terça-feira, 4 de setembro de 2012

Massa filo - ingredientes



A massa filo é uma massa muito fina, feita com farinha, água e muito pouca ou nenhuma gordura. É quase transparente como uma folha de papel. Seu nome vem do grego "phyllo", que significa folha.

A massa é trabalhosa e difícil de ser feita, por isso nada melhor do que comprá-la pronta! Não acha? Mas quem quiser se aventurar, a dica é usar uma máquina de macarrão para abrí-la. A receita eu não posso dar porque não testei. Quem sabe um dia?

Aqui no Rio de Janeiro ela apareceu no mercado faz uns 10 anos, me lembro bem que meu amigo marroquino quando chegou não conseguia comprar! Ele nem tentou fazer, improvisou seus quitutes com a massa folhada mesmo.


Diferença entre a massa filo e a massa folhada

A massa folhada é bem mais grossa, ela é feita abrindo a massa e passando manteiga/gordura entre as dobras, por isso ao assar ela se abre. Uma folha de massa, ou parte dela, é usada em cada camada de um doce/produto.

Já a massa filo, como a foto mostra, é super fina e para obter o efeito folhado várias folhas de massa devem ser usadas para fazer uma só camada de um mesmo doce/produto.

De modo geral uma massa pode substituir a outra, mas lembrando que o efeito e o sabor são diferentes. A massa filo por não ter gordura pode ser usada em receitas light, já a folhada é um atentado à boa forma!


Utilização na culinária

A massa filo pode ser preparada de diversas formas, pode ser empilhada, enrolada e dobrada em retângulos, triângulos e formatos variados. De modo geral manteiga derretida ou outro tipo de gordura é pincelada entre cada folha de massa para a obtenção do resultado folhado e crocante.

É muito usada no Oriente Médio, leste da Europa, Grécia, Turquia e Marrocos. Boreks, baklavas, bistelas, nomes diferentes para produtos relativamente simples e deliciosos: massa filo recheada!

É uma massa neutra e muito versátil que pode receber recheios doces ou salgados. Pode ser usada para fazer "pastéis de forno", tarteletes, tortas redondas ou quadradas, rolinhos, caracóis, strudels, etc. Doces e salgados grandes ou em tamanho pequeno.




A massa filo é normalmente assada, mas há pratos com ela em versão cozida e também em pratos parecidos com uma lasanha.

Os recheios mais comuns são queijo, verduras, frango e carnes. Para os doces, castanhas de todos os tipos e frutas. Mas as opções são inúmeras e o limite é a sua imaginação.


Como usar a massa filo/cuidados/dicas

Ela é vendida congelada e deve ser descongelada dentro do pacote ainda fechado, de preferência em geladeira. Utilize em temperatura ambiente.

Uma vez descongelada pode ser armazenda em geladeira por até uma semana ou mais, mas sempre bem embalada. Enrole bem em filme plástico.

Deve ser manuseada com cuidado, pois quebra com muita facilidade. Mas não desperdice as folhas que se quebrarem, vá empilhando assim mesmo, de preferência nas camadas centrais do doce/torta. Não vai fazer muita diferença no resultado final.

Ela resseca rapidamente, e uma vez ressecada ela se quebra sozinha. Então mantenha a parte que ainda não está sendo usada coberta com plástico. Uma técnica muito utilizada é cobrir a massa aberta com papel manteiga e por cima estender um pano de prato úmido. A massa não deve ser molhada, por isso o pano não deve ficar em contato direto com a massa. Veja aqui um vídeo em inglês do Curtis Stone ensinado a usar a massa filo.

Prepare os ingredientes do recheio antes de abrir a massa, deixe tudo separado e à mão.

Tanto doces quanto salgados devem ser feitos pincelando gordura entre as camadas. Manteiga derretida é o mais tradicional, mas azeite e óleo podem ser usados para um produto mais saudável.

Para uma torta/doce light, com pouca gordura, utilize aquele spray para cozinha.

Tortas e doces podem receber uma pincelada de ovo por cima para dourar melhor.

Caso precise cortar a massa utilize tesoura ou cortador de pizza.


Onde comprar massa filo? Aqui no Rio só conheço a massa da Arosa, que é muito boa.


E você, gosta de usar masa filo? Tem mais alguma dica para passar para a gente?

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Incrível bolo em formato de cobra



Publiquei aqui no blog um tempo atrás alguns bolos em formato de comida muito interessantes.

Hoje achei esse bolo da inglesa Francesca Picher, responsável pela North Star Cakes e não pude deixar de mostrar a você. A página do facebook da artista bombou e seu bolo está famoso mundo afora.

Super realista e talvez pefeito para assustar as criancinhas da festa!



As fotos são da Noth Star Cakes

Resultado do concurso cultural - sorteio de kit de utensílios da Kitchen Aid

Fiquei muito feliz com a participação de 568 leitores nesse concurso. Mas infelizmente só há um ganhador que é... Tchan, tchan, tchan... A Carolina Gabriela de Santa Catarina!

Parabéns Carolina, você será notificada por e-mail e terá até quinta-feira para enviar seu endereço para postagem do prêmio.

Agradeço a todos que participaram!!

Macarrão com molho de tomate cremoso - Cozinha Fácil



A receita de hoje da Coluna Cozinha Fácil é tão simples que chega a ser ridícula!  Com ela ninguém tem desculpa de não saber cozinhar...

