terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como manter as especiarias sem gorgulhos e bichinhos




Eu cuido de minhas especiarias com todo o carinho e cuidado possíveis, mas às vezes ainda me surpreendo com gorgulhos e bicinhos intrometidos e que sem nenhuma cerimônia comem e destroem meus temperos importados!

Essa postagem é para falar um pouquinho sobre esses bichinhos e como evitar que esses invasores super inconvenientes apareçam onde não foram chamados.

Apresentações

Gorgulho, o astro da foto acima, é uma espécie de besouro bem pequeno que costuma aparecer em farinhas e teoricamente não faz mal nenhum para os humanos. Mas arruinam nossas especiarias! É também chamado de caruncho.




Esse outro bicho cujo nome eu não sei, uma espécie de traça, andou atacando aqui em casa e destruiu rapidamente e sem dó meu pote de páprica marroquina.

Quando abri o pote eles voaram na minha cara. A apresentação não precisava ser tão íntima!

Fora esses meus dois conhecido existem muitos outros insetos que se desenvolvem em grãos, farinhas e temperos.




Vamos aos cuidados?

1. Armazene suas especiarias em potes bem fechados. Aqueles saquinhos finos onde algumas são vendidas não são embalagens próprias. Veja aqui algumas ideias de potinhos para armazenamento. Os bichinhos voam, por isso passam facilmente de um lugar para o outro e furam o saco.

2. Armazene as especiarais em locais secos. Para se desenvolver esses insetos precisam de umidade.

2. Mesmo deixando o pote bem fechado alguns ovos/larvas ou até os insetos podem já ter vindo no tempero. Quando eu compro especiarias importadas ou mais caras, deixo-as por uns 5 dias no freezer. A temperatura baixa mata os insetos, mas pode não matar os ovos completamente. De qualquer maneira eu tento!

3. Outra forma de matar os ovos é aquecendo as especiarias em fogo bem baixo por alguns minutos, mas para funcionar a temperatura deve chegar a 80° C. Esse processo faz com que as especiarias tenham uma vida de prateleira mais curta. Só faça isso com pequenas quantidades de especiaria, ou em algo de consumo rápido. As indianas colocam seus temperos no sol de tempos em tempos por algumas horas.

4. Desinfete seus potes com cloro, principalmente aqueles onde já aparecerem bichinhos.

5. Inspecione seu armário com regularidade.

6. Especiarias que foram irradiadas têm menos chance de virem contaminadas, já que a radiação também mata as larvas.

7. Em compensação especiarias vendidas a granel são as mais suscetíveis.

8. Ao comprar especiarias inspecione os saquinhos à procura de furos e ou pó.


Deu bicho, o que faço?

Especiarias comuns simplesmente jogue fora. Afinal não faz parte de nossa cultura comer insetos...

Mas quando os gorgulhos aparecem em algum especiaria mais cara e que não tenho como comprar aqui no Rio eu simplesmente peneiro bem e aqueço em frigideira seca por alguns minutos. Continuo usando até que consiga comprar outra. Na minha comida, ok?


De quais especiarias eles gostam mais?

Ainda não vi gorgulhos em pimenta-do-reino, canela, lavanda, cravo e cardamomo.
...
Em compensação elas amam todos os tipos de páprica e de pimenta vermelha, mesmo as mais picantes. Cuidado extra com essas.

Eles também curtem algumas ervas secas, eu não consigo manter um estoque de hortelã desidratada...


32 comentários:

  1. Essa é uma ótima dica! Tenho perdido tantos tempreros e especiarias... Mas agora isso não vai mais acontecer!
    Beijos e obrigada pela dica!
    Camila.

    ResponderExcluir
  2. o outro bichinho, parece ser a traça dos cereais - é mesmo uma praga!
    Dá na farinha, no chocolate em pó tb! Na farinha, coloco dentro do pote algumas folhas de louro, parece q eles não gostam... No chocolate ainda não descobri!
    Lala.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, eu costumo comprar especiaria em pouquíssima quantidade e passo tudo para potes de vidro. Quando estou cozinhando, perto do fogão por exemplo, não deixo os potes por perto, assim ficam longe da umidade. Beijão, mariacarambola.

    ResponderExcluir
  4. Tenho odio da traca da segunda foto, elas acabaram com a minha paprica importada, e acabam com as minhas farinhas, a unica coisa que faz efeito aqui em casa e por na geladeira, odio mortal, bju

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi gorgulhos no meu cardamomo! Eles o destruíram! E a minha tandori masala virou a festa do gorgulho feliz! Gostei da dica do freezer, vamos ver se ameniza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No cardamomo? Que fino esse gorgulho, gosta do que é caro! :) aqui nunca deu...
      bjs

      Excluir
    2. Aqui em casa eles arruinaram meu cardamomo tbm e dentro da geladeira, agora gostaria de saber se no acafrao da essas pestes!🤨

      Excluir
    3. Dá sim...que sofrer, eu tinha bastante e pesquisando aqui encontrei vocês. Acredito que perdi tudo o que tinha.

