terça-feira, 20 de maio de 2014

Gelatina natural feita com suco da fruta

Gelatina com suco natural


Eu adoro gelatina, mas desde que deixei de comer produtos com corantes e aromatizantes as gelatinas perderam um pouco a graça. Eu sinto cada vez mais forte o sabor artificial dessas substâncias.

Resolvi o problema elaborando gelatinas naturais, feitas com suco da fruta e gelatina incolor. O resultado é muito bom, são mais saudáveis mas seu sabor é mais delicado. Fiz para testar em uma festa infantil e a gelatina de uva foi aprovadísima pelas crianças.

Essa gelatina também é muito boa para quem precisa diminuir o açúcar porque pode ser feita com açúcar ou adoçante a gosto.


Ingredientes

1 litro de suco integral de uva (de caixa ou garrafa ou feito em casa)
600 ml de água
3 envelopes de gelatina incolor sem sabor
1 e 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)




Como fazer

Em um refratário pequeno, junte a gelatina à metade da água, misture bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao micro ondas por 20 segundos. Mexa e confira se está bem derretida. Se não estiver coloque no micro ondas por mais alguns segundos.

Em uma panelinha junte a outra metade da água e o açúcar e leve ao fogo até ferver para que o açúcar derreta  Apague o fogo.

Misture o suco com a gelatina dissolvida e ainda morna e a água com o açúcar.

Coloque em potinhos individuais ou travessa e leve à geladeira até endurecer.


Dicas / Substituições

Faça com outros sabores de suco como maracujá, limão, etc. Fiz também com suco de tangerina e ficou ótima. Cuidado com o suco de abacaxi que deve ser cozido antes senão a gelatina não endurece.

Essa gelatina foi feita para durar um pouco em temperatura ambiente, mas se você, como eu, gosta de gelatina mais molinha, adicione mais de suco.

Adicionei água porque o suco que usei é bem concentrado, mas se seu suco for ralo, utilize suco no lugar da água.


14 comentários:

  1. Adorei, Andréa! Uma opção bem mais saudável para oferecer às crianças, vou tentar com o suco de uva. As fotos ficaram lindas! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito mais natural que a outra gelatina!

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  3. Que receita bacana Andréa, adoro gelatinas, mas de fato estão cada vez mais fortes e artificiais. Vou levar a receita e tentar qualquer hora. Gostei das dicas. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Receita bem interessante. Andrea, dei uma olhada nas suas receitas de pao e vi que vc usa farinha de trigo "normal" , eu adoro fazer paes, faco sempre e gostaria de testar as farinhas proprias para tal, olhei na net mas nao consegui algum lugar que venda aqui no RJ no varejo, vc conhece algum lugar que venda no RJ ou Niteroi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila,
      Já vi vendendo no Zona Sul e também num mercadinho Ultra. Mas não tem sempre... Boa sorte e depois me conta o resultado.
      bjs

      Excluir
  5. Olá Andrea! Adoro gelatinas, mas são muito artificiais....feitas em casa são muito mais saudáveis, otima receita.
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Querida Andrea!
    Minha ausencia não tem desculpa, mas minha vida tem levado muita volta e feia. Mas temos de ser felizes e ir em frente. Gostei muito das gelatinas, uma sugestão saudável e gostosa. Desejo tudo de bom para a mentor do meu blog. Obrigada amiga e um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Rosa!! A vida não está fácil para ninguém!! Tudo de muito bom para você também!
      bjs

      Excluir
  7. Esta matéria me ajudou muito e tirou algumas duvidas. No dia anterior fiz gelatina incolor com o suco de abacaxi e não endureceu, aí encontrei nesta matéria a solução

    ResponderExcluir
  8. Olá Andrea. Achei sua receita muito interessante pois não posso usar açucar.
    O suco que vc fala pode ser aquele tipo suco maguary sem diluição de agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim, mas prova antes, se o sabor estiver muito forte para você dilui um pouco, ok? Depois me conta como ficou.
      Bjs

      Excluir
  9. Muito bom eu faço também com cenoura beterraba e outros, fica muito bom e nutritiva.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...