sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Queijo Purple Moon - Estados Unidos




Eu provei esse queijo ano passado quando estive no Colorado, Estados Unidos. Voltei para casa, não anotei o nome do queijo e esqueci. Cismei que ele se chamava "Blue Moon" e não encontrava informações sobre ele de jeito nenhum... Por isso só estou publicando agora!

Esse é um dos queijos que nascem normais, mas que são então deixados em infusão em vinho ou outra bebida alcoólica para adquirirem uma camada externa colorida ou mais escura e um sabor diferente da bebida.

Há queijos do mundo inteiro feitos com bebidas alcoólicas, com vários tipos de vinho: tintos, brancos, proseccos, barolos, do Porto, etc. e também com cerveja, cidra, e até com a sueca Aquavit. Os queijos podem ser produzidos ja misturados à bebida, deixados em infusão ou também lavados com ela.

Esse Purple Moon é americano, feito a partir de um queijo cheddar branco maturado por seis meses e deixado em infusão em vinho tinto da Califórnia. Seu sabor é muito interessante, me senti comendo queijo e tomando vinho ao mesmo tempo. Na parte interna senti o sabor forte do queijo e na parte externa um adociado ligeiramente alcoólico.

É um queijo perfeito para ser degustado como petisco, puro em cubinhos ou com biscoitos e pães.

Consigo também imaginá-lo derretido em sanduíches, mas pensando muito bem para combinar os sabores.

Algumas queijarias brasileiras produzem queijos feitos com vinho. Ainda não tive a oportunidade de provar.



2 comentários:

  1. Nossa, adoro queijos! Aqui no sul tem uma festa anual de degustação de queijos, que é maravilhosa, esse eu não conhecia. bjs

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Santa Catarina, na BR 282, próximo a cidade de São José do Cerrito existem uns comércios que produzem este tipo de queijo, é muito bom!!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...