terça-feira, 3 de junho de 2014

Risoni com gorgonzola feito como um risoto

Macarrão cremoso com gorgonzola


Essa massa em formato de arroz habita em meu coração, ela é muito "comfort food". Não sei explicar mas ela sempre me deixa com um sorriso no rosto. Acho que lembro do tempo de criança quando comia muita massinha preparada com todo carinho por minha avó.

Normalmente uso o risone, também chamado de orzo, em sopas como o minestrone ou bem simples com manteiga e queijo parmesão.

Dessa vez resolvi incrementar, aproveitei e usei uma técnica indiana de tostar a massa antes de cozinhar e preparei como um risoto. O sorriso no rosto se transformou em gargalhadas de felicidade! Recomendo. 


Ingredientes

1 xícara de risoni (macarrão em formato de arroz)
1 colher de sopa de azeite
1 colhere de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cachaça
3 xícaras de caldo de frango (aproximadamente)
80 g de queijo gorgonzola esmigalhado
Uma boa pitada de noz moscada
Sal a gosto


Macarrão cremoso com gorgonzola


Como fazer

Aqueça o azeite e manteiga em uma panela, junte a massa e deixe dourar mexendo sempre em fogo baixo. Cuidado que uma vez dourada ela queima rapidamente.

Junte a cachaça e deixe evaporar em fogo alto.

Junte uma xícara de caldo e deixe cozinhar. Quando o líquido estiver quase seco junte mais uma xícara de caldo e cozinhe.

Prove para ver o ponto da massa e adicione mais uma xícara de caldo ou vá adicionando o restante do caldo aos poucos para não cozinhar demais.

Quando a massa estiver cozida a gosto e com pouco caldo junte o queijo e a noz moscada. Tempere com sal a gosto. O risoni deve estar cozido e molhadinho.

Sirva imediatamente.


Dicas / Substituições

Para um prato vegetariano use caldo de legumes.
O gorgonzola pode ser substituído por outro queijo de mofo azul ou por outro queijo do seu agrado que derreta bem.

4 comentários:

  1. Tem uma receita do chef Ottolenghi, que e maravilhosa, o orzo cozinha no forno , com aipo cenoura, beringela, mozzarela de bufala, tomates e muitas ervinhas, ja fiz varias vezes e muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuummm, gostei, vou experimentar um dia desses.
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Ena, deve ser mesmo delicioso! Estou super curiosa por experimentar.. tenho ali um gorgonzola e acho que vai sair coisa parecida ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...