quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Receita de geleia de acerola com pimenta



Esse balde de lindas e maduras acerolas foi colhido na fazenda de uma amiga, as três árvores estavam apinhadas e as acerolas caindo no chão e sendo devoradas por insetos e passarinhos, lá só os bichos gostam dela. Essa fruta estraga muito rapidamente, principalmente com o calor. Por isso esse balde quase inteiro foi para o desperdício, acredita? Virou adubo ou algo assim. Morrendo de pena ainda consegui salvar algumas para um suco que caiu muito bem no fim da tarde à beira da piscina.

É claro que nem pisquei ao aceitar o convite para colher umas frutas e trazer para o Rio. Mas fui comedida, colhi um saco pequeno que rendeu um quilo certinho. Chegando em casa fiz essa geleia, a primeira geleia do blog, e fiquei bem feliz com o resultado.

Fiz a geleia com pimenta para acompanhar carnes e também besuntar sanduíches. A geleia com sabor forte da fruta, leve acidez e com um toque de pimenta combinou bem com tender e carnes em geral..

Na próxima ida à fazenda vou com ingredientes na sacola e faço a geleia lá mesmo. Ou que tal um chutney?  Deixarei passarinhos e insetos famintos!


Ingredientes

1 kg de acerolas maduras e vermelhas bem lavadas
400 g de açúcar
6 pimentas dedo-de-moça sem sementes e picadinhas




Como fazer

Em uma panela grande coloque as frutas inteiras e o açúcar.

Deixe cozinhar devagar até que as frutas se desmanchem bem. Passe pela peneira descartando as sementes e etc.

Volte com o "suco" de acerola para a panela, junte as pimentas e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora ou até dar o ponto de geleia a gosto.


Dicas / substituições
Utilize o tipo de pimenta fresca que quiser e na quantidade desejada. Ou não utilize pimenta e faça uma geleia comum.


Um comentário:

  1. Tenho dois pés de acerola,ficava com uma pena devê-las caídas no chão,ai resolvi fazer geleia,a primeira não ficou muito boa,mas a segunda vêz ficou perfeita,agora vou fazer com pimenta,adorei sua receita!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...