quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como congelar massa de cookies — e assar fresquinho quando quiser




Massa de cookie congela muito bem. Como eu gosto de cookies recém assados o congelamento é uma ótima saída. Quando tenho vontade de comer coloco alguns poucos no forno e pronto!

O congelamento também é muito útil para quem quer vender! Assim é possível controlar bem o estoque sem perdas assando próximo da hora de servir. Ou até mesmo vender as bolinhas congeladas para lanchonetes, cafeterias e restaurantes.

Também ajuda quem quer servir os biscoitos para convidados ou em eventos. Dá para fazer com antecedência e assar próximo da hora se servir.

O congelamento de cookies é muito parecido com o do pão de queijo.


Como congelar a massa de cookies

  1. Faça bolinhas com a massa no tamanho desejado.
  2. Distribua as bolinhas numa assadeira em camada única e leve ao congelador até endurecerem bem.
  3. Transfira para um saco ou pote plástico bem fechado e volte para o congelador.
  4. Use dentro de 6 semanas.

Como assar os cookies congelados

Você pode assar direto do congelador, sem descongelar. Os cookies ficam mais altos e com aquela textura perfeita de recém assado. Se preferir, descongele a massa na geladeira antes de assar.

Atenção: cookies congelados levam um pouco mais de tempo no forno, em torno de 15 minutos.


Outras dicas

A massa também se conserva bem na geladeira por até 3 dias. Depois de assado, consuma de preferência no mesmo dia para aproveitar a textura no ponto.

👉Você vende cookies ou quer começar? No curso Lucre com Cookies eu ensino receitas, precificação e como estruturar as vendas do zero. Conheça o curso →




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aromas e Sabores da Califórnia - LA - hortifruti

 


Eu adoro visitar feiras e mercados, principalmente as longe de casa, onde tem produtos que eu não conheço ou não costumo encontrar com facilidade. Fico hipinotizada pelas formas e cores que a natureza nos proporciona, dá vontade de comer tudo.

As fotos dessa postagem foram tiradas em duas feiras diferente em Los Angeles. Uma delas é a conhecida feira de Santa Mônica (Santa Monica Farmers Market).





Essa banca das foto acima vende uma imensa variedade de tomates, desde os pequeninos até os grandões e de todas as cores. Olhe que lindo esse bicolor.

Tomates vermelhinhos e perfeitos abaixo. Para mim parecem todos iguais, mas são de 3 variedades diferentes, veja nas placas.

Eu provei alguns tomates, todos adocicados e saborosos.




Essa batata de casca bicolor é muito diferente e me chamou para a foto.




Abaixo é um tipo de pepino, chamado de "lemon cucumber" pepino limão. Segundo o vendedor ele tem o sabor de um pepino comum.




Vagens italianas, de cor verde/amarelada bem clarinha.




Beterrabas de várias cores enfeitam a banca.




Super produção na arrumação das espigas de milho. Dá para ver que o produtor tem muito cuidado com sau mercadoria.




Abaixo a linda e chamativa erva shiso, muito usada na culinária japonesa.




Uma barraca especializada em brotos.




Olhe o talo dessa espécie de couve gente!! Todo colorido.





Berinjelas roxas e bem gordinhas, devem ficar bonitas recheadas.
 


As frutas vermelhas, tão caras e raras aqui no Rio, parecem até uma pintura.




Morangos e mais morangos!




Essa banca especializada em pêssegos, nésperas e ameixas fazia muito sucesso e foi difícil tirar as fotos.




Eu comprei algumas frutas deliciosas, macias e com acidez no ponto.






Mas o melhor mesmo era parar e provar de tudo! De graça.




Eles são super organizados com as provas. Tem sempre palitos ou pegadores para o cliente não pegar com as mãos.




Os refrescos coloridos são uma atração no calor do verão e sol na cabeça. O de melancia estava suave e refrescante. Me arrependi de ter comprado o pequeno.




O menininho não resistiu a uma limonada.




E você, gosta de visitar feiras livres e mercados?


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Um banquete de alta gastronomia bizarro



Uma artista plástica de Nova York organizou um banquete bizarro que teve o rato como tema e item principal do cardápio.

O jantar para 20 super corajosos convidados foi a abertura de sua exposição de arte chamada de algo como "Amanhã vamos comer outra vez o que conseguirmos pegar".

Os várias pratos super elaborados e bem decorados foram preparados por um chef e os animais foram grelhados nos fundos da galeria.




Os pobre ratinhos vieram de um criador aprovado e inspecionado pelo governo americano e chegaram congelados ao local.

E você? Gostaria de ser convidado para um banquete assim? Eu tô fora gente! Mais por pena do que por nojo. Depois que tive um hamster de estimação e assisti a Ratatouille me sinto amiga desses bichinhos.

A fonte da matéria e as fotos são do New York Times, não deixe de passar lá para ver as outras fotografias.



Gorgulho em especiarias: como evitar e o que fazer


gorgulhos em páprica


Eu cuido de minhas especiarias com todo o carinho e cuidado possíveis, mas às vezes ainda me surpreendo com gorgulhos e bichinhos intrometidos e que sem nenhuma cerimônia comem e destroem meus temperos importados!

