domingo, 19 de abril de 2009

Madeleines

Adoro madeleines!!


Aqui em casa os cantinhos tostados de um bolo sempre foram disputadíssimos. Quando conheci as madeleines vi que eram a resposta para nossa disputa (e um perigo para minha silhueta)! Só ano passado comprei as formas próprias - antes havia tentado fazer em formas de empada e de mini muffins mas não fiquei satisfeita e me rendi! O formato é tudo!


Já fiz várias receitas e gostei muito da que está abaixo: deliciosa com sabor de laranja e limão, bem crocante por fora e macia por dentro. Um conselho: não tente economizar na manteiga como fiz outras vezes... O bolinho fica seco e sem graça.

A receita rende aproximadamente 36 madeleines pequenas. Se por acaso sobrar alguma guarde em pote bem fechado. E cuidado porque vicia!

Receita

Ingredientes

2 ovos inteiros
2 gemas
1 xícara de açúcar
1 colher de café de extrato de baunilha
1 colher de chá de raspas de casca de laranja
1/2 colher de chá de raspas de casca de limão
1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de manteiga clarificada (veja a postagem - ghee)

Modo de preparo

Bata bem em batadeira os ovos com o açúcar até que fiquem bem brancos e aumentem de volume, como em uma receita de pão-de-ló. Acrescente a baunilha, as raspas de limão e laranja e a farinha de trigo, tomando cuidado para não formar bolotas. Misture bem com a manteiga.
Deixe a massa descansar por aproximadamente 30 minutos - isso parece loucura, mas se a madeleine for assada em seguida ela cresce demais e gruda na forma!! Não sei se há algum outro jeito de fazer... Se alguém tiver outra dica me fale.
Passado o tempo de descanso misture bem a massa, ela vai ficar mais pesada e mais escura, é assim mesmo.
Coloque a massa nas forminhas e asse em forno médio por aproximadamente 10 minutos. Desenforme depois de fria com cuidado para não quebrar. Sirva em seguida e delicie-se!

Um comentário:

  1. fiquei doida qdo vi no programa pequena cozinha paris, nunca tinha visto esses bolinhos, bolachinhas, não sei o que é, pode ser a mistura dessas duas coisas deliciosas rsrs. a versão dela ela assou c/ uma framboesano meio e depois de pronta recheou tb c/ creme de limão.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...