quarta-feira, 3 de junho de 2009

Especiaria do mês de junho - Pimenta-do-reino



A pimenta-do-reino é conhecida como o rei das especiarias e é o condimento mais conhecido, produzido e usado no mundo desde a antiguidade. A pimenta foi um dos primeiros itens de comércio entre o oriente e a Europa, onde era conhecida desde antes de Cristo. À sua procura os homens travaram guerras e derramaram sangue, mas também se lançaram em incríveis viagens e conquistas e fizeram fantásticas descobertas, como a das Américas. Houve uma época em que seu peso valia o mesmo que o ouro, foi usada como dinheiro para pagar aluguéis, dotes e tributos e era presenteadas a reis.

Hoje em dia perdeu o glamour, mas continua sendo usada diariamente por quase todos os povos, muitas vezes de forma invisível, como nos alimentos processados, mas sempre presente!




A pimenta é o fruto de uma trepadeira originária da Índia e é tradicionalmente cultivada junto a outras árvores. Hoje em dia é produzida por diversos países, entre eles o Brasil, que é um dos seus maiores produtores.

A foto acima e a foto abaixo foram tiradas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que tem alguns exemplares bem pequenos no setor de plantas medicinais. Veja o cacho com frutos, que lindinho! Em uma produção comercial eles chegam a mais de 10 cm de comprimento.




As pimentas de melhor qualidade são as secas ao sol, da mesma forma que eram processadas há centenas de anos. Existem mais de 20 classificações para a pimenta-do-reino e as mais conhecidas recebem nomes de acordo com o local onde são produzidas. A preta da Índia, chamada de tellichery, é considerada a de melhor qualidade possuindo aroma frutado. A pimenta Muntok, da Indonésia é considerada a melhor pimenta branca.

Veja também a postagem sobre as diferentes cores da pimenta-do-reino e sua utilização na Gastronomia
.

3 comentários:

  1. Olá e quero dar os parabens pelo blog e pelas dicas,as receitas são divinas,eu pessoalmente gosto de usar esta no bife de pimenta verde,resto de uma boa semana,bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que linda !!ganhei uma muda e estou cuidando dela com muito carinho!!!Regina

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...