segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sementes de câmanho, seus benefícios para a saúde e usos na cozinha - hemp seeds

Sementes de cânhamo


Conheci as sementinhas de Cânhamo pessoalmente na minha última viagem aos Estados Unidos. Por lá encontrei não só as sementes, mas o leite e o óleo. Descobri depois que fazem também a manteiga, como a manteiga de amendoim e até tofu! Fiquei curiosa, trouxe um pouco na mala e resolvi pesquisar mais. Por lá é febre, mas aqui no Brasil ainda há pouca coisa com elas e sobre elas.

Encontrei vendendo somente pela internet e importadas. Dá um google para achar, ok?

O que são as sementes de cânhamo?

São as sementes de uma planta parente da maconha, da família Cannabis Sativa, mas elas são só parentes, ok? Não têm nenhum efeito alucinógeno. A planta é a mesma da qual fazemos o tecido.

As sementinhas são bem pequenas e leves, parecem com o gergelim, e costumam vir assim de cor creme, mas com pedaços mais escuros e esverdeados. Essas sementes que eu trouxe são as sementes sem casca, por isso são chamadas também de "hemp hearts"(coração de cânhamo).

Elas são usadas na medicina chinesa há centenas de anos.

Benefícios das sementes de cânhamo para a saúde

Elas estão sendo consideradas um super alimento! São muito ricas em proteínas, possuem todos os aminoácidos essenciais e por isso são super indicadas para dietas veganas e também low carb (dietas com baixo teor de carboidratos).

Possuem omega 3 e 6 em quantidade grande e equilibrada e também têm muitas vitaminas e minerais. Possuem compostos anti-oxidantes, têm uma boa digestibilidade e não costumam causar alergias.

Por todos esses motivos a introdução das sementes de cânhamo na dieta pode ajudar a reduzir o colesterol, a prevenir em doenças cardiovasculares e inflamatórias e ajudar na circulação.

São ricas em fibras, por isso podem ainda dar uma forcinha para quem tem constipação.

Como consumir as sementes de hemp

E com certeza fazem muito bem ao paladar! São saborosas e tem sabor acastanhado, na cozinha podem ser consumidas de mil maneiras, da mesma forma que você usaria as amêndoas e outras castanhas ou sementes.

Trouxe pouca quantidade por isso ainda não fiz muitas receitas com elas ainda, mas fiz um filé de frango empanado que ficou uma delícia. Vou postar a receita em breve.

Elas podem ser usadas em pratos salgados, doces ou até mesmo em bebidas. Veja algumas dicas de uso:

Junte à granola ou cerais para o café da manhã ou prepare sua barrinha caseira com elas
Polvilhe sobre a salada de frutas e frutas diversas
Use em um suco verde ou smoothie
Polvilhe na salada ou sobre legumes para dar sabor e crocância
Use na confeitaria, fica ótima em bolos, pães, panquecas, tortas, biscoitos, etc.
Use em bolos de carne moída, quibes e hambúrgueres.
Use para fazer molhos como o pesto ou vinagretes

Use no dukkah (mistura de sementes e especiarias para comer com pão)

O óleo deve ser usado em saladas e para finalizar pratos. Ao cozinhar ele perde muito de suas propriedades nutricionais.

O leite de cânhamo substitui o leite de vaca em dietas sem lactose e pode ser usado da mesma forma que o leite de amêndoas ou outro extrato vegetal.

Dicas para comprar e armazenar

Para comprar prefira as sementes embaladas em embalagens opacas e lacradas de fábrica e com data de fabricação mais recente. Seus óleos benéficos são sensíveis a luz, ao calor e ao ar.

Armazene em geladeira ou se possível no freezer.


Para saber mais (em inglês):
About Food
Pure healing foods
Universidade de Michigan



Um comentário:

  1. Que interessante, ainda não usei e nem encontrei pra comprar, mas já tinha ouvido falar dos benefícios.
    Muito bom seu post, vou procurar por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...