segunda-feira, 5 de julho de 2010

Carne com cenoura, ervilha e cinco especiarias chinesas


Receita de carne estilo chinesa simples de preparar!

Estava procurando um receita diferente para fazer com um pedacinho de filé que tinha aqui em casa e achei uma receita muito louca em um livro chamado "The Health Beef Cookbook". A receita mistura shoyu com balsâmico, mostarda, ketchup, óleo de gergelim, etc... Bem tipo (con)fusion cuisine! Mas não é que ficou boa? O molho ficou com sabor bem forte, mas saboroso!

Tive que adaptar a receita porque não tinha alguns dos ingredientes e acrescentei legumes para dar cor e nutrientes. O prato é muito rápido e fácil de fazer como todo refogado chinês. Veja abaixo.

Eu preparei em uma panela normal, mas esse é o prato perfeito para um wok.


Ingredientes



500 g de filé mignon (ou outra carne macia) cortada em tiras
1 cenoura grande cortada em tiras
1 xícara de ervilhas
1/2 xícara de cebolinha verde picada
2 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal a gosto


Ingredientes do molho



4 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de saquê mirim
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mostarda dijon
1 colher de sopa de mel
1/2 colher de chá bem rasa de cinco especiarias chinesas ou a gosto
1 colher de sopa de óleo de gergelim tostado


Modo de preparo



Misture todos os ingredientes do molho e reserve. Cozinhe a cenoura e a ervilha ao dente em água com sal e reserve.

Refogue a carne no óleo até que fique dourada, adicione o molho, a cebolinha e os legumes. Acrescente um pouquinho de água se necessário. Deixe cozinhar por uns 3 minutos e prove o sal. Como o molho é bem condimentado eu não achei necessário salgar mais. Sirva com arroz!


Dicas / Substituições



Wok é aquela panela chinesa que parece um chapéu. Esse prato é perfeito para essa panela.

Use qualquer mostarda amarela em pasta no lugar da dijon.

Utilize os legumes que desejar.



Veja outras receitas de inspiração chinesa








2 comentários:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.