Eu gosto muito de molho de tomate para massas que leve algum tipo de creme, ele deixa o sabor do tomate mais suave e menos ácido. Já publiquei a receita de molho de tomate com cachaça e creme que é um delícia e hoje estou passando um receita ultra simplificada que foi inspirada nela.

Essa massa é ótima para acompanhar aquele franguinho assado de padaria. Mas pode ser servida com carnes de todos os tipo e também com legumes em uma refeição vegetariana.


Ingredientes

500 g de massa cozida (espaguete, penne, a que quiser)
1 embalagem de molho de tomate pronto (300 g)
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres de sopa de parmesão ralado

Modo de preparo

Misture o molho de tomate com requeijão e parmesão. Se preferir bata no liquidificador.

Leve ao molho ao fogo até aquecer bem, mas não ferva para não talhar.

Sirva o molho quente com a massa cozida.


Observações
Acrescente um pinginho de água caso seu molho fique muito espesso.
Quanto melhor a qualidade dos ingredientes melhor ficará o molho, por isso compre molho de tomate e requeijão de boa marca.
Para um prato vegetariano mais completo acrescente à massa algum tipo de castanha como nozes ou amêndoas.


sábado, 1 de setembro de 2012

Utensílios de cozinha antigos - museu Culinary Curiosity



Descobri na internet por acaso o museu Culinary Curiosity que fica no Kendall College em Chicago.

Ele tem uma mostra permanente de mais de 250 peças antigas de cozinha entre utensílios para armazenagem de alimentos, corte, cozimento, moldagem, etc.

O melhor de tudo é que não precisamos ir até os Estados Unidos para dar uma olhadinha. O museu tem mostra virtual e vídeos que explicam como funcionam alguns desse utensílios interessantes.

Eu escolhi alguns deles para mostrar a vocês, mas não deixe de passar no site do museu.

A foto acima é de uma caixa com latinhas para armazenar especiarias. Elas eram tão importantes e caras que a caixa tem fechamento com espaço para cadeado. Adorei, claro!




Acima uma lancheira em metal que se abre para colocar a comida. Parace uma caixa de sapateiro...




E essa "quentinha" indiana" acima pessoal? Não é um luxo? Até hoje elas existem, mas são bem mais simples.




Acima um cortador de aspargos para que ficassem todos do mesmo tamanho ao vender. A aparência da comida já era importante.




Acima um descaroçador de cerejas. Veja aqui a versão moderna desse objeto.




Olha a máquina de waffles!! Feita em ferro e já em formato de coração!




Esse objeto super exquisito é uma balança para ovos! Usada em confeitaria.




As formas de pudim melhoraram muito, não acha?




Aparato para amassar pães. O que os fãs da MFP (máquina de fazer pão bem mais moderna) acham da engenhoca?

As fotos dessa postagem são do site do museu.



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Queijo Cheddar - Estados Unidos



O queijo cheddar é o queijo mais consumido nos Estados Unidos. Os ingleses quando chegaram fabricaram logo seu queijo favorito, cuja produção se espalhou rapidamente pelo país. No início da colonização era até exportado para a Inglaterra. Veja também a postagem sobre o Cheddar Inglês.

O queijo é produzido a partir da técnica de "cheddaring" que dá nome ao queijo e consiste em empilhar blocos de coalho (veja fotos do processo aqui). A técnica deixa o queijo com textura macia e aveludada. O queijo cheddar é bem liso, sem olhaduras (buraquinhos) e sabor que varia do suave ao forte.


O queijo cheddar amarelo, mais conhecido de todos e muito raro em prateleiras brasileiras, não deve ser confundido com o queijo americano, esse sim comum por aqui, que é aquele processado e vendido fatiado entre plásticos.

A cor amarela/laranja do cheddar vem da adição de urucum. A cor do leite varia com a alimentação do gado nas várias estações do ano, o corante foi a forma encontrada para deixar o queijo com a mesma cor durante o ano inteiro, cor mais escura e preferida dos consumidores. Virou tradição.

Existe também o queijo cheddar branco da foto acima, que tem coloração natural. Ambas as variedades são encontradas do tipo suave(mild), médio(medium sharp), forte(sharp) e extra forte(extra sharp), mais maturado. Para mim quanto mais forte melhor!

Tecnicamente não existe diferença no sabor do cheddar branco e do laranja, mas eu prefiro o branco.

Quando viajo vou logo comprando um bloquinho para mim. Marido preferia o processado em fatias para não ter trabalho, mas uma ou duas viagens depois se rendeu! Ainda me pede para cortar, mas nunca mais quis comprar do outro.

É um queijo tradicionalmente feito em esferas, mas se popularizou em blocos/retângulos. É embrulhado em plástico ou cera, dessa forma não cria casca(a proteção externa evita que o queijo continue amadurecendo), fica com sabor uniforme, é aproveitado completamente e rende fatias iguais.

Ele também é fabricado com sabores de ervas, pimenta, etc. É vendido já ralado, em cubos, fatias, bastões, etc., em uma maneira bem amerciana de ser, facilitando a vida do freguês!

O queijo cheddar é usado em tudo como o nosso queijo prato: sanduíches, petiscos, saladas, omeletes, molhos, pratos variados e onde mais você quiser. Mas no hambúrguer o queijo mais usado é o americano, aquelas fatias infames que eu detesto!

Aqui no Rio de Janeiro quando aparece é caríssimo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...