terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tahine - manteiga de gergelim


Tahini ou tahine é uma pasta de origem árabe feita com gergelim, óleo e água. É usada no Oriente médio, Grécia e em alguns lugares da África.

Pode ser feita com gergelim cru ou tostado e com ou sem casca. O sabor e consistência variam muito de acordo com o fabricante. A pasta feita com gergelim sem casca é menos amarga e de textura mais fina. O tahini pode ser feito em casa muito facilmente, a única diferença é que na maioria das vezes ele fica com textura mais grosseira porque o equipamento caseiro não é tão potente quanto as máquinas industriais. Ainda não tentei fazer em casa...

É uma excelente fonte de cálcio, vitaminas do complexo B, E e proteínas. É muito usado por vegetarianos e por pessoas que consomem comida crua. Tem alto teor de gordura insaturada, que faz bem à saúde, mas possui muitas calorias.


Utilização na Gastronomia

Seu uso mais conhecido é nas pastas árabes de berinjela (babah ganouj) e de grão de bico (houmus tahini), mas pode ser usado em molhos para salada, massas e vegetais, em purês de legumes e para dar um toque especial a sopas cremosas.

Também pode ser usado em barras de careais e na confeitaria dando sabor a bolos, doces e biscoitos ou até substituindo o leite ou manteiga em receitas para veganos.

Puro, quando do tipo mais consistente, pode ser passado no pão e substituir a manteiga de amendoim em sanduíches e receitas diversas.

Mexa bem antes de usar porque o óleo tende a ficar na superfície.


Como / onde comprar

O tahini é vendido aqui no Brasil a granel ou em latas e vidros e é encontrado em empórios árabes e em alguns supermercados. No exterior é vendido ainda desidratado, mas nunca vi assim por aqui.


Armazenamento

Deve ser armazenado em geladeira e tem durabilidade de aproximadamente 3 meses após a embalagem ser aberta.


Veja uma receita de molho com tahini - aqui

7 comentários:

  1. Olá Andréa,

    Tem idéia de onde eu posso comprar tahini em pasta?

    ResponderExcluir
  2. OI Richard,
    Aqui no Rio você encontra na Casa Pedro e em alguns supermercados.
    Já tentou fazer em casa? Estou com gergelim aqui, mas ainda não tive tempo para testar...
    abçs

    ResponderExcluir
  3. O Tahine verdadeira nunca pode ser feito de Gergelim cru ou gergelim com casca de maneira alguma , fazer taine em casa impossível na qualidade padrão .

    ResponderExcluir
  4. Fiz, gergelim branco, torrado na panela e processado com azeite. Delicia, melhor que o industria e sem conservantes.

    ResponderExcluir
  5. torre o gergelim,
    e ainda quente passe no processador que ele vira uma pasta sem ser preciso adicionar nada. o gergelim tem que ser sem casca... é só uma dica... bom dia !!!

    ResponderExcluir
  6. torre o gergelim,
    e ainda quente passe no processador que ele vira uma pasta sem ser preciso adicionar nada. o gergelim tem que ser sem casca... é só uma dica... bom dia !!!

    ResponderExcluir
  7. Fiz hoje, da trabalho mas, vale a pena

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...