Essa postagem é para falar um pouquinho sobre esses bichinhos e como evitar que esses invasores super inconvenientes apareçam onde não foram chamados.


O que é o gorgulho?



Gorgulho, o astro da foto acima, é uma espécie de besouro bem pequeno que costuma aparecer em farinhas e teoricamente não faz mal nenhum para os humanos. Mas arruínam nossas especiarias! É também chamado de caruncho.


vidro de páprica com carunchos


Esse outro bicho cujo nome eu não sei, uma espécie de traça, andou atacando aqui em casa e destruiu rapidamente e sem dó meu pote de páprica marroquina.

Quando abri o pote eles voaram na minha cara. A apresentação não precisava ser tão íntima!

Fora esses meus dois conhecido existem muitos outros insetos que se desenvolvem em grãos, farinhas e temperos.


carunchos em especiaria



Cuidados para armazenar especiarias e não dar bicho




1. Armazene suas especiarias em potes bem fechados. Aqueles saquinhos finos onde algumas são vendidas não são embalagens próprias. Veja aqui algumas ideias de potinhos para armazenamento. Os bichinhos voam, por isso passam facilmente de um lugar para o outro e furam o saco.

2. Armazene as especiarias em locais secos. Para se desenvolver esses insetos precisam de umidade.

2. Mesmo deixando o pote bem fechado alguns ovos/larvas ou até os insetos podem já ter vindo no tempero. Quando eu compro especiarias importadas ou mais caras, deixo-as por uns 5 dias no freezer. A temperatura baixa mata os insetos, mas pode não matar os ovos completamente. De qualquer maneira eu tento!

3. Outra forma de matar os ovos é aquecendo as especiarias em fogo bem baixo por alguns minutos, mas para funcionar a temperatura deve chegar a 80° C. Esse processo faz com que as especiarias tenham uma vida de prateleira mais curta. Só faça isso com pequenas quantidades de especiaria, ou em algo de consumo rápido. As indianas colocam seus temperos no sol de tempos em tempos por algumas horas.

4. Desinfete seus potes com cloro, principalmente aqueles onde já aparecerem bichinhos.

5. Inspecione seu armário com regularidade.

6. Especiarias que foram irradiadas têm menos chance de virem contaminadas, já que a radiação também mata as larvas.

7. Em compensação especiarias vendidas a granel são as mais suscetíveis.

8. Ao comprar especiarias inspecione os saquinhos à procura de furos e ou pó.



Deu bicho, o que faço?




Especiarias comuns simplesmente jogue fora. Afinal não faz parte de nossa cultura comer insetos...

Mas quando os gorgulhos aparecem em algum especiaria mais cara e que não tenho como comprar aqui no Rio eu simplesmente peneiro bem e aqueço em frigideira seca por alguns minutos. Continuo usando até que consiga comprar outra. Na minha comida, ok?



Quais especiarias e temperos tem mais gorgulhos?




Ainda não vi gorgulhos em pimenta-do-reino, canela, lavanda, cravo e cardamomo.

Em compensação elas amam todos os tipos de páprica e de pimenta vermelha, mesmo as mais picantes. Cuidado extra com essas.

Eles também curtem algumas ervas secas, eu não consigo manter um estoque de hortelã desidratada.




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Arroz de brócolis



Para mim misturar algum legume com arroz é uma excelente maneira de comer mais fibras e vitaminas e menos carboidrato. Já disse para você que sou igual criança, a verdura tem de vir disfarçada...

Gosto bastante de arroz com brócolis e eu faço essa receita com arroz já pronto, o que é mais uma boa maneira de aproveitar o arroz cozido do dia anterior.

Essa receita de arroz é um tradicional acompanhamento para peixes, mas eu gosto com qualquer tipo de carne e também com ovos cozidos.


Ingredientes


4 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de azeite
1 brócolis americano médio lavado e bem picadinho
2 a 3 xícaras de arroz branco cozido

Modo de preparo

Refogue o alho no azeite até dourar.

Acrescente o brócolis e refogue em fogo baixo até ficar macio. Se necessário pingue algumas gotas de água para não queimar.

Junte o arroz já cozido e aqueça bem.

Sirva com mais alho tostado por cima. Ou como em minha foto com castanha de caju picada e tostada.


Dicas substituições
Quem não for fã de alho pode usar cebola picadinha
O brócolis comum pode ser usado no lugar do americano, se for o caso, aproveite as folhas também.

domingo, 16 de setembro de 2012

Sanduíche de cookies e sorvete



Olhe o que eu tenho comido pessoal!!

Aqueles cookies de chocolate com amêndoas do vídeo recheados com sorvete de creme.

Uma delícia! É só colocar um pouco de sorvete entre dois biscoitos, apertar um pouco e comer.

Utilize os cookies depois de frios ou faça como eu, recheie-os ainda mornos e coma rapidamente para não derreter o sorvete.

Prepare seus sanduíches na hora de servir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...