sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Receita de panqueca souflé de maçã

Panqueca sufle


Vi esse prato pela primeira vez em um restaurante americano onde fui tomar café da manhã. Fiquei impressionada com o tamanho das panquecas, mas só entendi qual receita era depois de ver essas panquecas souflê em um programa de TV.

Elas ficam muito macias e derretem na boca. Podem ser feitas com qualquer tipo de fruta. Fiz essa receita pra sobremesa, mas elas ficam perfeitas para o café ou brunch de domingo.

E apesar de terem nome e sobrenome são fáceis de fazer! A receita foi adaptada do blog The Culinary Life


Ingredientes para a massa

2 ovos
1/2 xícara de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1/3 de xícara de farinha de trigo
Manteiga para untar

Ingredientes para as maçãs

2 maçãs sem casa em fatias
2 colheres de sopa de açúcar




Como preparar as maçãs

Leve o açúcar ao fogo até que caramelize um pouco. Junte as maçãs e cozinhe até que elas fiquem macias. Reserve com a calda.


Como fazer a panqueca souflê

Separe os ovos e bata as claras em neve. Reserve.

Misture as gemas com o creme de leite, a manteiga, o açúcar, a pitada de sal e a baunilha.

Junte a farinha de trigo e misture bem.

Junte as claras em neve e misture delicadamente.

Na frigideira e grill do forno - unte com manteiga uma frigideira que possa ir ao forno e aqueça bem. Coloque a massa da panqueca e por cima distribua as maçãs e a calda de caramelo que se formou. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos até que doure por baixo. Retire do fogo e leve ao grill por alguns minutos para que termine de cozinhar por cima e doure a gosto.

No forno - unte um refratário com manteiga. Distribua a massa e coloque as maçãs e a calda por cima. Leve ao forno médio preaquecido até que cozinhe e doure.


Dicas / substituições

Utilize banana ou a fruta que quiser.
A fruta usada pode ser in natura, sem cozinhar.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Encontro Gourmet 2013



Sábado passado foi a segunda edição do Encontro Gourmet, um encontro de blogueiros de gastronomia regado a muita comida, workshops variados, brindes, sorteios, encontros e até desencontros! Um dia inteiro temperado com muita alegria e uma animação sem igual. Dá para imaginar o que acontece quando mais de 100 blogueiros de culinária se reúnem?!

Veja como foi a primeira edição aqui.

A foto acima é das blogueiras cariocas que se encontram mais em São Paulo do que aqui no Rio! Da esquerda para direita Lívia do Frango com Pequi, Adriana do Casa, Coisas e Sabores, Regina do Sabor em Si, eu, e Vivan do Temperaria.




Os doces fizeram sucesso e quase voltei rolando para casa! Mas tudo bem, já estou de volta ao chazinho com torradas... Acima a linda mesa de bem casados da Fina Nata.




A Super fofa Simone Izume do Chocolatria estava presente oferecendo uma degustação delícia de seus chocolates, para comer com os olhos, boca e coração. E também mostrando para gente em primeira mão seu livro de receitas a ser lançado dia 18/11/13 na livraria Saraiva do Shopping Paulista.

Não deixe de passar pelo blog da Simone e se puder faça uma aula com ela. Um dia eu vou!




As pipocas do Pipó são vendidas em seis sabores doces e salgados. É claro que provei todas, minha favorita foi a de caramelo com flor de sal. É uma pena que ainda não tenham chegado ao Rio, mas já são vendidas em vários empórios de São Paulo e podem ser encomendadas para eventos no site da empresa.

Não tirei fotos do Stand do açúcar União, mas os doces preparados pela Chef Carla Serrano estavam ótimos e deixou meu dia ainda mais feliz.




Um petisco aqui e ali do delicioso queijo tipo Reino da Palmyra e Borboleta ajudava a balancear o tanto de açúcar. Veja as informações sobre o queijo no site da empresa Moinho São Jorge.




O Buffet Banqueteria Nacional, sempre muito bem apresentado, ofereceu um cardápio saboroso e criativo de mini porções quentes.

