segunda-feira, 18 de julho de 2016

Canja de galinha com arroz negro

Canja feita com arroz negro


Outro dia fui fazer uma canja e resolvi adaptá-la para uma receita funcional, ou seja, eu incluiria ingredientes para deixá-la mais saudável. Fui procurar o arroz integral, mas como não tinha acabei colocando para trabalhar um arroz negro que estava descansando há muito tempo no armário.

A aparência ficou muito suspeita, eu pensaria duas vezes antes de provar na casa de alguém, parece sopa de feijão. Mas o sabor maravilhoso me agradou muito e despertou o arroz negro de vez! Recomendo.

Além de saborosa ela tem os antioxidantes da cúrcuma, o licopeno do tomate e as fibras, ferro e vitaminas do complexo B do arroz negro. Mas como esse arroz é mais caro, você pode usar qualquer outro tipo de arroz integral se preferir.


Ingredientes

1 cebola roxa média picadinha
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de sopa de extrato de tomate
1 litro de caldo de frango
1/2 xícara de arroz negro (ou integral)
2 cenouras pequenas sem casca e em cubos
1/2 xícara de frango cozido e desfiado
1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino
Sal a gosto
Hortelã a gosto

Como fazer

Refogue a cebola e o alho no azeite até que suem e amoleçam. Junte a cúrcuma, misture bem. Junte o extrato de tomate e refogue por mais um minuto.

Junte o caldo de frango e o arroz. Deixe cozinhar em panela tampada até que o arroz amoleça ao dente. O arroz negro demora bem mais para cozinhar do que o branco.

Junte a cenoura e deixe no fogo até que ela cozinhe e o arroz fique bem macio. Eu cozinhei minha sopa por mais de 1 hora, confesso que depois de pronta esqueci no fogo por mais algum tempo.

Junte o frango, pimenta, sal e hortelã. Aqueça bem e sirva quentinha.

Caso o caldo tenha secado muito no cozimento junte mais água até chegar à consistência desejada.


Canja feita com arroz negro


Dicas / Substituições

Fiz a sopa a partir de um caldo de frango que eu já tinha, mas você pode usar coxinhas da asa ou qualquer parte do frango que tenha osso e água, no lugar do caldo e do frango desfiado.

Tempere sua canja a gosto ma mantenha a pimenta-do-reino que vai ajudar na absorção do antioxidante da cúrcuma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...