quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sour cream - creme azedo




A foto acima é uma batata assada com falso sour cream de queijo cottage


Sour cream é aquele creme gostoso, ligeiramente ácido e bem grosso servido em alguns restaurantes mexicanos e americanos aqui no Brasil.


Informações gerais



O que é sour cream
O creme de leite passa por um processo semelhante ao de fabricação do iogurte, com bactérias – só que estas são específicas para sour cream, por isso é tão difícil fabricá-lo em casa. Pela legislação dos Estados Unidos ele deve ter um mínimo de 18% de gordura e algumas marcas (talvez a maioria) possuem amido ou algum tipo de goma para que engrosse – outras são naturais.

Utilização 
É muito usado como “molho” de mesa, para fazer pastinhas, em massas (bolos, tortas, biscoitos, etc) e para dar cremosidade e um sabor ácido a pratos salgados. É o acompanhamento mais comum para batatas assadas.


Cuidados 
Talha ao ser fervido e também quando adicionado de sal em excesso e não deve ser congelado.


Onde comprar  
Nunca vi sendo vendido aqui no Rio de Janeiro – alguns restaurantes o servem, mas não consegui ainda descobrir como compram ou fazem (acredito que sejam importados). Parece que é vendido em São Paulo. Se alguém achar aqui no Rio, por favor me avise!


Receitas de sour cream

Existem várias receitas caseiras – nenhuma me agradou! Cheguei à conclusão que a melhor coisa a fazer é escrever para produtores de laticínios aqui no Brasil pedindo que fabriquem!
As receitas abaixo podem servir para serem usadas em preparações, mas para comer puro com batata, por exemplo, deixam muito a desejar!


Creme de leite com limão 

Esta parece ser uma receita francesa – lembro que a França não produz ou consome o sour cream americano. 
Receita: misture uma xícara de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão. Deixe em temperatura ambiente por algum tempo até que engrosse (deixei umas duas horas) leve à geladeira.

observações: ele fica bem consistente, mas o sabor é de creme azedo do tempo da vovó, não de sour cream americano. Bati com açúcar e fiz um chantilly azedo que ficou bom.


Queijo cottage com suco de limão

Esta receita me parece ser uma versão light de sour cream da Martha Stuart apesar de estar por aí como sendo uma receita para sour cream original... Imagine! O sour cream com 18% de gordura e o cottage com até 4 % ?! Quem traduziu a receita deve desconhecer que o cottage americano é adocicado, não é ácido como o nosso que se misturado ao suco de limão vai ficar ácido demais e não tem como ficar parecido com sour cream... Por isso bati queijo cottage com creme de leite fresco – sem limão – e cheguei a um resultado razoável (para sour cream quase light...ihhihi).

Receita: 1 embalagem de cottage de 250 g, 1/3 de xícara de creme de leite fresco – bater o cottage no processador até que vire uma pasta, acrescentar o creme e bater um pouco mais. Deixar gelar e servir.

Observações: a textura ficou parecida com chantilly, bem leve (completamente diferente de sour cream) e parecendo estar empelotada (mas só na aparência). O sabor ficou razoável, provei com batata assada e ficou gostoso, veja a foto. Deve ficar ótimo com ervas ou outros ingredientes para fazer pastinhas, mas cuidado que quando derrete fica quase líquido. Não sei como será seu comportamento em receitas... Se alguém experimentar me fale!

Creme de leite com cream cheese e limão

Esta receita me deram faz um tempo - não sei de onde veio... Já tinha uma vez misturado creme de leite com cream cheese e a mistura desandou, ficou molenga. Mas como a receita leva limão e vinagre, achei que poderia ser diferente – errado! Não ficou com a textura desejada, ficou aguado demais e o sabor do creme de leite em lata (que adoro!) dominou, mas ficou saboroso e aproveitei para fazer um molho de macarrão - dissolvido em um pouco de água, com presunto e ervilha ficou ótimo e se comportou bem no fogo!

Receita: 1 pote de creme de leite em lata gelado e sem soro, 1 pote de cream cheese, 1 colher e meia de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de vinagre – misture bem todos os ingredientes.

