terça-feira, 18 de agosto de 2009

Bolo de chocolate da Tia Beatriz


Queria fazer um bolo e só tinha 2 ovos em casa e muita preguiça de sair... Aí me lembrei desta receita de bolo de chocolate muito gostoso que minha tia avó fazia. A receita leva quatro ovos, mas como rende muito consegui encher uma forma de pudim com meia receita.

Coloquei um pouco de brigadeiro, cobri com uma ganache, enfeitei com chocolate branco! Ficou ótimo.

O bolo simples também é muito bom


Ingredientes para uma receita inteira - suficiente para um tabuleiro retangular grande

4 ovos separados
200 g de manteiga
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água fria
2 xícaras de achocolatado ou chocolate em pó
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato
1 xícara de leite fervente

Modo de preparo

Bata as claras em neve e reserve. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato e reserve. Bata a manteiga com o açúcar e as gemas até que a mistura fique bem branquinha. Acrescente os outros ingredientes e misture bem, as claras em neve devem entar por último.
Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio até que um palito inserido no centro saia limpo.

12 comentários:

  1. Que delícia!!! E econômico!!!! Obrigada pela dica.
    Já dei um copy na receita.rs

    Um beijo e meus parabéns pelo talento!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu!! Se fizer o bolo me diga o que acha.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses bolos simples que a gente pode criar a vontade! Ficou lindo!!!

    ResponderExcluir
  4. Vi o bolo e amei!! Está com óptimo aspecto!! Mulheres na cozinha sempre arranjam solução para tudo... Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  5. Ninguém sentiu falta da especificação da quantidade de farinha de trigo???

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela observação!! A quantidade de farinha de trigo já foi adicionada.

    ResponderExcluir
  7. Adorei adoro bolo ficou delicioso com um cafezinho já anotei no meu caderno de receitas.Coloca mais receitas,suas receitas são ótimas.Coloca também mais bolos,bolo de milharina,bolo de fubá,bolo de coco outros de chocolate,pastel assado.Obrigada por tantas delícias.

    ResponderExcluir
  8. Anônima,
    De nada! Infelizmente agora no fim de ano não consigo fazer muitas postagens devido ao trabalho. Mas prometo caprichar nos bolos no ano que vem!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréa !!! tenho uma dúvida, será que vc pode, por favor, esclarecer? Porque algumas receitas pedem p adicionar o bicarbonato de sódio, além do fermento em pó, qual é a importância desse ingrediente? o que ele agrega na receita? o que acontece se não for adicionado? o bicarbonato tb precisa ser testado (como o fermento em pó... colocando um pouquinho num copo com água, ele tem que borbulhar, efervescer... aí sim esta bom p ser utilizado). Agradeço, de coração, tal esclarecimento. No mais ...parabéns pelo excelente blog, aqui encontro tudo que preciso para minhas aventuras na cozinha. Muito obrigada. Beijos. Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lidia,
      Obrigada por me visitar. Fico muito feliz que goste do blog!!
      O bicarbonatao é um dos componentes do fermento químico, é mais um agente para ajudar o bolo a crescer. Se não for usado é possível que o bolo não cresça o suficiente, mas em algumas receitas não acontece nada muito diferente...
      bjs

      Excluir
  10. Oi Andréa, vc tem alguma receita de bolo molhado? meu marido gosta mais não consigo fazer bolos gostosos q não sejam de caixinha, guanhei uma batedeira planetaria nesse ultimo dia das mães e eles tão q me cobram, me ajude por favor! me chamo Joelma! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joelma,
      Aqui no blog tenho uma receita ótima de bolo de coco molhado, que você pode adaptar para fazer com outros sabores, se quiser. Veja: http://www.aromasesabores.com/2014/03/receita-de-bolo-de-coco-gelado-fofo-e.html
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...