quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cobertura de merengue para tortas



Quem não gosta de marshmallows, suspiros e afins levanta a mão!! Eu adoro gente! Quando era comissária comprava potes de cobertura de marshmallow para sorvete e comia às colheradas no avião... Formiga aérea.

Mas essa receita de hoje, que aprendi na faculdade, é para ser usada em tortas, pavês ou doces. É bem fácil de fazer, para não errar o ponto é só medir os ingredientes com cuidado.


Onde usar a cobertura de merengue?

Na cobertura ou recheio de qualquer tipo de torta como de brigadeiro, coco, abacaxi, nozes, etc... Em doce de banana, pavê com frutas e onde mais usa imaginação permitir.


Ingredientes

150 g de claras
300 g de açúcar

Modo de preparo

Misture as claras com o açúcar em uma panela ou tigela de metal, que possa ir ao fogo.

Leve a mistura ao fogo baixo, mexa sempre e deixe aquecer. Para controlar a temperatura eu coloco o dedo dentro até que ela fique quentinha, mas sem me queimar. As claras devem ficar quentes, mas sem cozinhar. Caso você tenha um termômetro de doces retire do fogo quando atingir 70° a 80° C.

Leve as claras à batedeira e bata bem até que encorpem e esfriem.

Utilize em seguida como desejar.


Dicas

Utilize sempre o dobro de açúcar para a quantidade de claras. Dessa forma você pode usar quantas claras quiser. É só pesar e medir o dobro de açúcar.
Pesando é a melhor maneira de fazer com exatidão. Mas quem não tiver balança pode medir o açúcar com aquele copo medidor. Cada clara de ovo grande tem em torno de 35 g.

12 comentários:

  1. olá, amo essa cobertura, mas sempre tive uma duvida. O bolo confeitado com ela pode ficar na geladeira? Essa cobertura pode congelar? desde já agradeço. Míriam Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam,
      Pode ficar na geladeira sim! Nunca tentei congelar, por isso não posso lhe responder, só tentando... Mas é normal que com o tempo a cobertura cristalize. O ideal é fazer para comer no dia ou dia seguinte.
      Espero ter ajudado,
      bjs

      Excluir
  2. AMO! Eu também sou capaz de comer um pote inteirinho sozinha!

    ResponderExcluir
  3. Andréa,
    Adorei esta cobertura. Muito boa dica. Obrigado por partilhar.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. demora mais ou menos qtos minutos no fogo até ficar no ponto de bater?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, a medida correta é pela temperatura, não pelo tempo. Vai depender se seu fogo está alto, baixo. Nunca medi o tempo, mas diria uns 5 minutos talvez em fogo baixo... O melhor é colocar o dedo, deve estar quente, mas a clara não pode começar a coagular.
      bjs

      Excluir
    2. hmm, brigada pela resposta. vou tentar fazer! tomara que dÊ certo. hehehe bjosss

      Excluir
  5. Andrea, super fácil a tua receita! Ainda mais com essas medidas padronizadas!!

    E linda a foto do merengue, chega deu água na boca!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delicia, adoro esse tipo de merengue Andreá. Agora o que ri muito foi sua formiga aérea...kkkkk....adorei...kkk. Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Obrigada a todos pela visita!! Merengue é bom demais!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Andréa:
    vou testar a sua receita, pois tenho uma que ganhei há muito tempo, que brigo com ela - uma hora dá certo, outra hora não! Pode isso?

    Bjinhus..

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...