Creme de leite com soro de manteiga (buttermilk) 

Infelizmente esta não pude experimentar, porque não tenho acesso ao soro. A receita é parecida com a do crème fraiche, mas como as duas coisas são diferentes não acho que esta receita ficará igual ao sour cream que tanto desejo!



Substituições do sour cream por outros ingredientes


Massa (panquecas, pães, bolos, etc.) e receitas salgadas 
Para substituir o sour cream em receitas existe a opção do uso do iogurte – se o iogurte for ralo (o que normalmente acontece no Brasil) deixe-o escorrer dentro de uma touca descartável ou coador de café por uns 50 minutos ou de uma dia para o outro em geladeira. Ficará grosso, mas com sabor de iogurte, para utilizar em massas é uma boa opção.


Para pastinhas 
O melhor substituto, ao meu ver, é o cream cheese – o sabor também não é o mesmo, mas pastinhas feitas com cream cheese ficam com a textura ótima e o sabor excelente, utilizo muito em meu buffet. Combinam com tudo: com ervas, salmão, azeitonas, etc. Não é bom misturar creme de leite ou maionese, para diluir basta um pouquinho de água.
Aguarde receitas de pastas com cream cheese para breve.

Iogurte coado com creme de leite
Tive esta idéia baseada em um molho muito saboroso para saladas que costumo fazer. Não ficou com sabor de sour cream, mas a concistência ficou ótima e o sabor do iogurte fica mais suave! Boa opção para pastinhas. É só misturar igual quantidade de iogurte coado com creme de leite de caixa.

 
Outras formas de substituir o sour crem
O livro Food Lover´s Companion indica outras substituições para utilizar em receitas - para 1 xícara de sour cream usar:
3/4 de xícara de iogurte natural + 1/3 de xícara de manteiga derretida
1 colher de sopa de suco de limão + leite evaporado até completar a xícara

 

Links em inglês
About.com - substituições
Cooks.com - substituições -receitas diversas




14 comentários:

  1. Impressionante você ter testado tanta coisa. Foi o melhor post sobre sour cream que eu encontrei. Só não testei ainda... rsrsrs
    um abraço
    Calebe
    www.eujacomi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cabele! Se a gente não testar não pode falar mal...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. A Danubio vende o Sour Cream em embalagens de 3,6 Kilos para industria e restaurantes link http://www.danubio.com.br/produtos/food_service.asp espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica, ajudou sim!
    Vou tentar comprar, se conseguir eu aviso e digo se gostei!

    ResponderExcluir
  5. prove esta receita que é um sour cream fake, nem é azedo, é uma delícia para comer com doritos.
    Amasse 2 colheres de cebola bem picadinha dom 2 colheres de maionese. Acrescentar 1 lata de creme de leite gelado ,previamente, sem soro e 1 pote de yogurte, misturar bem,levar para gelar com cebolinha picada.

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. PARABENS!! Já procurei sour cream em todos os lugares possíveis e não achei!! Sem duvida alguma foi o melhor site que fala sobre sour cream que já vi..

    Testarei as receitas e te digo alguma coisa! :)

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Tyta,
    Obrigada! Se puder volte sim para compartilhar suas experiências.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Andrea, o sour cream é a coalhada seca temperada com limão, vinagre e azeite.
    Para fazer a coalhada seca é só colocar a coalhada num pano de prato limpo e passado a ferro amarrar a extremidade do pano e pendurar na pia da cozinha...deixe escorrer lenta e naturalmente o soro (se quizer guarde o soro pra fazer mais coalhada ou cream cheese) e depois tempere.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou da Russia e tenho muito saldade de sour cream. Tem muitas coisas gostosas que nao existe aquil no Brazil

    ResponderExcluir
  10. A Danubio bem que podia vender em menor quantidade, não é? Quem sabe se todos nós entrassemos em contato com eles pedindo. :)

    ResponderExcluir
  11. Faço Sour cream usando uma receita e fica perfeito!

    150g de cream cheese
    2 potes de iogurte natural
    3 colheres de sopa de limão
    Sal a gosto (pouco)

    Misturar bem! Fica PERFEITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar Rosa! Um dia desses vou testar sua receita.
      bjs

      Excluir
  12. Eu misturo creme de leite fresco, iogurte natural, suco de limão e sal. Levo na batedeira.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...