quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pavê de sorvete ou doce da Pingo



Pingo era uma amiga de meus avó paternos, imagino já falecida, que introduziu essa receita em nossa família qando eu era ainda criança. Ela costumava fazer o doce no Natal, por isso ele está aparecendo aqui neste mês de dezembro. Não há fim de ano que eu não me lembre dele!

A receita é simples, minha avó aprendeu rapidinho e a colocou em sua grande coleção de duas ou três sobremesas que fazia sempre. Era uma de minhas guloseimas favoritas e quando passava uns dias na casa dela eu comia um pedaço pequeno a cada hora, no intervalo das brincadeiras. Devorava o refratário inteiro sozinha no fim de semana. Bons tempos aqueles! Agora eu tenho de fazer meia receita e ainda dividir com o povo para não ter de ser levada a um hospital ao final do pote...

Acho que a Pingo era muito esperta e sempre fazia esse doce porque ele é muito prático, por ser congelado pode ser feito semanas antes que não estraga! Só corre-se o perigo de alguém comer. Ou de acabar a energia e o doce descongelar como aconteceu comigo em um Natal. Mas corri com ele para a casa da sogra, desperdício nunca!

O doce é doce, como eu gosto, feito com leite condensado e creme, bem gelado nos refresca no verão. Melhor só comendo sem culpa!


Ingredientes 1° camada

300 g de açúcar

Ingredientes 2° camada

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
2 gemas
1 colher de chá de amido de milho

Ingredientes 3° camada

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
2 colheres de sopa de achocolatado em pó (ou chocolate em pó)
2 colheres de chá de amido de milho

Ingredientes 4° camada

2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite gelado e sem soro

Modo de preparo

A primeira camada é uma calda de pudim. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe caramelar. Pingue um pouco de água, cuidado que espirra! Deixe a calda dissolver até a consistência de calda nem muito grossa nem muito rala. Deixe esfriar e coloque a calda no fundo de um refratário. Leve ao congelador.

Para a segunda camada: leve o leite, o leite condensado e as gemas ao fogo até ferver. Junte o amido dissolvido em um pouquinho de água. Misture bem no fogo até engrossar. Deixe cozinhar por uns 2 minutos. Deixe esfriar e coloque por cima da camada da calda de açúcar. Volte com o doce para o congelador.

Para a terceira camada: leve o leite, o leite condensado e o achocolatado ao fogo até ferver. Junte o amido dissolvido em um pouquinho de água. Misture bem no fogo até engrossar. Deixe cozinhar por uns 2 minutos. Deixe esfriar e coloque por cima da camada de creme. Volte com o doce para o congelador.

Para a terceira camada: bata as claras em neve com o açúcar. Misture delicadamente com o creme de leite. Coloque por cima da camada de chocolate. Volte com o doce para o congelador.


Dicas/substituições

Esse doce pode ser feito em porções individuais como na foto.

Pode também ser feito em forma de torta forrada com filme plástico e dessenformada depois como uma torta de sorvete. Neste caso deixe a calda separada para colocar por cima ou ser servida à parte.

A camada de creme pode levar nozes, amêndoas, frutas secas, café ou o extrato que quiser.

A camada final feita com creme de leite pode ser substituída por chantilly. Mas não utilize creme de leite em caixinha, ele pode deixar a textura muito mole.


O doce permite mil variações, um dia desses faço outro diferente!

5 comentários:

  1. Essa receita é quase idêntica a que a minha mãe fazia quando eu era criança. A única diferença é que não tem a camada de chocolate. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Delicioso!!! Uma receita dos deuses!

    ResponderExcluir
  3. Andrea além de delicioso esse doce, o bom é que podemos congelar, gostei muito, adoro essas delicias em camadas, e a última troco por chatilly fresco que amo de paixão. Adorei. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Andrea,me surpreendi com a semelhança do doce que se tornou o carro chefe entre as sobremesas de minha família,denominada torta 3 camadas.
    Na última camada adiciono(antes na receita original usava 2 folhas de gelatina vermelha)com a proibição de venda coloco gelatina em pó vermelha.
    Como você mesma comentou é um coringa que permite variações,inclusive decoração,depois de geladinha com morangos quando cobertura fica cor de rosa.
    Agradeço a maravilhosa receita,FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...