O atendimento foi atensioso e rápido, mas um pouco enrolado, senti falta de prática e preparo. Meus croissants entravam e saíam do saco e quase foram ao chão por algumas vezes.




Entre os lindos doces que não param na vitrine, há tarteletes de vários sabores, éclairs(bombas), mil folhas, musses, macarrons. Trouxe alguns para casa para provar com calma. Uma tartelete de morango que estava divina, voltaria lá só por ela, e uma de chocolate belga que adorei. A torta de maçã estava boa mas esperava mais.

Gostei do mil folhas, das madeleines, do croissant, que devorei ali mesmo, e do pain au chocolat, mas já comi melhores na cidade.

A baguete estava muito saborosa mas achei um pouca dura, difícil de comer. Soube de gente que odiou e parece que estão demorando para acertar o padrão. Ela pode não estar perfeita ainda mas é mil vezes melhor que a da padaria da minha esquina e tem aquele cheiro azedinho de pão fermentado que eu adoro.



 
Não pude provar outros itens como brioche e esses outros pães lindos da vitrine. Mas para uma visita só acho que já comi demais!


A grande ironia é que a loja fica exatamente em frente ao meu endocrinologista que tenta me convencer a comer menos doces e menos carboidratos. Com certeza voltarei mais vezes! Como consolo posso dizer que os doces tem menos açúcar que o nosso doce padrão. Posso então comer mais de um, não é doutor?






A loja tem alguns banquinhos com balcão na entrada para quem quiser comer ali mesmo e tomar um café. Para levar apra casa os quitutes são bem acomodados em linda caixas de papelão e sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Ponto para a Guerin!


Espero que com o tempo a produção se acerte bem como o atendimento. A cidade merece uma excelente Boulangerie e eu também!

Boulangerie Guerin
Av. Nossa Senhora de Copacabana 920

9 comentários:

  1. Olá!!Andréa.
    Obrigada pela visita no meu cantinho,adorei.
    Nossaaa!!Quantas delícias menina,fiquei só imaginando os sabores..Hummm!!
    Bjinhos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a loja.. eles tem uma coleção de guloseimas lindas na estante. =) Vou anotar o endereço..

    ResponderExcluir
  3. Andréa, apesar de não morar tão distante, nunca estive no Rio. É uma vergonha falar isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Tudo parece maravilhoso, deu até fome...

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido bastante elogios. Ainda não fui conhecer, parece bem gostosinha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Andréa,

    Infelizmente tenho q discordar de vc, comi um croissant e não gostei, achei muito tostado, meio duro e sem sabor, a tartelete era uma camada generosa de massa e praticamente nada de recheio. Os meus tios tb tiveram a mesma opinião q eu, não achei q vale o preço alto dos peodutos. Fui tomar café num bistro francês em Brasília e nem se compara, o croissant chega a derreter na boca de tão bommm! Essa é minha opinião, diferente de tantos q vão lá fazer fila.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Roberta que você teve uma experiência ruim! Parece que a produção ainda não se acertou e cada dia os produtos estão de um jeito... Eu adorei o meu, mas vou voltar lá para conferir outras vezes!
      bjs

      Excluir
  7. Entrei lá e fiquei completamente perdida...não sabia se eu pedia ou se pegava os produtos, loja cheia e ninguém pra me informar nada...

    ResponderExcluir
  8. Eu adoooorei os croissants, ao morder o primeiro senti que morri e foi pro céu - aliás senti que estava em Paris, iguaizinhos, até aquele meio que úmido, que NENHUM croissant fora da França consegue. Tudo cheiroso e maravilhoso. O que temos que descobrir é qual a hora que fica mais vazio. Berenice

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...