quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Casa do Alemão - Onde comer em Petrópolis
A Casa do Alemão é um restaurante, tipo lanchonete na verdade, super tradicional de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. É parada obrigatória para quem sobe a serra, sua localização ao final da subida e na entrada da cidade é estratégica, o tempo de viagem desde o Rio já foi suficiente para esvaziar o estômago de alguma refeição passada e há muito esquecida.
Conheci a Casa do Alemão ainda pequena quando ia para Itaipava com meus pais e avós. Meu avô, apressado e glutão que era, não resistia e parava sempre na filial da avenida Washington Luís, no começo da viagem. O estômago ainda cheio de um café da manhã sem graça era também logo esquecido.
Eu ia dormindo no banco de trás do carro e levantava só para comer o sanduíche de linguiça, apesar dos esforços de vovô para que eu aceitasse um croquetinho. Olhando para trás acho que o coroa era inconformado com a netinha fresca, que não gostava de comer quase nada e não aceitava nem prova. Mas acho que ele se orgulharia de mim hoje e teríamos bons momentos juntos desbravando o mundo gastronômico.
Sem a presença de meu avô eu consigo resistir e passar direto por tantas tentações. Semana passada mesmo passei pela loja duas vezes. E não parei! Me arrependo, estou aguando ao escrever essa postagem.
Acima as muitas variedades de biscoitos em display, produto que inaugurou a fábrica. É impossível não levar nada para casa.
Aqui está o sanduíche de linguiça! Acima é o que comi da última vez que estive por lá, preparado no brioche. Ainda prefiro o tradicional da foto abaixo, meu amigo de infância, feito com pão mais leve e menos gorduroso, ligeiramente adocicado.
E os famosos croquetes que podem ser de carne, frango ou bacalhau. Crocantes por fora e macios por dentro são uma especialidade do lugar. A loja também vende alguns outros salgados e empadas.
A Casa também vende sanduíches feitos com frios de fabricação própria, patês, queijos, etc e oferece até sanduíche light, como anuncia o cartaz na porta. Como não consigo evitar a linguiça, nunca pude provar um! Só levando para casa mesmo, os frios têm uma aparência linda.
A Casa do Alemão também vende doces, mas não sou muito fã deles. Os pães podem ser levados para casa juntos com os biscoitos e alguns chocolates. Não perca o pão Petrópolis.
Para quem não pode ir à serra, há filiais aqui na cidade do Rio. Mas não tem tanta graça.
Quer visitar? Veja o endereço das filiais no site da empresa AQUI.
Casa do Alemão
Av. Ayrton Senna 927
Quitandinha - Petrópolis
Logo quando termina a subida da serra do lado direito
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Visita à fazenda de coco da Sococo
Ano passado visitei a fazenda de coco da Sococo, que fica perto de Belém, no Pará. A fazenda é imensa e tem quase um milhão de pés de coco, eu nunca havia visto tantos coqueiros juntos!
Me animei tanto com a paisagen incrível que tirei mais de 300 fotos. Foi dificil processar e escolher poucas entre tantas imagens. Mas enfim, elas estão aqui e conto um pouco como é a coleta da fruta.
Muitos coqueiros a perder de vista!! Na foto acima repare no chão os vários sacos onde os cocos vão sendo colocados depois de colhidos.
Para retirar o coco do pé, ele é cutucado com uma vara imensa e cai ao chão. Haja habilidade!
Do chão os coco são recolhidos pelo funcionário que os coloca nas cestas que os burricos carregam. Adorei os burros e não me cansei de fotografá-los!
É incrível como os animais ajudam os seres humanos em muitas atividades. Esses são "funcionários" da fazenda, são bem tratados e parecem contentes e compenetrados em sua função.
Nos intervalos do trabalho eles aproveitam para comer um matinho tranquilamente!
Cada funcionário humano é responsável pelo seu ajudante e é sempre o mesmo burro que o acompanha. Eles aprendem o ofício e a obedecer a seu tratador.
As cestas têm uma abertura na parte de baixo, por onde os cocos saem diretamente para os grandes sacos de lona.
O tratamento dos animais inclui boa alimentação e um banho refrescante ao final da jornada diária. Os burros têm folga junto com seu tratador e também saem de férias junto com eles. São ou não são funcionários da empresa?
Os ônibus da Sococo transportam os funcionários através da fazenda.
Os sacos de lona têm alças que se encaixam no gindaste da foto abaixo. Outra vez os cocos saem por uma abertura na parte de baixo e escorrem para o caminhão. De lá vão para a fábrica onde serão processados.
Coqueiros e mais coqueiros!! Os que são mostrados nas fotos dessa postagem são usados para retirar a polpa, que é descascada, ralada e desidratada para a venda.
