Lippia graveolens - família Verbanaceae
Esta postagem fiz mais por curiosidade, porque acho que este orégano não aparece aqui no Brasil! Mas já que estamos falando de orégano este mês, não podia deixar de falar sobre ele.
O orégano mexicano é muito diferente do orégano que conhecemos. Ele é diferente no aspecto, no aroma e no sabor porque é uma outra planta. Na verdade no México há várias plantas desta mesma família conhecidas e vendidas como orégano. Que loucura! Não sei dizer qual das espécies é este orégano da foto acima que comprei em uma loja mexicana nos Estados Unidos.
Abaixo é o orégano mexicano fresco
O orégano mexicano tem o sabor mais forte que o orégano comum, é mais floral e terroso. Para mim não tem cheiro de pizza. Mas muita gente os confunde.
Na útima vez em que viajei fiquei hospedada na casa de amigos mexicanos. Ela me levou a um mercado e lá comprou orégano e me disse que o orégano americano é ruim, de má qualidade! Achei graça e fiquei feliz de poder lhe ensinar que eram plantas diferentes, por isso ela não se acostumava com a outra... que não dava à comida o gosto que ela tinha na memória.
O orégano mexicano é utilizado somente na culinária mexicana e Tex Mex, mas é usado em quase tudo: salsas, ensopados, frango, carne, peixes, molhos, sopas, com chili, etc.
Ele combina muito bem com cominho e comidas apimentadas e de tempero forte.
Substitua-o por orégano comum.
Orégano - erva do mês de fevereiro
Poxa, nunca tinha ouvido falar.
ResponderExcluirMuito interessante.
Bjs
Pronto...
ResponderExcluirAchei um blog daqueles!
Parabéns Andréa!
Amei isso aqui.
Obrigada gente!!
ResponderExcluirbjs
Que bacana, vivendo e aprendendo. Adoro ervas!! Beijos
ResponderExcluireu tambem acho que tem um sabor mais marcante,nao se esquece tao facilmente.
ResponderExcluir