quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como economizar água na cozinha

Dicas para economizar água


O assunto de hoje é bem atual e de muita importância. Nós só damos valor à água quando a torneira seca ou está para secar, não é mesmo? Eu não sou nenhum exemplo mas também não desperdiço tanto. Tomo banho rapidamente, lavo o carro duas vezes por ano e há muitos anos não deixo a torneira de água aberta enquanto escovo os dentes. Mas já deixei e muito quando era nova, sem entender por que meu pai berrava irritado.

Cozinho muito e na cozinha a água corre para o ralo da pia sem dó, e não para nem sob meu olhar apreensivo! Há muito tempo isso me incomoda, mas somente agora resolvi "praticar a falta d'água" para já ir me acostumando a poupar. E é claro, contribuir para a sustentabilidade.

Morei na Europa onde a louça não é lavada, é banhada!! Não quero ter de chegar a esse ponto. Por lá eles enchem a pia com água e colocam um pouco de sabão, ali mesmo com aquela água parada e que vai ficando amarelada e gosmenta de gordura, toda a louça é lavada e também enxaguada. Ficou horrorizado? Se não tomarmos cuidado estaremos logo assim.

É claro que a melhor forma de economizar água na cozinha é não cozinhando e comendo menos!
Mas se  parar de cozinhar não é opção para você, como não é para mim, que tal compartilharmos algumas dicas? Vou adorar aprender com vocês.

1. No momento estou usando a "técnica da bacia" -  uma bacia (ou panela) no fundo da pia para coletar a água do enxágue da louça. Molho a louça e passo a esponja com a torneira fechada, claro. Depois enxaguo por cima da bacia. Uso a água que fica ali para deixar panelas de molho e fazer uma pré-lavagem em outras louças. Mas não use esse método para louças sujas de frango ou ovos crus e evite as muito gordurosas. Como a louça suja aqui não acaba nunca, o ciclo vai se repetindo.

Quem tem máquina de lavar pratos está um passo a frente, pois elas gastam menos água que a lavagem manual. Mas só vale ligar com a máquina cheia! Sabe que já trabalhei em uma lanchonete, também na Europa, em que a água da máquina era usada várias vezes? Eu tinha engulhos quando a água era trocada, de tão nojenta...

Outras dicas

2. Cozinhe massa, ovos ou legumes com a panela tampada, assim a água vai secar menos. Essa água quente é ótima para lavar louças gordurosas, escorra sua comida por cima de uma panela suja. A água de legumes pode ainda ser aproveitada para cozinhar outros alimentos. Cozinhar legumes no vapor ou na própria água também é uma boa opção.

3. Use menos panelas. É sempre possível diminuir a quantidade de panelas e utensílios usados. Uma panela onde uma massa foi cozida pode servir para fazer o molho imediatamente depois sem precisar de lavagem. Um espremedor de alho pode ficar ali aguardando o próximo uso, se no mesmo dia.

4. Use menos louças. Pratos descartáveis não são a solução porque além de contaminarem o ambiente ainda utilizam água em sua cadeia produtiva. Mas é possível sujar menos louça, por exemplo, separe seu copo de agua e reutilize lavando só uma vez por dia. Ou coma a salada e prato principal no mesmo prato. Além de gastar menos água você vai ter menos trabalho!

5. Se puder deixar secar a louça ao natural melhor ainda. Panos de prato terão de ser lavados depois.



Parece pouco, mas vou reciclando e fazendo o meu pouquinho para juntar com o seu. Quer ajudar também?

Compartilhe nos comentários abaixo o seu método secreto para economizar água na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...