quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bolo de chocolate com azeite

Já estava há um tempão para experimentar alguma receita de bolo ou doce doce que levasse azeite. Ontem ao fazer este bolo de chocolate de liquidificador resolvi substituir o óleo por azeite de oliva. O sabor ficou ótimo e a receita não se alterou em nada. Só o custo que subiu...


Esta receita é muito fácil de fazer e o bolo fica muito saboroso, de textura macia, molhadinho com uma camada de cobertura crocante por cima. As especiarias são opcionais, mas conferem um sabor mais sofisticado. O único problema é que o bolo fica muito quebradiço e por isso só deve ser cortado depois de bem frio e com cuidado. Esta é a parte mais difícil da receita! ihhihi Esperar o bolo esfriar para comer...

Bolo de chocolate com azeite e especiarias

Ingredientes

2 xícaras de açúcar
3 ovos inteiros
3/4 de xícara de azeite
1 xícara de água fervente
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cardamomo moído

Modo de preparo

Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes. Peneire o chocolate, a farinha e o fermento, adicione a canela e o cardamomo e misture. Acrescente os ingredientes líquidos que foram batidos no liquidificador aos ingredientes secos e misture bem. Levar ao forno médio pré-aquecido em tabuleiro untado com azeite e enfarinhado. Asse por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito enfiado no centro saia limpo.

Calda

Leve ao fogo 1 xícara de açúcar, 1/2 xícara de chocolate em pó e 1/3 de xícara de leite, deixe ferver e cozinhe por 5 minutos. Distribua a calda sobre o bolo ainda quente.

2 comentários:

  1. Ihhh...acho que conheço essa receita! rs
    É boa mesmo e deve ter ficado melhor ainda com as especiarias!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...