Abaixo as pragas que podem aparecer no coco. Repare no terceiro vidro. Não é a "minhoca" que o povo de alguns países consomem grelhadas?? Eca!
A fazenda tem um laboratório para controle dessas pragas, a última foto é de culturas. Mas a luz estava tão bonita na hora que ficaram parecendo velas iluminadas.
Adorei a visita e agradeço à Sococo e o Armazén das Especiarias pela oportunidade!
Aproveite para ver os vencedores do concurso de receitas com coco, lembra que eu divulguei aqui no blog? Há muitas receitas legais de entradas, pratos principais e sobremesas para conhecer e fazer em casa.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Feijão branco com lombo e linguiça
Meu tipo de feijão preferido é o feijão branco! Gosto dele em saladas, sopas e preparado com ou sem carnes. Mas com dobradinha não gosto não!
A receita de feijão branco de hoje foi feita com lombo de porco defumado e linguiça calabresa. Bom demais!
Ingredientes
250 de feijão branco deixado de molho de véspera
1 linguiça calabresa em pedaços
200 g de lombo de porco defumado em pedaços
1 folha de louro
3 dentes de alho amassados
1 cebola média picadinha
3 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Modo de preparo
Descarte a água do molho do feijão.
Coloque o feijão em uma panela de pressão (ou panela comum se você não tiver de pressão).
Junte a linguiça, o lombo e a folha de louro. Cubra com água ultrapassando dois dedos acima do feijão.
Leve ao fogo por aproximadamente 40 minutos ou até que o feijão fique bem macio e comece a soltar caldo.
Em uma frigideira à parte refogue o alho e cebola até dourarem bem.
Junte o tempero ao feijão e tempere com sal.
Deixe-o cozinhar em panela destampada até o feijão pegar gosto e o caldo ficar mais espesso e cremoso como da foto acima.
Sirva com arroz, legumes e os acompanhamentos de sua preferência.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Receita de sobrecoxas de frango assadas com laranja e lavanda
Essa frango assado fácil ficou bom demais pessoal! E bem diferente. Adoro assar sobrecoxas de frango, elas ficam macias e suculentas e não dá quase trabalho. Eu já compro sem pele.
Ingredientes
2 kg de sobrecoxas de frango com osso e sem pele
1 receita de vinagrete de laranja e lavanda (veja AQUI)
1 dente de alho espremido
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture o frango com o molho vinagrete e o dente de alho. Deixe marinando de um dia para o outro na geladeira ou por duas horas em temperatura ambiente.
Leve os pedaços de frango ao forno médio pré-aquecido por aproximadmanete 40 minutos ou até que fiquem dourados a gosto e bem cozidos.
Retire o frango da assadeira e descarte o excesso de gordura. Coloque um pouco de água na assadeira e leve-a ao fogo para soltar as borras que ficaram grudadas e fazer um molho delicioso!
Dicas / substituições
Caso você não tenha a lavanda não se preocupe, simplesmente omita.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Molho vinagrete de laranja e lavanda
Achei essa receita perdida no meu computador e resolvi testar. Gostei muito! Ela é perfeita para uma saladinha com folhas, queijos brancos ou com beterraba. E eu já usei para fazer um prato que ficou ótimo! Amanhã sai a receita.
Como eu gosto de alho não resisti e coloquei um dente amassado, mas o alho é opcional.
Ingredientes
1/4 de xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de vinagre
1/3 de xícara de azeite
1 colher de chá rasa de lavanda
Sal e pimenta-do-reino a gosto (usei meu sal de ervas)
1 dente de alho amassado
Modo de preparo
Misture muito bem todos os ingredientes.
Substituições
O suco de laranja pode ser substituído por suco de maracujá.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Suco de laranja batido com gelo e água de rosas
Quando adolescente eu tomava sempre suco de laranja batido no liquidificador com muiot gelo e açúcar. Adoro! Tomava quase um litro quando chegava em casa dos treinos de voley. Mas hoje em dia infelizmente meu estômago está mais para um copo de água, bem neutro.
Mas não resisti e fiz um pouquinho para mim outro dia e turbinei com água de rosas para dar um toque especial. É um refresco bem simples, mas ficou incrementado e bem refrescante.
Ingredientes (para uma pessoa)
300 ml de suco de laranja natural feito na hora
8 pedras de gelo
3 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
1 colher de chá de água de rosas.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até que o gelo fique bem pequeno e o suco com bastante espuma.
Sirva em seguida.
Dicas/ substituições
É claro que a água de rosas é opcional! Ela pode ser substituída por água de flor de laranjeira.
Quem tiver necessidade pode utilizar adoçante no lugar do açúcar.
Assinar:
Postagens (Atom)