A Chef Dani Padalino também nos brindou com uma degustação às cegas de quatro pratos bem interessantes. Os participantes foram vendados, sentados à mesa e estimulados a descobrir o que estavam comendo com as mãos. Eu só acertei um dos ingredientes, o camarão seco, seu odor muito forte foi reconhecido de longe! E ainda paguei mico. Minha carne sumiu do prato, meu vizinho disse que eu já deveria ter comido tudo, mas quando  tiramos a venda a coitada estava caída na mesa. Que desperdício!




Participei de alguns workshops e destaco o do Bos BBQ do trio acima, três amigos que pesquisaram e desenvolveram o barbacue estilo americano e o trouxeram para o Brasil, abrindo o restaurante de mesmo nome. Palmas para eles pelo interesse, comprometimento e dedicação em desenvolver produtos de qualidade. Coisa rara de se ver em um povo que só pensa em ganhar dinheiro sem esforço.




Algumas celebridades da Gastronomia tambéms eatavam presentes. Edu Guedes deixou a mulherada em polvorosa e ensinou uma receita de risoto de feijoada. Os Homens gourmet do programa de televisão também apareceram e foram vítimas de muitos flashes.

Rodrigo Oliveira Chef do Mocotó arrebatou o público com sua simpatia e humildade. O peixe acima e o risoto com carne de sol abaixo foram preparados por ele no workshop.




Para a mesa dos blogueiros eu preparei os mini brownies abaixo que sumiram em pouco tempo. Uma pena não ter tirado foto da mesa, mas as guloseimas eram colocadas aos poucos e a mesa nunca ficava arrumada para a foto.




Para completar o dia temperado que tivemos eu fui a grande sortuda da noite. Ganhei no sorteio o mega desejado liquidificador vermelho da Oster. Que é super bem vindo à cozinha do Aromas e será usado e abusado em breve.




terça-feira, 5 de novembro de 2013

Limonada com leite de coco

Suco de coco com limão


Outro dia estava com muita sede e procurando por algo para beber e só achei uns limões na geladeira, mas não queria tomar uma limonada simples. Olhei melhor e encontrei um restinho de leite de coco encalhado.

Confesso que misturei os ingredientes com medo de dar tudo errado! No primeiro gole achei muito estranho, mas no segundo gole gostei.

Na dúvida postei a receita aqui para que você decida se limão combina com coco ou não, ok?

Refrescante é e matou minha sede.


Ingredientes

Suco de um limão médio
3 colheres de sopa de leite de coco
2 colheres de sopa de açúcar
Gelo a gosto

Como fazer

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata até espumar e o gelo ficar triturado. Ou bata com um mixer de mão.


Dicas / Substituições

Para um suco light de baixa caloria utilize leite de coco light e adoçante.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Receita de couve-flor à milanesa

couve flor a milanesa com panko


Há algum tempo atrás andei experimentando com a couve-flor frita, comprei uma couve tão gigante que tive de dividir em várias receitas para não cansar. Pouco tempo atrás publiquei uma receita de couve-flor empanada com massa. Hoje a receita é parecida mas diferente, é uma couve-flor à milanesa, empanada em farinha de trigo, ovo e farinha de rosca.

As duas receitas ficaram boas, não soube escolher qual mais gostei! Achei essa mais bonita, mas de gosto curti as duas. É bom que dá para variar. Você tem preferência? Como faz sua couve-flor frita?

Se não tem farinha de rosca em casa veja aqui como é fácil fazer em micro ondas com pão de forma.


Ingredientes

1 couve-flor média cortada em flores pequenas
Sal a gosto
1/2 xícara de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1/2 xícara de farinha de rosca (usei panko)
1 colher de chá de orégano
1/4 de colher de chá de páprica
Óleo para fritar

Como fazer

Cozinhe a couve-flor em água e sal a gosto até que fique cozida mas não muito macia. Escorra e deixe esfriar um pouco.

Pegue três pratos ou tigelas rasas.

