segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cozinha fácil - estrogonofe rápido



Receita de estrogonofe de frango fácil, simples e de rápido preparo.

Acho que estrogonofe é o prato mais comum em nossa cozinhas depois do arroz e feijão. Já foi prato de festa, caiu no brega mas continua delicioso! Engraçado que quando eu era criança, no auge de seu sucesso, eu não comia de jeito nenhum, não gostava do champignon nem do creme. Sempre que ia a algum jantar ou almoço, lá estava ele... até que um dia eu passei a gostar.

Infelizmente muita gente consegue fazer um estrogonofe ruim! Talhado, doce demais, com gosto de caldo pronto, com uns míseros pedaços de frango desfiado boiando em um caldo ralo e por aí vai. Na verdade hoje em dia eu como de qualquer jeito!! Mas gosto muito da receita que estou publicando aqui.

Eu tentei explicar bem direitinho a receita partindo do princípio que as pessoas que procuram uma receita de estrogonofe ainda estão aprendendo a cozinhar.

Ele pode ser feito com carne, sem nenhum problema. Eu gosto de usar filé mignon, mas qualquer carne macia como uma alcatra pode ser usada.

Ingredientes

1 kg de filé de peito de frango cortado em tiras bem fininhas
1 cebola grande picadinha
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo de soja
Sal a gosto
1/3 de xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de ketchup
5 gotas de molho inglês
100 g de champignon fatiado
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo

Modo de preparo

Misture bem farinha de trigo com o creme de leite e reserve. A farinha de trigo evita que o estrogone talhe.

Derreta a manteiga e o óleo em uma panela ou frigideira bem grande. Acrescente a cebola e deixe dourar ligeiramente em fogo baixo.

Aumente o fogo e acrescente o frango, refogue rapidamente até que cozinhe. Se sua panela for pequena refogue primeiro a metade do frango, retire da panela e refogue a outra metade. O frango deve cozinhar rapidamente sem soltar muita água para que fique macio.

Acrescente sal a gosto e o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos até que o cheiro forte de álcool desapareça. Acrescente o ketchup, o molho inglês e o champignon.

Adicione o creme de leite misturado com a farinha, misture, deixe aquecer bem e sirva.

Veja também uma receita de estrogonofe diferente com pimentão e cachaça

Um comentário:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...