      Excluir
  6. Meninas,
    Eu também tenho ódio desses bichos! Eles parecem preferir as especiarias mais caras e as que a gente mais gosta... :(
    Obrigada a todas pela visita
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa Andréa, nunca encontrei bichinhos no tempero, achava que por ter cheiro forte, eles não gostavam...rsrs Mas em compensação ano passado comprei uma amêndoa laminada que vem num potinho fechado, e ao abrir p/ minha surpresa uma bela família vivia lá...rsrsrsrsmorri de rir quando descreveu o encontro com as traças...rsrsrsbjinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando estou no Brasil, já encontrei bichinhos em temperos, mas não é muito frequente. Já a farinha de trigo, uma praga! As vezes a farinha nem ta guardada há muito tempo e quando abrimos ja ta com bichinho. Concordo que a umidade seja um fator primordial para essa praga, pois aqui na Coréia, que o tempo só é umido como aí durante dois meses no ano, isso não acontece. Tenho temperos que já estão perto do vencimento e nada...
    Adorei seu post, super informativo com ótimas dicas, vou aplicá-las qdo voltar pro Brasil (breve)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte poder manter as especiarias longe de bichinhos...
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      bjs

      Excluir
  9. Ótimas dicas! Tenho tido esse problema com farinhas, e esses bichinhos se espalham muito rapidamente. Vou aproveitar essas dicas para minhas farinhas tb!

    ResponderExcluir
  10. Tive o mesmo problema na minha casa, os carunchos invadiram minha despensa. Fui procurar uma solução caseira e descobri que eles ODEIAM FOLHAS DE LOURO!!! Isso mesmo, o tempero!! A dica é, depois de limpar os armários, espalhar as folhas de louro frescas pela despensa. Quando estiverem secas, troque por novas. Testei e tem funcionado bem, inclusive com as folhas mais secas!!

    ResponderExcluir
  11. Puxa! sofri um ataque "fulminante" na minha despensa, mas o pior foi nos temperos, que estavam em outro lugar da cozinha, só pra informar: tinha uma colônia, hiper populosa, na salsinha desidratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salsinha, coentro e cebolinha desidratadas eu já desisti. Perco todas para esses bichinhos malditos.

      Excluir
  12. Olá! Hoje estou muito aborrecida porque descobri que esses malditinhos carunchos invadiram minha cozinha. Todos meus temperos acabados e dentro dos armários está cheio. Vou jogar tudo fora e lavar potes. Tristeza...

    ResponderExcluir
  13. Encontrei na minha amêndoa laminada. Será que lavo e mando ver? ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe na Amêndoas laminada é sacanagem! Eu lavaria e daria uma tostada nela antes de comer... Melhor bicho tostado do que vivo!
      bjs

      Excluir
    2. Adorei seu Blog! Já está nos meus "Favoritos"

      Excluir
  14. Bom dia,que tristeza,aki a minha despensa não tem umidade,e msm assim tem esses nujentinhusss..:(
    Adorei as dicas mensionadas,obrigada...

    ResponderExcluir
  15. Pois é aconteceu a semana passada ter tido um encontro de 3ºgrau com esses malandrecos! Estavam a confraternizar no meu arroz. Grande festa!!!!?!!! Mas também lhes dei uma festa de arromba!!! Depois de tudo limpo, espalhei nas prateleiras pó de cravinho e bicabornato de sódio. Outra dica é borra de café seco. Eles odeiam. Obrigado pelo post. Aprendi imenso!Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa deu no chimichurri desidratado. Mesmo o pote sendo de vidro e estando fechado :(

    ResponderExcluir
  17. Aqui em casa tava uma praga no cheiro verde e nas ervas finas, ódio mortal, e ja tava indo pra outros alimentos, infestando mesmo, fiquei muito irritada de vdd!AMEI as dicas vou adotar pra não acontecer mais!

    ResponderExcluir
  18. Apareceu na minha cūrcuma.Costumo comprar a granel. Da próxima vez vou colocar no freezer.

    ResponderExcluir
  19. Ola bom dia, nossa então é normal, meninas comprei na feira o chimichurri e coloquei no pote, e quando fui usar, tinha um corozinho e tipo umas teias, ai que nojo, vou na feira pra trocar, o que vc acham ?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...