Em um prato coloque a farinha de trigo. No segundo coloque os ovos, bata-os com um garfo até que comecem a espumar e tempere com sal e pimenta a gosto.

No terceiro prato coloque a farinha de rosca e misture com o orégano e a páprica.

Aqueça o óleo para fritar.

Passe a couve-flor pela farinha de trigo, pelo ovo e depois pela farinha de rosca.

Frite até dourar. Coloque para fritar aos poucos, a panela não deve ficar muito cheia.

Escorra em papel e sirva em seguida.


Dicas / substituições

Você pode adicionar à farinha de rosca outros temperos a gosto e também queijo parmesão ralado. Não adicionei porque não tinha em casa!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sunday de morangos com marshmallow e amêndoas



Ganhei um vidro de geleia de morangos um tempo atrás e não tive dúvidas! Ao abrir e ver que a geleia estava como uma compota, com morangos em pedaços grandes, sabia que iria comer com sorvete. Tem combinação melhor?


Como montar o sunday

Coloque uma bola de sorvete em uma taça, cubra com 2 colheres de sopa de geleia de morangos.

Coloque outra bola de sorvete, cubra com marshmallow.

Complemente com uma colher de sopa lascas de amêndoas tostadas.

Divirta-se!


Dicas / Substituições
Utilize nozes ou csatanhas-do-pará
Utilize geleia ou compota do sabor que quiser
As quantidades são a gosto.


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lentilha com lombo defumado — receita temperada no lugar do feijão

lentilha cozida com lombo defumado e refogado de cebola e pimentão


Lentilha é tudo de bom, não é? Eu adoro em sopas, saladas, no arroz e também como uma opção para substituir o feijão nosso de cada dia.

Comi lentilhas no lugar do feijão pela primeira vez quando morava nos Estados Unidos, já faz tanto tempo que é melhor nem contar quantos anos. Minha "avó" americana cozinhava de vez em quando e era sempre uma festa para mim, comida caseira e gostosa para me dar uma folga das comidas rápidas e processadas que eu comia diariamente na escola. Fiquei espantada em como a lentilha lembrava a comida de casa, no tempero e tudo. Como o feijão faz falta! 

Ela cozinhou a lentilha com carne de porco fresca, imagino que tenha usado o lombo, e como amo carne de porco gostei mais ainda do prato e nunca esqueci aquele dia. Da mesma maneira que não tiro da cabeça a imagem da velhinha comendo pizza com as mãos. O molho de tomate escorregava teimosamente braço acima, sendo aparado por um pedaço de guardanapo de papel que ela colocava dentro da manga de sua camisa.

Essa receita foi feita com lombo de porco defumado, mais fácil de usar do que o fresco, e foi bem temperada com um refogado, é assim que normalmente faço e é uma maneira perfeita de comer lentilha no lugar do feijão.


Ingredientes


500 g de lentilha
2 folhas de louro
200 g de lombo defumado (ou a gosto) cortado em cubos pequenos
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande picadinha
5 dentes de alho amassados
1/2 pimentão (da cor que quiser) em cubinhos
1 colher de chá de cominho moído
1/2 colher de chá de páprica (usei a defumada)
Sal a gosto


Como cozinha lentilha


Coloque as lentilhas de molho em água e deixe de véspera ou por algumas horas. Escorra e descarte a água.

Coloque as lentilhas em uma panela cubra com água, junte as folhas de louro e o lombo e cozinhe até que fiquem bem macias e com caldo.

Em uma frigideira ou panela rasa aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e o pimentão até que dourem bem.

Junte o refogado à lentilha cozida, acrescente também o cominho e páprica. Tempere com sal a gosto.

Deixe ferver e cozinhar por 5 minutos ou até que o caldo fique espesso a gosto.


Dicas / Substituições


No lugar do lombo, utilize linguiça, carne seca ou outra carne de feijão a gosto.
Essa receita também fica ótima com lombo salgado. Caso queira usar dessalgue antes.
Como a lentilha cozinha rapidamente é melhor fazer um pré cozimento em carnes mais duras.
Tempere a gosto.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...