quinta-feira, 5 de junho de 2014

Receita de massa de tapioca colorida

Tapioca colorida


As tapiocas estão na moda devido a dieta sem glúten, por isso nada mais justo do que vesti-las para festa, não é verdade? Vi pela primeira vez as tapiocas rosadas em uma aula da Teresa Corção, ela não explicou como fez, mas eu imaginei, testei e deu certo.

A dica é muito simples, quando for umedecer seu polvilho use água de beterraba para uma tapioca cor de rosa ou "suco" de couve e ou salsa para uma tapioca verde. Outras cores são possíveis e ficam para sua imaginação!

É claro que você pode usar corante, mas a ideia aqui é fazer tapiocas coloridas com corantes naturais, que deixam as tapiocas mais nutritivas.


tapioca colorida


Ingredientes para o "caldo" de beterraba

1 beterraba pequena lavada
Água para cobrir 

Como fazer

Cozinhe a beterraba inteira e com casca coberta com água em panela destampada.

Quando a beterraba estiver cozida retire da panela e reserve o caldo. Se o caldo estiver muito aguado deixe no fogo para reduzir. Deixe esfriar.


Ingredientes para o suco de couve e salsa

1 folha de couve partida com as mãos
2 ramos de salsa
100 ml de água

Como fazer

Bata no liquidificador a couve, a salsa e a água. Coe e reserve a água verde.



tapioca colorida


Ingredientes para fazer a goma de tapioca colorida

1 xícara de polvilho doce
aproximadamente 100 ml de caldo colorido
1/2 colher de chá de sal ou a gosto

Como fazer

Se você estiver acostumado a fazer a massa/goma de tapioca, pode fazer do seu jeito sem problemas, utilizando o caldo de beterraba ou couve no lugar da água.

Coloque o polvilho em uma tigela e junte o caldo aos poucos.

Vá misturando e soltando o polvilho umedecido com as pontas dos dedos. A massa deve ficar quebradiça. Se ficar molhada demais e começar a se parecer com uma cola junte mais polvilho.


tapioca colorida recheada


Como fazer a tapioca

A tapioca colorida é feita da mesma maneira que a branca comum. Aqueça bem uma frigideira e peneire a goma sobre a frigideira seca, vire quando estiver unida. Recheie a gosto.


Se você nunca fez goma veja esse vídeo aqui que mostra bem a consistência da massa.


9 comentários:

  1. Olá Andrea! Adoro seus posts! Será que dá pra fazer com beterraba ou couve, cenoura, etc liofilizados? De repente acrescentando ao polvilho e umedecendo com água?

    ResponderExcluir
  2. Que lindas ficaram suas tapiocas Andréa. Gostei muito da de couve, mas a de beterraba ficou uma cor linda. A apresentação também está um encanto. Adorei . Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Pode ser feita com a massa da tapioca mesmo? Alguém já fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massa de tapioca já é úmida, se você umedecer mais vai ter que deixar a massa secar de alguma forma, senão não vai dar ponto...
      abs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...